SóProvas


ID
836794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinais
analógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.

Suponha que, em um receptor super-heteródino, seja feita inicialmente a conversão de um sinal modulado em uma portadora com frequência 100 MHz para uma frequência intermediária, utilizando-se um misturador (mixer) alimentado por um oscilador local sintonizado em 140 MHz, com um filtro passa-faixa sintonizado em torno da frequência intermediária. Suponha, ainda, que o sinal seja modulado em AM-LSB (amplitude modulation - lower side band) e tenha uma largura de banda igual a 100 kHz. Nesse caso, o sinal na saída do misturador ocupará o espectro entre as frequências de 39,9 MHz a 40 MHz.

Alternativas
Comentários
  • O espectro pode ser tanto 39,9 - 40 MHz como 40 - 40,1 MHz? Se alguém puder me ajudar...

  • Para que a modulação AM-SSB seja possível o sinal modulante deve possuir sua menor frequência  maior do que zero. Por exemplo, se o sinal possui 0,1 Mhz de banda, sua banda lateral superior pode estar localizada entre 0,05 Mhz e 0,15 Mhz. 

    Logo, podemos concluir que:

    a) Como a frequência intermediária é de 40Mhz o sinal modulado não poderá possuir essa frequência (assim como em banda base não possui o zero);

    b) Só seria possível mencionar a faixa do sinal modulado caso fosse fornecida além da banda do sinal modulante, sua maior ou menor frequência.

     

  • Fiquei na dúvida justamente porque a frequência na saída do misturador deveria ser 40MHz e dessa forma a questão deveria estar correta..