SóProvas


ID
83056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em um município, o seu gestor público, depois de
dois anos de governo, firmou alianças entre esferas de poder de
elites políticas locais, de modo a garantir recursos necessários para
a realização de determinados projetos urbanos.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca
do empreendedorismo governamental, das novas lideranças no setor
público e de gestão estratégica.

Sob a ótica da gestão estratégica, as alianças firmadas entre elites políticas e o setor público voltadas para a realização de projetos urbanos são compreendidas como um ponto forte, pois é por meio de tais alianças que são disponibilizados os recursos necessários à implantação desses projetos.

Alternativas
Comentários
  • Achei que estaria certo a afirmativa, pois no setor publico as alianças politicas no Congresso são imprescindiveis para aprovação, todavia sob a ótica da gestão estratégica tal fato não deva ser contemplado.
  • Na verdade, sob a ótica da gestão estratégica, não se trata de "ponto forte", pois esses são intrínsecos à organização. Neste caso, a interação com os "stakeholders*" se trata de "oportunidade", um fator extrínseco.*Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em administração que refere-se a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa.
  • Um pequeno acrescimo: Esta relacionado com SWOT ou FOFA (em portugues) Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças. Neste caso, oportunidades.
  •  Complementando os comentários sobre a ferramenta SWOT. Os pontos fracos e fortes (Strength e Weakness) são fatores intrínsecos da organização, enquanto as oportunidades e ameaças (opportunitys e Threats) são fatores externos, como é o caso das alianças firmadas com outras organizações para a obtenção de mais recursos.

     

    * Só não sei se a escrita em inglês está correta :)

     

     

  • Só retificando o que colega citou abaixo:

    Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

     

    Respota: ERRADO, por se tratar de relações externas, tornaria como Oportunidade ou Ameça, de acordo com a Análise SWOT.

    Vamo que vamo.

    Deus nos abençõe.

  • Vençamos nossas paixões:
    Isso é coronelismo (nível municipal)
    Dá hoje para cobrar amanhã.
  • obrigado, Leoriko, pelas aulas de inglês.
  • É COMO RESSALTOU UM COLEGA: OPORTUNIDADE (EXTERNO)
    PONTOS FORTES E FRACOS SÃO INTERNOS. ESSE O ERRO DA QUESTÃO.
    NEM TINHA ASSOCIADO QUE SE REFERIA AO SWOT.
    QUESTÃO DIFÍCIL, POIS A BANCA NEM ACENA QUE QUERIA SABER O CONHECIMENTO SOBRE SWOT.

  • Acenou sim Dilmar, quando ela afirma "sob a ótica da gestão estratégica". A matriz SWOT é uma das principais ferramentas de gestão. Não vou explicá-la para evitar a redundância de comentários, más se atente a palavra gestão estrátegica, quando ela aparecer no enunciado estará se referindo a SWOT.
    Bons estudos.
  • A meu ver, há vários erros nesta questão. O primeiro, seria a própria ética de uma aliança entre o setor público e elites políticas, considerando que esta questão é da prova de um tribunal regional eleitoral. Eleições têm a ver com pluralismo político, alternância no poder e à iniciativas recentes de aumentar a idoneidade de candidatos, hoje barrados pela Lei da Ficha Limpa.

    O segundo, está no entendimento do que é aliança em termos de estratégia organizacional. Organizações se aliam porque têm um objetivo em comum e  unem suas competências para se fortalecerem em busca desse objetivo. Até dá para "enxergar" o objetivo para o governo (obter recursos). E o da elite política, qual seria? Obter favores no governo?

    Além disso, se setor público precisa de dinheiro para projetos urbanos, pode buscar isso em bancos de investimentos, como o BNDES, ou em fundos internacionais.
  • ..."as alianças firmadas entre elites políticas e o setor público voltadas para a realização de projetos urbanos.... Nesse caso o enunciado está se refereindo uma OPORTUNIDADE (Matriz SWOT), pois se trata de uma relação externa que trás benefícios à organização. 

    SWOT = FOFA

    Forças e Fraquezas = ambiente interno

    Ameaças e oportunidades = Ambiente externo.

  • RESUMINDO: alianças firmadas: Externo - Oportunidade

     

  • corroborando:

    Forças e Fraquezas = ambiente interno (controláveis)

    Ameaças e oportunidades = Ambiente externo.(Incontrolável)

  • A questão remete-nos ao entendimento da matriz SWOT, matriz FOFA, no português (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades) elemento esse componente do diagnóstico estratégico que é realizado a partir da análise ambiental (ambiente externo-que influencia e não pode ser controlado/interno-que pode ser controlado).

    O ambiente externo é composto por variáveis mais gerais que vão influenciar a empresa indiretamente. Por exemplo, alguns indicadores econômicos tais como inflação, índices de preços e taxa de desemprego, política governamental etc. É formada pelos seguintes aspectos que, depois de sintetizados irão formar as oportunidades e as ameaças.

    §  Socioculturais: preferências, tendências populacionais, cultura, nível educacional, estilo de vida, distribuição etária e geográfica dos cidadãos-usuários da organização; aspectos legais: leis, impostos, taxas aplicáveis;

    §  Políticos/governamentais: políticas governamentais de incentivo e/ou restrição, influências políticas e de demais grupos de interesse;

    §  Econômicos: juros, câmbio, renda, nível de emprego, inflação, índices de preços;

    §  Tecnológicos: pesquisa e desenvolvimento de produtos na área, avanços tecnológicos e custos envolvidos; orçamento para P&D; inovações;

    O ambiente interno é composto por variáveis que podem ser controladas pela organização. São os pontos fortes e os pontos fracos. Os pontos fortes são vantagens que a organização possui em comparação com outras organizações similares. Os pontos fracos são práticas, problemas operacionais, hábitos e/ou processos que interferem ou prejudicam, de algum modo, a organização a ponto dela não conseguir atingir seus objetivos.

    Portanto, a formalização de alianças entre elites políticas constitui uma oportunidade para que, a organização em questão, possa realizar seus projetos urbanos e não um ponto forte. Cabe ressaltar que não foi cobrado na questão o julgamento ético da aliança entre um setor público e elites políticas que, considerando o atual cenário da gestão pública torna-se impróprio, uma vez que, os interesses da gestão pública devem ser sempre a promoção do bem comum. Fato este que, geralmente, contrasta com os objetivos das elites políticas.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Problema: (Pto fraco) - a prefeitura nao tem dinheiro

    SOlução: Firmar  aianças entre esferas de poder de
    elites políticas locais (oportunidade)

    Atraves da capacidade de articulação do prefeito (Pto Forte)

    O que pode dar errado? Ameaça...  o texto nao menciona, mas pode ser a propria legislação que pode tornar essa parceria "custosa"

  • Q27680 - "Em um município, o seu gestor público, depois de dois anos de governo, firmou alianças entre esferas de poder de elites políticas locais, de modo a garantir recursos necessários para a realização de determinados projetos urbanos.

    Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca do empreendedorismo governamental, das novas lideranças no setor público e de gestão estratégica.

    A inexistência de recursos oriundos dos órgãos públicos para realização dos projetos constitui um ponto fraco dessa gestão, sob a ótica do planejamento estratégico."

    Gabarito: ERRADA

    O gestor público, depois de dois anos de governo, não dispunha de recursos oriundos dos órgãos públicos (ambiente interno), para realização de determinados projetos urbanos. Por causa disso, teve que firmar alianças entre esferas de poder de elites políticas locais, o que caracteriza um ponto fraco da sua gestão (SWOT - Weakness/Fraquezas), sob a ótica do planejamento estratégico.

  • a questão quis saber se sabemos interpretar, pois ela deu uma volta para perguntar se a parceria é do ambiente interno ou externo, aplicando a análise swot.


    Deus no comando instagram : @jcisaelsantos

  • Também havia errado pelo fato de a questão nao citar a matriz SWOT, porém, o colega WESLLEY BARBOSA UMBELINO fez uma observação bem pertinente. Obrigado pela ajuda.