Esta questão da CEPERJ pode ajudar:
Q141225 - No planejamento de gestão de pessoas, pode-se identificar
cinco etapas da administração estratégica. Essas etapas, fora da ordem correta,
são:
1. definir o
negócio e desenvolver o sentido da missão
2. definir uma visão e estabelecer os objetivos
3. formular
estratégia para alcançar os objetivos
4. implementar a
estratégia
5. avaliar os
resultados e fazer as correções necessárias
Essa veio da doutrina do Chiavenato - Segue resumo para quem precisar:
Segundo Chiavenato (2010), a área de gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional por meio dos seguintes meios:
1- ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão: a GP ajuda a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar a sua missão !
2- proporcionar competitividade à organização: criar , desenvolver e aplicar as habilidades e competências da força de trabalho – utilizar melhor as forças produtivas para beneficiar clientes , parceiros e empregados
3- proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas: tudo isso para aumentar o desempenho das pessoas no trabalho , e consequentemente garantindo maior eficácia organizacional.
4- aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: mudar um pouco o foco antigo de satisfazer apenas as necessidades da organização para entender melhor as pessoas que trabalham na organização. O trabalho é uma fonte de identidade pessoal. Pessoas satisfeitas NÃO NECESSARIAMENTE são mais produtivas, mas pessoas insatisfeitas tendem a se desligar a da empresa, se ausentar frequentemente e piorar a qualidade do trabalho.
5- desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho: satisfazer a maioria das necessidades individuais das pessoas e tornar a organização um local desejável e atraente.
6- administrar e impulsionar a mudança:
7- manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: Tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. A responsabilidade social não é uma exigência feita apenas às organizações, mas também às pessoas que nelas trabalham.
8- construir a melhor empresa e a melhor equipe: