SóProvas


ID
836863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meteorologia

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço
aéreo, julgue os itens que se seguem.

O fenômeno de halo ocorre exclusivamente em nuvens altostratus, que consistem em nuvens tênues formadas por ventos fortes, em níveis altos, que podem ser multicoloridas, devido à refração da luz nos cristais de gelo, e que, devido à transparência, nunca impedem a passagem de luz.

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno ocorre nas nuvens do tipo cirrostratus.

  • Halo é um anel de luz que rodeia o Sol ou a Lua. Os halos formam-se entre 5 e 10 quilômetros de altitude, na troposfera superior. A forma e a orientação de cristais de gelo das nuvens mais altas são responsáveis pelo tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode se dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Os tipos principais de halo são o halo 22º, o halo 46º e o halo circunscrito (ou arco tangente).

     

    Halo 22º: forma um círculo de 22° em torno do Sol ou da Lua. Esse tipo de halo forma-se quando o céu contém milhões de cristais de gelo mal orientados. Alguns destes ficam alinhados perpendicularmente à luz do Sol para um observador, enquanto outros cristais ficam alinhados para outro observador; ou seja, duas pessoas não veem o mesmo halo. Como outros halos de gelo, os halos 22° aparecem quando o céu está coberto por finas nuvens Cirrus ou Cirrostratus contendo os cristais de gelo que fazem com que o fenômeno aconteça. 

     

    Halo 46º: a formação do halo 46º é bastante similar à do halo de 22º. Os cristais devem ter orientações aleatórias na nuvem, da mesma forma que o halo de 22º. Assim, na realidade, o halo 46º estará quase sempre presente quando houver o de 22º, mas raramente ele é visto. Um dos motivos é que pode não haver nuvem onde o halo deveria estar, mas o principal motivo é que esse halo é mais largo que o de 22º, fazendo com que suas cores se espalhem mais, deixando-o mais fraco. Além disso, há um número menor de cristais contribuindo para a formação desse halo, se comparado ao de 22º.

    Nuvens Altostratus

    são nuvens com camadas cinzentas ou azuladas, como um véu ou lençol fibroso estendido sobre uma área imensa; muitas vezes são associadas a Altocumulus. São compostas por gotículas de água e cristais de gelo. Não formam halos, encobrem o Sol e a Lua e podem provocar precipitação leve e contínua. Em algumas partes podem ser finas a ponto de o Sol ser visto, como através de um vidro fosco.

     

    Formam-se em massas de ar estável, quando no local onde se formam a umidade é moderada e a temperatura é relativamente alta. Anunciam frequentemente a chegada de uma frente quente e podem ser acompanhadas de alguns chuviscos. Às vezes, Cirrostratus mais espessas são confundidas com Altostratus, mas as Cirrostratus são suficientemente translúcidas para permitem a penetração da luz do Sol ou da Lua, e as Altostratus não produzem o efeito de halo, observado nas Cirrostratus.

    FONTE: https://tempojoaopessoa.jimdo.com/nuvens/altostratus/

    BONS ESTUDOS