SóProvas


ID
837469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da investigação computacional, das ameaças a servidores e a estações de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Um ataque CSS (cross-site scripting) permite que conteúdos scripts em uma zona sem privilégio sejam executados com permissão de uma zona privilegiada, ou seja, que se alterem os privilégios no cliente (web browser) ao se executar o script.

Alternativas
Comentários
  • Cross Scripting (ataque de CSS): consiste em explorar falhas de aplicações web para inserir nessas aplicações determinados tipos de códigos que serão executados no lado cliente.

  • Segundo o GUIA OWASP,"A3 -Cross-Site Scripting(XSS): Falhas XSS ocorrem sempre que uma aplicação recebe dados não confiáveis e os envia ao navegador sem validação ou filtro adequados. XSS permite aos atacantes executarem scripts no navegador da vítima que podem “sequestrar” sessões do usuário, desfigurar sites, ou redirecionar o usuário para sites maliciosos."

    Bibliografia:

    GUIA OWASP top 10- 2013- Os dez riscos de segurança mais  críticos em aplicações Web


  • Gabarito Certo

    Cross-site scripting (XSS) é um tipo de vulnerabilidade do sistema de segurança de um computador, encontrado normalmente em aplicações web que activam ataques maliciosos ao injectarem client-side script dentro das páginas web vistas por outros usuários. Um script de exploração de vulnerabilidade cross-site pode ser usado pelos atacantes para escapar aos controles de acesso que usam a política de mesma origem.

    Através de um XSS, o hacker injeta códigos JavaScript em um campo texto de uma página já existente e este JavaScript é apresentado para outros usuários, porque persiste na página.

    Exemplo de ataque: Imaginem que o cracker insira, em um fórum de um website alvo de ataque, um texto que contenha um trecho de JavaScript. Este JavaScript poderia, por exemplo, simular a página de login do site, capturar os valores digitados e enviá-los a um site que os armazene.

    Quando o texto do fórum for apresentado a outros usuários, um site atacado pelo XSS exibirá o trecho de JavaScript digitado anteriormente nos browsers de todos os outros usuários, provocando a brecha de ataque.

    O invasor envia um script para o servidor: