-
Item Certo, pois
A percepção do outro e a percepção de si mesmo podem criar distorções e interferir na comunicação interpessoal.
-
Todo ser humano é dotado de uma consciência moral, que o faz
distinguir entre o certo e o errado, justo e injusto, bom ou ruim, e com isso é capaz de
avaliar suas ações, sendo, portanto, capaz de ética (MORAES, 2003).
A palavra ética quer dizer algo estável e firme e significa preocupar-se com a
conduta. O indivíduo ético se preocupa com o que ele é e faz. É uma questão de dar
valor aos comportamentos. A ética anda lado a lado com o equilíbrio, coerência,
interesse e comprometimento e está inter-relacionada com a responsabilidade
(MAXIMIANO, 2006).
A ética dos antigos pensadores, ou ética essencialista pode ser resumida em
três aspectos (CAMPOS,2002):
1. O agir em conformidade com a razão.
2. O agir em conformidade com a natureza e com o caráter do indivíduo.
3. A união permanente da ética (a conduta do indivíduo) e a política (valores da
sociedade).
Max Weber (1959 apud SROUR, 2003) aponta duas teorias éticas: a ética da
convicção e a ética de responsabilidade. Essas teorias são máximas, mas uma não
quer dizer, necessariamente, a ausência da outra. Enquanto as pessoas orientadas
pela ética da convicção se pautam, nas tomadas de decisão, por normas e valores
predeterminados, aqueles guiados pela ética da responsabilidade, ao invés de aplicar
normas preestabelecidas, analisam o contexto e a situação e avaliam os efeitos
possíveis de uma ou outra decisão e planejam seus atos de forma a contemplar o
maior número de pessoas. Pode-se dizer que, na ética da responsabilidade, as
pessoas se tornam responsáveis pelos seus atos em um dilema ético, enquanto que na
ética da convicção os dilemas nem existem posto que são as regras que determinam a
ação (SROUR, 2003).
http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2054982.PDF
-
Acredito que o trecho colacionado abaixo explicita perfeitamente o entendimento contido na assertiva:
XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade (ESTRUTURA COGNITIVA)e as limitações individuais (PERSONALIDADE)de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;
se eu "viajei" ou falei alguma besteira considerem os excelentes comentários dos coelgas!;)
-
Eu não concordo... o que a assertiva nos traz influencia nosso comportamento, não a ética.Eu tenho que ser ético independentemente de ter determinado tipo de personalidade.Posso ser agressivo,calmo, impaciente ... isso não justifica o fato de eu ser ético ou aético. Se trocar ética por comportamento nessa assertiva até concordaria...
-
Embora eu também não concorde com a assertiva, Victor, a questão quis mostrar que seu comportamento vai determinar na sua CONDUTA ética. Eu acho que o X da questão é esta palavra. Ou seja, seria mais ou menos a forma como você atinge o fim ético, por exemplo, você pode ser mais agressivo ou mais calmo, mais paciente ou mais impaciente e por aí vai.
-
Ao meu ver, questão mal formulada, pois há um padrão ético aceitável, independente de variações de personalidade, inclusive postulado em códigos e deveres dentro da Administração. E se tratando deu um povo tão "aberto" a valores, imagina se a assertiva é posta em prática, cada um com seus conceitos de comportamento dentro da Administração? Iiii pera aí, já é assim né! Por isso o CESPE deu como certo.
-
Questão subjetiva... nada no decreto explica.... vai na sorte!
-
Ao meu entender...
A questão relaciona o comportamento humano dentre suas inúmeras variáveis ao exercício na atividade pública, que poderá ter seus princípios e valores prejudicados ou não pelo comportamento do agente.
Questão certa.
Cabe ressaltar que a norma ética é aquela que prescreve de como o homem deve agir, tendo como uma de suas características, a possibilidade de ser violada sem que o indivíduo sofra qualquer tipo de sanção pelo Estado, ao contrário da normal legal.
-
Eu errei. Em algumas questoes temos que imaginar um mundo ideal, principalmente quanto a ética. Nessa eu fiquei na dúvida se era o que realmente acontece ou o que deveria ser.
-
o que eu entendi pela questão é que a personalidade de uma pessoa pode influenciar na conduta ética em determinado caso na administração pública. Todos nós temos personalidades diferentes, uns para mal, outros para o bem, portanto isso pode definir se o cara vai ser ético ou não.
-
Errei essa questão por pensar que ainda que as pessoas tenham personalidades diferentes, isso nunca será motivo para agirmos fora dos padrões éticos.
-
Podem influenciar. Não significa que isso seja ético.
-
Temos que pensar como a banca. A sim acertaremos a questão e conseguiremos o tão sonhado cargo público. Enquanto colocarmos nossas opiniões não conseguiremos atingir o alvo.
-
Aprendi que Ética é objetiva e não subjetiva (como a moral), ela é geral e absoluta, logo acredito que esteja errado o gabarito, porque no caso a questão está falando de moral e não ética, maaaaaaas...é cespe neh. We never know...
-
Muito estranho. Em outra questão, a banca considerou aspectos subjetivos da personalidade dos indivíduos como NÃO passíveis de apreciação.
Q524159 - As decisões tomadas por um servidor com base no
código de ética profissional do servidor público devem ser pautadas na
legalidade, moralidade, conveniência e oportunidade, ao passo que aspectos
subjetivos da personalidade dos indivíduos, como honestidade e desonestidade e
o bem e o mal, não são passíveis de apreciação. Gabarito: Certo.
-
Questão muito vaga... esses conceitos são muito amplos, não dá pra colocá-los numa prova que exige objetivade do candidato...
Interpretar é uma coisa... mas esses textos possuem muitas interpretações, o que pode gerar dúvida ou repostas diferentes do que o examinador quer...
-
Interpretei da seguinte forma: o comportamento das pessoas que compõem a administração pública é que vai determinar se a administração é ética ou não. Independentemente da ética em si ser absoluta, um servidor pode muito bem optar por adotar uma postura antiética, então é claro que aspectos humanos influenciam diretamente na conduta ética da administração pública.
Por exemplo:
Q242821 - A edição do código de ética é suficiente para modificar o comportamento organizacional, transformando a organização em uma instituição comprometida com valores de conduta. - QUESTÃO ERRADA
Ainda que a ética seja universal, ainda que exista um código de ética, se esses preceitos éticos não forem aplicados pelos servidores não tem como falarmos que a administração pública pratica uma conduta ética.
Um colega mencionou uma contradição em relação a seguinte questão, que o CESPE considerou como CERTA:
Q524159 - As decisões tomadas por um servidor com base no código de ética profissional do servidor público devem ser pautadas na legalidade, moralidade, conveniência e oportunidade, ao passo que aspectos subjetivos da personalidade dos indivíduos, como honestidade e desonestidade e o bem e o mal, não são passíveis de apreciação.
Não vejo contradição. Ao que me parece essa questão diz respeito aos aspectos subjetivos dos demais indivíduos, ou seja: se a legalidade, moralidade, etc, indicam que o servidor deve fazer X, ele não pode se negar sob o argumento de que o indivíduo que ele está atendendo é desonesto ou uma pessoa má.
-
Com esse toque "subjetivo" errei..
-
A personalidade e cognição são fatores que influenciam a conduta do individuo mesmo que não seja correto o fazer.
Nao deveria influenciar mas influencia.
-
Quem não estudou teve mais chances de acertar essa!
-
Muito bom o comentário, Yasmim! Parabéns!! O pensamento é esse! Simples assim!
-
"A ética, enquanto filosofia da moral, constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público." GABARITO = E
Não consigo entender nada de ética. Ora uma questão fala uma coisa, ora fala outra...
-
Exemplo: um servidor pode ser raivoso e chato no atendimento ao público (isso influencia o comportamento ético dele)
#vapo
#tramontina
-
Relativos à ética no serviço público, é correto afirmar que: Aspectos humanos como estrutura cognitiva e personalidade são variáveis que influenciam a conduta ética na administração pública.