SóProvas


ID
832993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a trabalho em equipe.

De acordo com a visão interacionista, nem todos os conflitos são prejudiciais a uma organização, havendo aqueles que proporcionam a consecução dos objetivos e o melhoramento do desempenho da equipe.

Alternativas
Comentários
  • O conflito pode ser entendido como um processo que tem início quando uma das partes envolvidas percebe que a outra parte frustou ou irá frustar os seus interesses.

    Visão tradicional: o conflito é danoso e tem que ser evitado.
    Visão de relações humanas: o conflito é uma ocorrência natural no grupos e organizações, logo não pode ser elimindo e deve ser aceito.
    Visão interacionista: os líderes devem encorajar um nível mínimo de conflitos, o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.

    Fonte: Prof. Andréia Ribas
  • Poxa galera!
    Vamos ser mais sensatos. Se o comentario feito por Lilis nao estiver ótimo, nao sei o que vcs esperam de um comentario então.
    O que mais vejo por aqui são avaliaçoes injustas. Se vc acha q o comentario nao está otimo então faça um melhor!
    A pessoa q faz comentarios bons assim como esse nao está ganhando nada com isso e ainda nao é avaliada de forma justa. Quem perderá como isso somos nós mesmo, já q a pessoa provavelmente se demotivará.

  • Item C.

    Segundo Robbins, temos a visão tradicional, a visão das relações humanas e a visão interacionista.
    a) Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado. O conflito era visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas e um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários. A visão tradicional era consistente com as atitudes de grupo que prevaleciam nas décadas de 30 e 40.
    b) Visão das relações humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo. A visão das relações humanas dominou a teoria sobre conflitos do final dos anos 40 até a metade da década de 70.
    c) Visão interacionista: esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo. Fica evidente que é inapropriado dizer que todos os conflitos são bons ou ruins. O que torna um conflito bom ou ruim é a sua natureza.
  • Os conflitos podem sim trazer consequências positivas para a organização, como romper com a rotina e evitar acomodação.

    Nem sempre o conflito é uma força negativa na realidade organizacional. Se entendermos o conflito como uma frustração pela
    não-obtenção de um recurso, por exemplo, ele pode ser considerado uma força para que o indivíduo se capacite para, no futuro, não
    enfrentar o mesmo conflito. O conflito pode ser inclusive necessário à evolução do ambiente organizacional. O aproveitamento do conflito
    dependerá, entretanto, da forma como ele é tratado, em especial pelos gestores.

    Chiavenato ensina que há três abordagens para lidar com o conflito:
    • Abordagem estrutural: O líder ou gerente atua na estrutura ou
    nas condições causadoras do conflito, de forma a diminuir ou
    eliminar a percepção de desigualdade.
    • Abordagem de processo: Trata-se de abordagem em que a
    resolução do conflito passa pela intervenção no próprio episódio
    que causou o conflito.
    • Abordagem mista: Inclui tanto modificações estruturais, das
    condições do conflito, como aspectos processuais, relativos ao
    episódio que causou o conflito.
  • De acordo com todos os comentários acima essa afirmação do cespe tb se aplicaria a visão das relações humanas e ñ só a interacionista certo?
  • Segundo a visão interacionista, o conflito pode ser uma força positiva, além de ser, em alguns casos, necessário para o desempenho eficaz de um grupo.Logo: Questão Correta.
    Pg 291.Gestão de Pessoas para Concursos-Andréia Ribas e Cassiano Salim.

  • Mais alguns exemplos de como cai nas provas esse assunto sobre as três visões:

    Q277662 Prova(s): CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo - De acordo com a visão interacionista, nem todos os conflitos são prejudiciais a uma organização, havendo aqueles que proporcionam a consecução dos objetivos e o melhoramento do desempenho da equipe. Resposta: Correta

    Q401052 Prova: IADES - 2014 - CONAB - Assistente Administrativo

    Dentro das organizações, as pessoas estão em constante interação social. Nesse contexto, o conflito invariavelmente está presente. Do ponto de vista da eficácia dos relacionamentos interpessoais e de acordo com as teorias mais recentes acerca do tema, assinale a alternativa correta quanto ao conflito.
    •   a) É sempre disfuncional e não contribui para o desenvolvimento da organização.
    •   b) É ruim e deve ser eliminado da organização.
    • c) Será funcional quando envolver funcionários da organização e disfuncional quando envolver funcionários terceirizados.
    •   d) Pode ser funcional ou disfuncional. Por isso, na medida certa, deve ser estimulado, pois um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático.
    • e) Deve ser incentivado a todo custo, pois ele será sempre benéfico para a organização, principalmente quando levado às últimas consequências.
    • Resposta: letra D. (visão dos relacionamentos pessoais)

  •   Outra questão de prova que esclarece ainda mais as três abordagens: Q46141 Prova(s): FCC - 2009 - PGE-RJ - Técnico Superior Administrador  Em relação às três visões sobre a gestão de conflitos nas organizações, expressas por ROBBINS, Stephen Paul (Comportamento Organizacional. 9a ed. São Paulo):

    I. De acordo com a visão tradicional, todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.
    II. A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
    III. Segundo a perspectiva humanista, os conflitos surgem por falta de abertura e de confiança entre as pessoas, resultante de um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários.
    IV. A principal contribuição da abordagem tradicional é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito, o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.
    V. A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo.

    • Resposta: estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • Os conflitos podem ser caracterizados como:

    • Conflitos destrutivos - Quando geram desavenças profundas, rompimento de relacionamentos, enfoque nas posições e desprezo

    pelas necessidades de negociação.

    • Conflitos construtivos - Ajudam a abrir a discussão sobre uma questão, contribuindo para o aumento do interesse e envolvimento na

    questão, bem como ajudam as pessoas a descobrir habilidades ainda não manifestadas


    PROFa. LILIAN LIMA QUINTÃO

  • Visão tradicional : sempre negativos, é uma falha do gerente e deve ser evitado a qualquer custo.

    Visão interacionista: é necessário, deve ser incentivado, permite o estímulo e a criatividade e deve existir nem que seja o mínimo possível.

    Visual humanista (atual): é algo natural, normal, trazem efeitos positivos ou negativos, são gerenciáveis ou não.

  • Visão atual é a interacionista


    não confudam!! dona Pryscilla

  • Cuidado com os comentários inconsequentes... Ratifico o comentário de Nivardo Rochar, a VISÃO ATUAL da Gestão de Conflitos é a INTERACIONISTA [a partir de 1970 até atualmente]. 

    Fonte: Andreia Ribas

  • Visão tradicional: Para esta visão, todos os conflitos são ruins e devem ser evitados a todo custo pela organização (1930 e 1940)

     

    Visão interacionista: para esta visão, os conflitos devem ser encorajados, pois o ambiente totalmente harmonioso e pacífico torna-se também apático e incapaz de ajustar-se ao ambiente e inovar. 

    Esta visão considera ainda que os conflitos podem ser de três tipos: conflitos de tarefas, de relacionamento ou de processo

     

    Visão de resolução de conflitos: esta é a visão que acredita que os conflitos devem ser administrados, pois eles seriam praticamente inevitáveis no ambiente de trabalho. 

     

    Visão das relações humanas: Para esta abordagem, o conflito é uma consequência natural nos grupos e nas organizações, sendo difícil eliminálos. Na verdade, eles não são necessariamente ruins, podendo ter um potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho a ser atingido pelo grupo. 

     

     

    Prof Carlos Xavier

  • De acordo com a visão interacionista, o conflito é necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A partir disso, os líderes devem manter um nível mínimo constante de conflito o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo. Assim, não se pode dizer que todos os conflitos são bons ou ruins, isso depende de sua natureza.

  • A Visão Interacionista propõe que um conflito pode ser positivo, inclusive defendendo que determinado grau de conflito dentro da organização é necessário para um desempenho eficaz.

    Essa teoria acredita que o conflito resultará em profissionais autocríticos, criativos e engajados nas atividades que desenvolvem.

    GABARITO: CORRETO

  • Certo

    Visão Interacionista ( moderna e atual) --> conflito deve ser aceito, até encorajado, pois necessário para que o desempenho do grupo seja positivo.

    Rodrigo Rennó.