SóProvas


ID
832723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao acesso à Internet e às configurações dos
navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer, julgue os itens a
seguir.

O Firefox 13, ou versão superior, disponibiliza suporte para o uso de applets e aplicações Java, desde que esta ferramenta esteja devidamente instalada no computador em uso e o plugin com suporte à Java esteja habilitado no navegador.

Alternativas
Comentários
  • Certo. O 'Java' é muito conhecido dos internautas, e para que ele possa ser executado no navegador, precisamos ter o aplicativo instalado no computador (download em www.java.com ) e estar devidamente habilitado para ser executado.
  • Assertiva correta. Faz mais de uma década que todo navegar possui suporte a applets java, sendo possível desabilitá-lo ou reabilitá-lo.
  • Tive que procurar o que diabos era esse tal de aplles (negação em informática)


    Applet é um software aplicativo que é executado no contexto de outro programa (como por exemplo um web browser), uma applet geralmente executa funções bem específicas.

    Interfaces

    Os Applets geralmente têm algum tipo de interface de usuário, ou fazem parte de uma destas dentro de uma página da web. Isso os distingue de programas escritos em uma linguagem de programação de scripting (como JavaScript) que também roda em um contexto de um programa cliente maior, mas não podem ser considerados applets.

    Os Applets geralmente têm a capacidade de interagir com e/ou influenciar seu programa hospedeiro, através de privilégios de segurança restritos, apesar de geralmente não serem requeridos a fazê-lo.

    Atributos

    Diferentemente de um programa, um applet não pode rodar independentemente; um applet geralmente exibe uma parte gráfica e por vezes interagem com o usuário. Entretanto, eles geralmente são stateless e tem privilégios de segurança restritos. o applet deve rodar em um container, que é provido por um programa hospedeiro, através de um plugin, ou uma variedade de outros aplicativos, incluindo aparelhos móveis que suportam o modelo de programação de applet.

    Exemplos

    Exemplos comuns de applets são os applets Java e vídeos em Flash. Outro exemplo é o applet do Windows Media Player que é usado para exibir arquivos de vídeo embutidos no Internet Explorer (e outros navegadores que suportam o plugin).

  • Só pra adicionar ao conhecimento... Sobre plugins

    plugin ou módulo de extensão (também conhecido por plug-inadd-inadd-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.

    Uma aplicação pode utilizar tal técnica por diversos motivos, como permitir que desenvolvedores de software externos estendam as funcionalidades do produto, suportem funcionalidades antes desconhecidas, reduzam o tamanho do programa ou, até mesmo, separem o código fonte de diferentes componentes devido a incompatibilidade de licenças de software.

  • O comentário da colega Arethusa tem tantas coisas erradas que eu não vou nem comentar. Meu Deus... applets podem sim rodar de forma independente e e não tem relação nenhuma com qualquer coisa do Flash... Jesus... É necessário ter mais critério nas pesquisas...
  • Eu entendo o problema, mas a impressão que dá é que se for pra falar sobre isso deve-se começar na raiz, sendo isso bastante amplo e complexo. Porém, vou tentar passar para você a ideia de um applet, até mesmo por que a sua aplicação é praticamente inexistente hoje em dia. Como eu disse, os elementos das páginas (sites) da web são formatadas e posicionados com HTML (CSS também). Dentre esses elementos podemos encontrar imagens, texto, áudio, vídeo e mídias. Páginas feitas exclusivamente com HTML são estáticas como um livro: somente é possível visualizar o seu conteúdo. Isso já foi, quando a internet surgiu, um grande avanço. Todavia, hoje nos interagimos com as páginas da web, seja respondendo questões, seja postando comentários, seja jogando etc. Esse interação somente é possível graças a linguagens de programação. As linguagens de programação deixam as páginas dinâmicas, passíveis de processar informações e responder a altura do estímulo que sofreu. Posto isso, cabe salientar, existem várias linguagens de programação e formas de criar essa dinamicidade das páginas, dentre elas e quase morta, os APPLETS JAVA. Textos e fotos, por exemplo, são elementos estáticos, mas imagine que você queira desenvolver um jogo online. Como fazer isso de forma estática??? Isso é improvável que consiga. É preciso interagir, ser dinâmico, reagir. Os applets foram os precursores de um tipo de interação: a assíncrona. Como é isso mesmo??? Interação assíncrona é aquela em que o usuário pode interagir com algum elemento dinâmico sem esperar uma modificação completa da tela - isso de maneira simples. Quando eu escrevo essa mensagem pra você e clico em responder, apenas uma mensagem verde aparece para mim: isso é assíncrono, caso contrário a página inteira sofreria uma atualização. Bem, essa foi uma introdução, meio confusa, reconheço, mas afinal, o que são applets? Basicamente, applet é um elemento que pode ser inserido em uma página web para interação com um usuário. Para exemplificar, pense em um jogo em flash, que apesar de não possuir relação nenhuma com os applets foram os responsáveis pelo fracasso deste. Alguns anos atrás havia uma disputa pelo mercado de qual seria o padrão: o flash venceu. É isso, se tiver mais uma dúvida, tento responder da melhor forma.
  • Mozart,boa explicação. Obrigada!!
  • Uma applet é uma pequena aplicação executada em uma janela de uma aplicação (browser/appletviewer). Tem por finalidade estender as funcionalidades de browsers, adicionando som, animação, etc., provenientes de fontes (URLs) locais ou remotas, sendo que cada página web (arquivo .html) pode conter uma ou mais applets. Applets sempre executam nos clientes web, nunca nos servidores. Por esta razão a carga das classes pode levar algum tempo.

    http://www.inf.pucrs.br/flash/lapro2/aula_applets.html

  • Gabarito: CERTO

    Resumindo... applets são programas que alguns sites querem/precisam/pedem ao navegador para executar. Aí, olha só... os navegadores são programas que lêem arquivos html (e similares) e seguem suas ordens, digamos assim. Acontece que alguns desses arquivos html  (que são os sites propriamente ditos) pedem que o navegador execute coisas que ele não é capaz de fazer. E aí? E aí entram em ação os applets e plugins. É através deles que o navegador consegue executar um conteúdo pedido por um site mas que ele, o navegador, não é capaz de executar sozinho. Que ver algo bem comum? Site de banco. Os sites de banco pedem que os navegadores executem alguns procedimentos de segurança que estão além da capacidade dos navegadores. É por isso que normalmente (pelo menos quando tentamos acessar pela primeira vez a nossa conta via Internet) o navegador pede pra instalar ou executar alguma coisa. Essa "alguma coisa" aí é justamente a ideia básica dos applets e plugins.

  • O Java e sua máquina virtual habilitados em seu navegador tornam possíveis a utilização de diversas aplicações, como o teclado virtual para internet banking. Sem ele, você não pode digitar a senha para acessar o site de sua conta bancária.

    Correto.

  • GABARITO: CERTO

    BIZU

     

    Pra quem ainda confunde extensão com plugin (como eu já fiz várias vezes) é só pensar assim.

     

    "O meu braço é uma extensão do meu corpo e um anel que eu plugo no meu dedo é algo que eu não tinha e agora adiciono no meu corpo."

     

    Extensão - recurso já existente no navegador que é melhorado, implementado.

    ComPLementos = (Plugins)- recurso não existente no navegador que é adicionado.

    @MOURA_PRF 

    #FÉ NA MISSÃO 

    "NÃO BATA O SINO, UMA VEZ QUE A DOR É TEMPORÁRIA, MAS A SATISFAÇÃO DE NÃO TEM PARADO E, PRINCIPALMENTE, TER CONSEGUIDO CONQUISTA É PARA SEMPRE, ENTÃO, ENGOLHE O CHOROR E BOLA PARA FRENTE"

    "NÃO IMPORTA O MOMENTO DA SUA VIDA, SEMPRE EXISTEM MOTIVOS PARA CONTINUAR A LUTAR PELOS SEUS SONHOS E TER ESPERANÇA EM NOVOS RECOMEÇOS."

    "DESCOBRI QUE EU ERA CAPAZ DE REALIZAR QUALQUER COISA, DESDE QUE ESTIVESSE DISPOSTO A PAGAR O PREÇO".

  • PLUG IN: adicionar funções não nativas do navegador. Ex. Java e Flash.

    ADD ON: melhorar as funções nativas do navegador. Pode ser chamado do "extensão".

    APPLET: é um pequeno software que executa uma atividade específica, dentro de outro programa maior (web browser), geralmente como um Plugin.