SóProvas


ID
83053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em um município, o seu gestor público, depois de
dois anos de governo, firmou alianças entre esferas de poder de
elites políticas locais, de modo a garantir recursos necessários para
a realização de determinados projetos urbanos.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca
do empreendedorismo governamental, das novas lideranças no setor
público e de gestão estratégica.

Se esse gestor público atuou como alocador de recursos e solucionador de problemas, então ele, ao agir assim, assumiu o papel interpessoal, visto que essas tarefas são características inerentes a esse papel.

Alternativas
Comentários
  • Errada: Papel interpessoal – Refere-se à interação do administrador com as pessoas e como ele influencia seus subordinados. Representa a relação com outras pessoas e está relacionado com as habilidades humanas.
  • Alocacao de recursos faz parte do papel estrategico e nao do papel interpessoal.QUESTAO ERRADA
  • O papel desempenhado foi o DECISIONAL, que, segundo Mintzberg, diz respeito à atuação empreendedora que o gestor deve adotar para melhorar constatemente sua unidade de trabalho, responsabilizando-se diretamente pela adaptação a pressões, alocando recursos e negociando.:)
  • Camilo,

    acho que você está equivocado no seu comentário. Isso porque temos que tomar cuidado uma vez que a alocação de recursos não é pura e simplesmente a alocação de recursos FINANCEIROS. Veja bem, a alocação de recursos financeiros é uma das formas de alocação de recursos, porém existem outras formas das quais cito: alocação de recursos pessoais, maquinário, materiais.

    Por exemplo: Você tem que vacinar 300.000 pessoas para conter uma epidemia de sarampo. Pra isso você dispõe de médicos, enfermeiras, pessoal para distribuição das vacinas, etc. A forma como você vai alocar esses recursos deverá ser definida pelo administrador, ou seja, não há uma lei que diga como ele irá proceder até porque 99,9% das nossas leis são leis de efeito abstrato e não leis de efeito concreto. No caso dos recursos financeiros concordo plenamente com você... Isso é definido em lei, com exceção dos créditos extraordinários, não é?

    O papel interpessoal conforme dito pelo colega Gelson Heck é a: "interação do administrador com as pessoas e como ele influencia seus subordinados. Representa a relação com outras pessoas e está relacionado com as habilidades humanas. "

    Espero ter ajudado
  • Pessoal, atentem pra a "palavra-chave" da questão: PAPEL INTERPESSOAL. Interpessoal, etimologicamente falando significa nada mais nada menois que relação entre pressoas, necessita orbigatoriamente de um relacionamento entre dois ou mais individuos/entes. Assim, o item fala q a atitude do gestor foi de mero alocador de recursos (mero destinador organizador de recursos) e solucionador(sugerindo, implicitamente, que ele resolve tudo sozinho, que de sua cabeçao podemos aguardar as melhortes ideis, prescindindo de colaboração de terceiros, de subordinados) de problemas. Em momento algum fala em uma atitude de BUSCA DE PARCERIAS, DE OUVIR OUTROS, DE SABER A OPINIÃO DE SUBORDINADOS ETC.... se assim procedesse caberia falarmos em PAPEL INTERPESSOAL. Como a questão não traz essa ação do gestor... Item EERRADO!!!
  • A questão tem que ser analisada sob o prisma do empreendedorismo e das novas lideranças no setor público.

    Os novos líderes não apenas dão ordens e exigem resultados, mas participam, orientam, dirigem e coordenam as equipes, de maneira consensual e democrática.

    Percebe-se que se o gestor é mero alocador de recursos e solucionador de problemas - o que se faz, na maioria das vezes, individualmente na frente de um sistema informatizado - não se pode dizer que este gestor assumiu um papel interpessoal, já que não houve sequer relação com pessoas, não digirigiu nem orientou ninguém, não coordenou equipes, ou seja, o gestor fugiu da noção de empreendedorismo público ou de nova liderança no setor público.
  • Papéis de Gerentes - Mintzberg  Mintzberg faz uma classificação de papéis de gerentes, dividindo-os  em três categorias:   1.   Papéis interpessoais: gerente é o chefe, é o líder. 
    2.   Papéis de informação: gerente é o monitor, disseminador, porta-voz .   3.   Papéis de decisão: gerente é  empreendedor, solucionador de problemas, negociador.   Essa divisão mostra as diferentes faces de um gerente em distintas situações.   Nesse sentido, temos que:  1.   Quando ele lida com pessoas, o seu papel é interpessoal. 2.   Quando o gerente dissemina rotinas, é porta-voz dos empregados perante a diretoria,  esse é o papel de informação. 3.   Quando lida com tomada de decisão, criando produtos, resolvendo problemas, fechando um contrato, ele está desempenhando o papel decisório. 
    Bons estudos!

    Fonte: PONTO DOS CONCURSOS - NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – TRE-ES ( PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO ).
  • Concordo com os comentários acima ..a questão aborda o papel focado em decisões ..
  • Essa foi minha linha de raciocínio

    Planejamento, Organização, Direção e Controle

    Organização: Alocação de recursos

    Direção: Liderança, assumindo assim um papel interpessoal.

    Ou seja, quando o gestor aloca recursos estamos diante a organização, e quando assumi papel interpessoal estamos diante da direção.

    Gabarito Errado

  • A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais. Deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção do interesse público. É exercida pela alta administração, entendida como o mais alto nível gerencial e de assessoria da organização.

    As três principais funções da liderança em uma organização são: o estabelecimento da orientação – o líder desenvolve a visão do futuro e as estratégias para a produção da mudança necessária ao alcance da visão; alinhamento de pessoal – o líder comunica a direção a ser seguida, por meio de palavras e ações, a todos aqueles cuja cooperação pode ser necessária; e motivação e inspiração – o líder “injeta” ânimo nas pessoas para que elas possam superar as maiores barreiras políticas, burocráticas e de recursos existentes nas organizações.

    Henry Mintzberg é um autor da área de administração que defende um gestor ou um líder cujas ações devem envolver três papéis essenciais. No papel informacional o gestor/líder é responsável por monitorardisseminar e ser o porta voz de sua equipe; enquanto executa seu papel interpessoal o gestor/líder é responsável por ser uma referência representativa, líder, e elo de ligação; já no papel de decisão o gestor/líder é responsável por ser empreendedoragente de mudançaalocar recursos negociar.

    Dessa forma, a questão está errada, pois ao atuar como alocador de recursos e solucionador de problemas o gestor público assumiu o papel de decisão.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust) 

     

    Do = fazer ---> exemplo: alocar recursos e solucionar problemas. 

     

    Logo, resposta errada. 

  • Papel negocial de Mintzberg