A questão está errada porque os testes funcionais não se limitam a usar o sistema como os usuários o fariam. Seu escopo é mais amplo e visa testar seu funcionamento como um todo, avaliando aspectos de corretude das funções em vários níveis, segurança e volume de dados. Não obrigatoriamente um usuário faria esses testes. Abaixo a visão desse contesto mais amplo para testes funcionais.
São exemplos de testes Funcionais:
·Teste de função: Testes destinados a validar as funções do objetivo do teste conforme o esperado, fornecendo os serviços, métodos ou casos de uso necessários. Esse teste é implementado e executado em diferentes objetivos do teste, como unidades, unidades integradas, aplicativos e sistemas.
·Teste de segurança: Testes destinados a garantir que o objetivo do teste e os dados (ou sistemas) possam ser acessados apenas por determinados atores. Esse teste é implementado e executado em vários objetos de teste.
Teste de volume: Teste destinado a verificar a capacidade do objetivo do teste de lidar com um grande volume de dados, como entrada e saída ou residente no banco de dados. O teste de volume abrange estratégias de teste, como, por exemplo, a entrada de dados do volume máximo de dados em cada campo ou a criação de consultas que retornem todo o conteúdo do banco de dados ou que tenham tantas restrições que nenhum dado seja retornado.