SóProvas


ID
836530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos padrões de projeto.

Ao utilizar-se a arquitetura orientada a serviços (SOA), segue-se um conceito de arquitetura corporativa, situação em que os códigos são gerados para toda a empresa e são reutilizados de maneira eficiente e por várias aplicações.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar?
  • Resposta: Correta

                Uma Arquitetura Orientada a Serviço é um modelo de componente que interrelaciona  as  diferentes  unidades  funcionais  de uma  aplicação,
    denominadas serviços, por meio de interfaces e contratos bens definidos entre esses serviços. A interface é definida de uma forma neutra que pode
    ser  independente  de  plataforma  de  hardware,  sistema  operacional  e linguagem  de  programação,  nos  quais  o  serviço  foi  implementado.
                A  arquitetura  SOA  em  uma  linguagem  simplificada  permite  o desenvolvimento, catalogação e armazenamento de pequenos “serviços”, que são equivalentes às funções de um sistema de maior porte, interoperáveis que poderão ser  utilizados  isoladamente  ou  agrupados  entre  si,   por  outras  aplicações corporativas para a execução de alguma atividade.
                Tradicionalmente,  aplicações  de  software  são  criadas  como  blocos monolíticos. Desta forma, quaisquer mudanças ou incorporações que se tornem necessárias ao longo do tempo, geralmente são complexas, demoradas e caras para serem executadas. A Arquitetura Orientada a Serviços  rompe com esse  conceito  de desenvolvimento e  traz consigo   alguns benefícios  como:  eficiência,  reutilização,  manutenção  simplificada  e  adoção incremental.
  • Pra mim questão errada. Os códigos não são gerados para toda empresa. Oque é gerado ou disponibilizado para toda empresa é o serviço. O código é de responsabilidade de sua área de desenvolvimento específica.
  • Trazendo essa afirmação pro mundo real, que bela zona seria essa empresa..

  • "... códigos são gerados para toda empresa..." Não consegui entender isso.

  • Também entendo que é errada pois o que é compartilhado por toda empresa são os serviços

  • Se olharmos sob uma perspectiva de implementação, o intuito do soa é realmente integrar todos os sistemas da empresa, para isso é necessário gerar código, isso pode ser feito através de uma ferramenta especifica como BPEL ou através de Web Services. O código é feito não para um sistema em si, mas pensando em qualquer sistema, por isso a codificação tem que ser generalista e não especialista para um sistema apenas.

  • Quando é citado "os códigos são gerados para toda a empresa" significa o conceito universal da SOA, em que todos podem fazer uso dos serviços, que estão descritos no WSDL.

  • Questão errada, o foco do SOA é o serviço. O que são gerados para empresa são os serviço e não os código como afirma a questão.

  • cespe sendo cespe!!!!!!!!!!!!

  • Maior Interoperabilidade Intríseca