SóProvas


ID
835954
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O “componente” que tem como função primária preparar o computador para executar o sistema operacional é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • BIOS não é um componente (hardware), mas um sistema (software). Sistema básico de entrada e saída.
    O componente é uma memória ROM, do tipo CMOS, que contém o BIOS, configurável pelo SETUP.

    Switch é um equipamento de rede, responsável pela conexão de diferentes redes em um aparelho. RAM é a memória de acesso aleatório, volátil, onde estão as informações em execução. Shell é a interface do sistema, sendo gráfica, é GUI - Graphics User Interface. E Scandisk é o nome do executável da Verificação de Erros (em disco).
  • Só um detalhe... o BIOS é realmente um software, ou melhor, um firmware para ser mais exato. Só que a ideia de memória ROM do tipo CMOS, a meu ver, está errada. Vejamos...
    Os conceitos de ROM e CMOS divergem bastante, uma vez que ROM é uma memória não volátil e CMOS é uma memória volátil. Isso significa que as informações contidas no CMOS se perdem caso o fornecimento da energia necessária à sua manutenção seja cortada, o que não ocorre com a memória ROM. Portanto, não existe ROM do tipo CMOS. São conceitos incompatíveis.
    Mas... (agora é que vem a coisa...) Mas... é verdade que dentro de um chip de memória ROM pode haver uma pequena quantidade de memória do tipo CMOS (volátil) onde não exatamente o BIOS é gravado, mas sim as suas configurações, como aquelas que fazemos através do programa de Setup. Ou seja, o BIOS é gravado num chip de memória ROM. E ponto. As configurações do BIOS são gravadas numa pequena área de memória (que pode ou não estar fisicamente localizada no mesmo chip), mas que não é do tipo ROM, mas sim CMOS.
    Acho que é isso.