Em padrões de projeto de software, um façade ("fachada" em inglês, palavra de origem francesa; comumente escrito em inglês sem o cedilha, mas ainda com som de /s/: facade) é um objeto que disponibiliza uma interface simplificada para uma das funcionalidades de uma API, por exemplo. Um façade pode:
- tornar uma biblioteca de software mais fácil de entender e usar;
- tornar o código que utiliza esta biblioteca mais fácil de entender;
- reduzir as dependências em relação às características internas de uma biblioteca, trazendo flexibilidade no desenvolvimento do sistema;
- envolver uma interface mal desenhada, com uma interface melhor definida.
Um façade é um padrão de projeto (design pattern) do tipo estrutural. Os façades são muito comuns em projeto orientados a objeto. Por exemplo, a biblioteca padrão da linguagem Java contém dúzias de classes para processamento do arquivo fonte de umcaractere, geração do seu desenho geométrico e dos pixels que formam este caractere. Entretanto, a maioria dos programadores Java não se preocupam com esses detalhes, pois a biblioteca contém as classes do tipo façade (Font
e Graphics
) que oferecem métodos simples para as operações relacionadas com fontes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fa%C3%A7ade