SóProvas


ID
837211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca do dimensionamento do concreto armado, julgue os itens que se seguem.

A fim de evitar alta concentração de ferragem, devem-se estabelecer valores máximos para armaduras longitudinais, uma vez que a taxa excessiva de ferragem pode comprometer o adensamento e a compactação do concreto.

Alternativas
Comentários
  • Na NBR 6118 há três disposições referentes a pergunta:

    7.5 Detalhamento das armaduras 

    7.5.1 As barras devem ser dispostas dentro do componente ou elemento estrutural, de modo a permitir e facilitar a boa qualidade das operações de lançamento e adensamento do concreto. 

    7.5.2 Para garantir um bom adensamento é vital prever no detalhamento da disposição das armaduras espaço suficiente para entrada da agulha do vibrador. 

    _________________________________________________________________________________________________________

    18.2 Disposições gerais relativas às armaduras

    18.2 Arranjo das armaduras

    O arranjo d aduras deve atender não só à sua função estrutural como também às condições adequadas de execução, particularmente com relação ao lançamento e ao adensamento do concreto.

    Os espaços devem ser projetados para a introdução do vibrador e de modo a impedir a segregação dos agregados e a ocorrência de vazios no interior do elemento estrutural. 

    _________________________________________________________________________________________________________

    18.4.2 Armaduras longitudinais 

    O espaçamento máximo entre eixos das barras, ou de centros de feixes de barras, deve ser menor ou igual a duas vezes a menor dimensão da seção no trecho considerado, sem exceder 400 mm. 

  • Correto, além disso, por se tratar se materiais diferentes, prejudica na aderência e é causa de fissuras. Um exemplo disso é em pilares superarmados, quando ocorre o transpasse nas esperas, a área de aço dobra.

  • Sim, por exemplo a armadura longitudinal maxima de pilar é 8%