SóProvas


ID
8341
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de criptografia e segurança da informação:

I. Para encriptar um texto simples de 131 bytes com um algoritmo que usa blocos de 16 bytes, ao chegar no nono bloco o algoritmo irá complementar a informação com mais 13 bytes extras para só então encriptá-lo. No momento de decriptá-lo, esses 13 bytes extras devem ser identificados e ignorados.

II. Com o algoritmo RSA os dados encriptados pela chave pública podem ser decriptados apenas pela chave privada equivalente.

III. Privacidade é o conceito que indica que ninguém pode invadir seus arquivos e ler os dados sigilosos, enquanto integridade é um conceito relacionado à imposição legal que orienta e impele as pessoas a honrar as suas palavras.

IV. Na criptografia de chave simétrica a chave que é utilizada para criptografar os dados é a mesma chave que é utilizada para decriptá-los. A segurança nestes casos está no uso de dois algoritmos diferentes: um para criptografar e outro para decriptar. Por exemplo, ao se usar o algoritmo DES (Digital Encryption Standard) para criptografar deve-se, com a mesma chave, usar o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) para decriptar.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • hahahah. "..enquanto integridade é um conceito relacionado à imposição legal que orienta e impele as pessoas a honrar as suas palavras."
  • Ninguém percebeu que 16 * 8 = 128 e que deveriam ser completados com 3 bytes extras e não 13 bytes como diz a questão?!
    Deveria ser anulada! 
  • Não, amigão. São 13 bytes realmente, visto que um Algoritmo Cifrador de Blocos, como o próprio nome infere, faz a cifragem em blocos de bytes. Portanto, quando o número de bytes a ser cifrado não é um múltiplo de 16 (Tamanho do Bloco no ítem em questão), então é preciso fazer um "padding" ou "enchimento" de bytes para completar os 16 bytes restantes. Como 131 não é múltiplo de 16, então é preciso pegar o próximo bloco e fazer um padding, i.e., pegar 144 bytes (13 bytes extras) para poder criptografar os dados.