SóProvas


ID
836626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de construção e otimização de consultas com linguagem SQL e projeto de bancos de dados — normalização, modelagem lógica e física de dados —, julgue os itens subsecutivos.

Os modelos conceitual, lógico e físico de banco de dados auxiliam no desenvolvimento de projetos de bancos de dados relacionais. A principal diferença entre os modelos físico e lógico é que este último não contém os atributos, mas somente as entidades e seus relacionamentos.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "A principal diferença entre os modelos físico e lógico é que este último não contém os atributos, mas somente as entidades e seus relacionamentos.". O modelo lógico possui as relações com os seus atributos (em um modelo relacional), sendo dependente do SGBD.  O modelo que possui somente as entidades e seus relacionamentos é o modelo conceitual.
  • O colega acima acertou na justificativa da resposta, mas se equivocou ao falar do modelo conceitual. Veja o q diz Silberchatz:
    o esquema conceitual especifica as entidades q sao representadas no BD, os atributos das entidades, os relacionamentos entre as entidades, e as restriçoes sobre as entidades.
    Alias, todos os modelos contem atributos.
  • Questão Errada.

    Modelos:

    -Conceitual: Visão global dos dados, independe do modelo do BD (Hardware e Software).

    -Lógico: Modelo específico de BD, depende do software, independente de hardware.

    -Físico: Métodos de armazenamento e acesso, dependente de hardware e software.

  • Para ajudar a distinguir:

    Conceitual-> Modelo entidade-relacionamento

    Lógico -> Modelo relacional

    Fisico -> Modelo de armazenamento em disco como por exemplo uso de arvores B, heap files e por ai vai.

  • Segundo Carlos Alberto Hauser, em seu livro Projeto de Banco de Dados, pág. 17: "

    Modelo conceitual modelo de dados abstrato*, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular. A técnica mais difundida de modelagem conceitual é a abordagem entidade-relacionamento (ER). Nesta técnica, um modelo conceitual é usualmente representado através de um diagrama, chamado diagrama entidade-relacionamento (DER).

    Modelo lógicoUm modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo lógico é dependente do tipo particular de SGBD que está sendo usadoEm um SGBD relacional, os dados estão organizados na forma de tabelas."

    Segundo Elmasri Navathe, Sistemas de Banco de Dados - edição 6, pág. 19:

    "Modelos de dados de alto nível ou conceituais oferecem conceitos que são próximos ao modo como muitos usuários percebem os dados, enquanto modelos de dados de baixo nível ou físicos oferecem conceitos que descrevem detalhes de como os dados são armazenados no computador, em geral, em discos magnéticos. Os conceitos oferecidos pelos modelos de dados de baixo nível costumam ser voltados para especialistas de computadores, não para usuários finais. "

    Navathe diz ainda que "...entre esses 2 extremos está uma classe de modelos de dados representativos (ou de implementação), que oferece conceitos que podem ser facilmente entendidos pelos usuários finais, mas que não está muito longe do modo como os dados são organizados e armazenados no computador. Modelos de dados representativos ocultam muitos detalhes do armazenamento de dados em disco, mas podem ser implementados diretamente em um sistema de computador.". Em outras palavras, ele chama modelo lógico de representativo ou de implementação.

    Na pág. 21 Navathe diz: "Os modelos de dados físicos descrevem o armazenamento dos dados como arquivos no computador, com informações como formatos de registro, ordenações de registro e caminhos de acesso. Um caminho de acesso é uma estrutura que torna eficiente a busca por registros de um banco de dados em particular."

    *abstração = "processo mental 

    que consiste em escolher ou isolar um aspecto determinado de um estado de coisas relativamente complexo, a fim de simplificar a sua avaliação, classificação ou para permitir a comunicação do mesmo” (Houaiss, 2006). 

    Abstrações ajudam a gerenciar a complexidade 

    do software (Shaw, 1984) 

  • A questão iniciou certa e se encaminhou para o erro ao dizer que o modelo físico não contém atributos, mas sim entidades e relacionamentos. Vamos lá: o modelo físico é a implementação de fato das entidades modeladas no modelo conceitual usando a linguagem DDL para este efeito. Dessa forma, o modelo físico ou esquema interno (Natathe), conceito citado pelo colega abaixo, vai descrever a estrutura do armazenamento físico do BD, é onde de fato ficam armazenados os dados. O nivel conceitual sim se concentra mais nas entidades, tipos de dados, relacionamentos, operações do usuário e restrições.

    Item falso. 
  • e-

    Os 3 modelos- conceitual, lógico e físico- usam atributos. O lógico é mais avançado do que o conceitual ao usar cardinalidade para mostrar instâncias e tipos de dados dos atributos

  • Assim como o modelo conceitual, o modelo lógico representa os atributos, entidades e relacionamentos de um BD relacional. A diferença para o modelo conceitual é que o lógico já dispõe os dados de acordo com o modelo de dados escolhido. Asism, se tratando de um banco de dados relacional, as entidades e relacionamentos serão traduzidas em estruturas de tabelas que contêm atributos.

  • Memorizamos que as entidades (ex: cliente, organização, carro etc.) são representados no modelo conceitual - via diagrama Entidade Relacionamento - por meio de um retângulo. Os atributos (CPF, CNPJ, placa etc.) são ilustrados por elipses e os relacionamentos (ex: compra, emprega, transporta etc.) são designados por meio de losango (ou por meio de um simples traço). No modelo lógico, apesar de não termos essas 3 figuras geométricas, os atributos - que antes ficavam em elipses no modelo conceitual - no modelo lógico, ficam dentro do que se convencionou chamar de tabelas (que são retângulos subdivididos os quais albergam os atributos: CPF, CNPJ, placa etc.).

    Resposta: errado.

  • Modelagem de Dados

    Conceitual > modelo de dados de alto nível; Descreve os tipos de dados, entidades, atributos, relacionamentos e restrições; Independe de Hardware/software; Representado pelo Modelo Entidade Relacionamento

    Lógico > modelo de dados representativo; Independente de tecnologia e do SGBD; Demonstra QUAIS dados serão armazenados; Representado pelo Modelo Relacional, que possui Também Relacionamentos; Atributos(Colunas); Entidades.

    Físico > modelo de dados de baixo nível; Descreve COMO os dados são fisicamente armazenados; Seleção de índice/formas de acesso /estrutura de armazenamento interno; Depende do paradigma e do SGBD;

  • Gabarito: ERRADO

    Assim como o modelo conceitual, o modelo lógico representa os atributos, entidades e relacionamentos de um BD relacional. A diferença para o modelo conceitual é que o lógico já dispõe os dados de acordo com o modelo de dados escolhido. Assim, se tratando de um banco de dados relacional, as entidades e relacionamentos serão traduzidas em estruturas de tabelas que contêm atributos.

    Fonte: Arthur Mendonça | Direção Concursos

  • Sem achar pelo em ovo. Se os atributos são as características das entidades, como que não vai ter gente?! Tem sim, nos 3 modelos =)

  • E

    Entidades, relacionamentos e atributos --> Modelo Conceitual.

  • Acrescentando:

    O modelo conceitual e o lógico possuem entidades, relacionamentos e atributos.

    Definições de chaves primárias e estrangeiras somente no modelo lógico.