SóProvas


ID
83530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao formato MARC, julgue os itens subsequentes.

O formato MARC não permite que os dados registrados sejam exibidos em linguagens de marcação atuais, como a XML, devido ao fato de estar restrito à chamada Web profunda.

Alternativas
Comentários
  • A Web Profunda (Deep Web) é um conceito criado por Michael Bergman, para definir os conteúdos existentes na World Wide Web (WWW) que não se encontram à superfície (ou seja, que não são recuperados por motores de busca convencionais. O autor compara a pesquisa na Internet ao acto de lançar uma rede de pesca na superfície do mar: muita informação pode ser apanhada nesta rede, mas muita mais ficará por recuperar dada a sua profundidade.

    A grande maioria da informação da Web encontra-se a uma maior profundidade, em sites mais dinâmicos e especializados, não sendo por isso recuperável pelos motores de busca mais comuns. A Web Profunda tem, por isso, ordens de grandeza muito superiores às da Web de Superfície.


  • O MARC XML é a extensão do formato MARC que utiliza a linguagem de marcação XML.

  • Gabarito: Errado.

    A Library of Congress se atualizou e disponibilizou a versão MARC XML. A estrutura do MARC 21 em XML suporta todos os dados codificados na forma tradicional e sua arquitetura é baseada em componentes, e é extensível, ou seja, permite que programadores distribuam partes diferentes do software para construir soluções feitas sob encomenda.

    Além disso, o formato MARC não está restrito à Web profunda, que é uma parte não indexada da Web.