SóProvas


ID
837466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere às soluções de segurança em infraestrutura de TI, julgue o item abaixo.

A IETF (Internet engineering task force) criou uma extensão do uso atual do DNS, denominado DNSSEC, que autentica as informações do DNS e garante a veracidade e integridade dessas informações. No Brasil, o registro .br é o responsável pela administração dos domínios .br, dependendo sua adoção de cada top level domain.

Alternativas
Comentários
  • Complemento.

     Segundo o Registro.BR,"DNSSEC é um padrão internacional que estende a tecnologia DNS. DNSSEC adiciona um sistema de resolução de nomes mais seguro, reduzindo o risco de manipulação de dados e informações, pois garante autenticidade e integridade ao sistema DNS. O mecanismo utilizado pelo DNSSEC é baseado na tecnologia de criptografia de chaves públicas."

     Segundo o Registro.BR,"O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Também executamos o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no país"

    Bibliografia:

    http://registro.br/tecnologia/dnssec.html?secao=dnssec&item=dnssec-104

    http://registro.br/sobre/


  • Segundo TANENBAUM, ANDREW, 4ed (606pg) Em termos conceituais, o DNSsec é extremamente simples. Ele se baseia na criptografia de chave pública. Cada zona DNS (no sentido da Figura 7.4) tem um par chave pública/chave privada. Todas

    as informações enviadas por um servidor DNS são assinadas com a chave privada da zona deorigem, de forma que o receptor possa verificar sua autenticidade. O DNSsec oferece três serviços fundamentais:

    1. Prova de onde os dados se originaram. 2. Distribuição de chave pública. 3. Autenticação de transação e solicitação.

  • Gabarito Certo

    DNSSEC é um padrão internacional que estende a tecnologia DNS. DNSSEC adiciona um sistema de resolução de nomes mais seguro, reduzindo o risco de manipulação de dados e informações, pois garante autenticidade e integridade ao sistema DNS. O mecanismo utilizado pelo DNSSEC é baseado na tecnologia de criptografia de chaves públicas.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !