SóProvas


ID
834694
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia

Em um conhecido livro Organizações Modernas, o sociólogo Amitai Etzioni destaca a relevância dos estudos da sociologia organizacional no mundo moderno, haja vista que a “sociedade atual é uma sociedade de organizações” (Etzioni, 1967:5), pois nascemos, fomos educados, trabalhamos, e desenvolvemos grande parte de nossas demais atividades em organizações. No entanto, ao longo do desenvolvimento da sociologia das organizações, as percepções teóricas acerca das organizações sofreram modificações condizentes com as escolas teóricas da área. Entre elas, destacam-se a Teoria Clássica ou Administração Científica, a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Estruturalista. Considere as afirmativas acerca dessas teorias:

I. A Teoria Clássica abordava as organizações a partir do critério da motivação econômica para o trabalho, dando ênfase ao processo de divisão do trabalho clara e formal.

II. A Teoria Clássica incorporava, desde seu surgimento, influências weberianas voltadas a compreender o sentido da ação social no trabalho, atribuída pelos indivíduos no processo produtivo

III. A Teoria das Relações Humanas dá atenção aos processos psicológicos envolvidos nas organizações, demonstrando como as recompensas extraeconômicas têm sempre justificativa associada à satisfação pessoal e individual.

IV. A Teoria das Relações Humanas denunciou a necessidade de se levar em consideração os “fatores sociais”, isto é, as inúmeras necessidades extraeconômicas dos trabalhadores dentro da organização para a melhor compreensão e mesmo para o pleno desenvolvimento organizacional.

V. A Teoria Estruturalista, de grande influência marxista e weberiana, parte do conflito inevitável entre o trabalhador e a organização e dá grande ênfase à dimensão do poder nas organizações.

VI. A Teoria Estruturalista enfatiza o organograma empresarial, as relações de mando e submissão propondo novas formas de organização das funções, mais flexíveis e democráticas.

É correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. Correta

    II. INCORRETA: Não teve influência desde o início de Weber.

    III. INCORRETA: Satisfação Social e não individual.

    IV. CORRETA

    V. CORRETA

    VI. INCORRETA: A Teoria Estruturalista não enfatiza o ORGANOGRAMA organizacional.

  • Esta questão trata a Teoria da Administração Científica (de Taylor) como sendo a mesma coisa que Teoria Clássica (de Fayol), quando são duas correntes diferentes. O que é dito no item I serve para a Administração Científica, não para a Clássica.

  • Comentário:
    Vejamos cada item:
    I) Certo. A Teoria Clássica realmente abordava as organizações do
    ponto de vista do homem econômico e promovia a clara divisão do trabalho.
    II) Errado. A Teoria Clássica não possui influências de Weber.
    III) Errado. A teoria das relações humanas foca o aspecto social, não
    existe foco em “processos psicológicos” nem em recompensas que SEMPRE
    justificam satisfação pessoal e individual além das econômicas
    (extraeconômicas).
    IV) Certo. Os fatores sociais realmente são importantes e vão além
    dos econômicos, segundo a teoria das relações humanas.
    V) Certo. A Teoria Estruturalista realmente possui as influências
    mencionadas e considera o conflito organização x funcionários.
    VI) Errado. Não há esse foco proposto na teoria estruturalista.
    GABARITO: C.