SóProvas


ID
831838
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Não foi preciso o anúncio nervoso e quase incontido do primeiro ministro, feito na noite de ontem, para que os brasileiros deixassem a condição de imigrantes (a maioria ilegal) e voltassem para o Brasil. Desde que o país europeu entrou na lista dos destinos que ofereciam melhores salários – e não melhores empregos –, em meados dos anos 1990, virou destino de muitos brasileiros que, em muitos casos, nem queriam ficar por lá, mas sim entrar na Europa. Como o continente europeu passou e passa pelas dores da crise internacional de 2009 e ainda hoje está no sufoco, a maioria acabou ficando no país, engordando uma taxa de desemprego que hoje chega à casa dos 700 mil. Fonte: EP Campinas, 07/04/2011.

Em 2012, a situação de crise apresentada no pequeno trecho acima continua, com altos índices de desemprego. Em meio a esse quadro de instabilidade, em 17 de julho de 2012 foi lançada, no Rio de Janeiro, a programação do ano do Brasil nesse país e do ano desse país no Brasil, um projeto cultural com fortes vieses políticos e econômicos, que pretende intensificar as trocas (culturais e monetárias) entre as diferentes nações. As celebrações, nos dois países, serão abertas em 7 de setembro de 2012, dia da Independência do Brasil. A partir dessas informações, assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome desse país europeu em questão:

Alternativas
Comentários
  •  


    CRISE EM PORTUGUAL ACABA COM SONHO DE BRASILEIROS QUE BUSCAVAM EMPREGOS E BONS SALÁRIOS

    Não foi preciso o anúncio nervoso e quase incontido do primeiro ministro português José Sócrates, feito na noite de ontem (06), para que os brasileiros deixassem a condição de imigrantes (a maioria ilegal) e voltassem para o Brasil. Segundo os portugueses, o “brasileiro” é o “idioma” que mais se ouve no aeroporto de Portela, em Lisboa.

     

    Desde que Portugal entrou na lista de países que ofereciam melhores salários – e não melhores empregos –, em meados dos anos 1990, que nosso país-irmão virou destino de muitos brasileiros que, em muitos casos, nem queriam ficar por lá, mas sim entrar na Europa pelo território luso. Como o continente europeu passou e passa pelas dores da crise internacional de 2009 e ainda hoje está no sufoco, a maioria acabou ficando no país, engordando uma taxa de desemprego que hoje chega a casa dos 700 mil. Portugal tem 11 milhões de habitantes.

    FONTE:http://www.aipa-azores.com/noticias/ver.php?id=1205 <acessado 0/12/2012>

  • E- PORTUGAL