-
O conceito de elasticidade renda da demanda nos diz que, dada uma variação percentual na renda, o consumo de determinado bem também varia (em termos percentuais).
Um bem pode ser normal ou inferior: se for normal, seu consumo aumentará quando a renda aumentar. Se for inferior, seu consumo diminuirá quando a renda aumentar.
Como o sinal da elasticidade-renda da demanda depende do tipo de bem, na avaliação de um bem normal, a elasticidade será negativa.
A primeira parte da questão está correta. Como foi dito, o sinal depende de o bem ser normal ou inferior. Entretanto, no caso de um bem normal, a elasticidade será POSITIVA, uma vez que o aumento na renda gera AUMENTO no consumo do bem. Portanto, questão errada.
-
A elasticidade-renda da demanda mede a sensibilidade da demanda a mudanças de renda e pode ser calculda segundo a fórmula:
Erd= % variação quantidade/ % variação renda
Sendo assim, para o bem normal, a medida que a renda aumenta, aumenta também a demanda e dessa forma não há que se falar em elasticidade negativa.
Bons estudos!!
-
Olá,
Caros colegas, tenho uma dúvida em relação ao comentário de vocês.
Com base na questão, no caso de uma diminuição de renda, na avaliação de um bem normal, a elasticidade continuará com sinal positivo?
Desculpem-me pela trivialidade da pergunta, mas tenho muitos embargos com microeconomia.
Um abraço.
-
Dizza
O seu questionamento faz sentido... Vou tentar ajudá-la com o meu restrito conhecimento em Micro.
Até onde eu sei o sinal da equação acima exposta se relaciona com a contrariedade dos elementos... para ser mais claro.
Bem normal: Renda sobe (+) e demanda sobe (+), que quer dizer que o consumo segue o ritmo da renda, se renda sobe o consumo sobe, se renda cai o consumo cai.
Bem inferior: Renda sobe (+) e demanda cai (-), ou seja, eles são inversos (o sinal de negativo representa justamente essa relação inversa entre os elementos).
Espero ter te ajudado...
-
Muito obrigada pelo auxílio, Kcio, você realmente me ajudou 100%. Um grande abraço!
-
(Elasticidade preço da demanda)
E > 1 = Demanda elástica em relação ao seu preço
E < 1 = Demanda inelástica em relação ao seu preço
E = 1 = Demanda unitária em relação ao seu preço RT é máxima.
(Elasticidade renda da demanda)
E > 1 Bem superior
0 < E ≤ 1 Bem normal
E < 0 Bem inferior
(Elasticidade preço-cruzado da demanda)
E > 0 Bens Substitutos
E < 0 Complementares
E = 0 Bens Independentes
-
Se a elasticidade-renda for menor que 1 e positiva o bem é inelastico a renda. Se for maior que 1 e positivo o bem é elástico a renda. Se for negativo o bem é considerado inferior, ou seja, aumentos de renda geram redução na quantidade demandada, normalmente devido a substituição por outros bens. Por exemplo a carne de segunda, um aumento da renda gera uma redução de demanda via substituição da carne de segunda por outra de melhor qualidade.
-
Elasticidade preço da demanda (uma variação percentual da quantidade em função do preço) é negativa, apenas bens de Giffen será positiva (Além disso, seu efeito renda é maior que o substituição e infinidamente inelástica - Um detalhe para apreender);
Já a Elasticidade renda da demanda (uma variação percentual da quantidade em função da renda) irá depender do tipo de bem.
# Para o bem normal é positiva;
# Para o bem inferior é negativa;
A Elasticidade cruzada da demanda será positiva para bens substituto e negativa para complementares;
Enquanto, a Elasticidade preço da oferta é sempre positiva.
-
Renda aumenta, consumo aumenta
-
A elasticidade-renda da demanda corresponde à
porcentagem de variação na quantidade demandada de um bem que resulta de um
aumento de 1% na renda do consumidor. No caso de bens normais, a demanda
aumenta quando a renda agregada se eleva, elasticidade renda positiva,
diversamente, no caso de bens inferiores a demanda diminui quando a renda
agregada se eleva, elasticidade renda negativa.
Portanto, a questão trocou a palavra positiva por
negativa, reescrevendo a questão, temos: como o sinal da elasticidade-renda da demanda
depende do tipo de bem, na avaliação de um bem normal, a elasticidade será
POSITIVA.
Gabarito: Errado.
-
Quando houver uma variação na renda do consumidor. Normalmente quando se tem um aumento na renda espera-se que haja um aumento na quantidade procurada de qualquer bem
-
Gab: Errado
Se a elasticidade-renda da demanda (Erd) for:
1) Positiva --> o bem é normal (Quando a renda aumenta, a demanda aumenta) (ex: quanto mais eu ganhar, mais eu comprarei carne de primeira)
2) Negativa --> o bem é inferior (Quando a renda aumenta, a demanda diminui) (ex: quanto mais eu ganhar, menos eu comprarei carne de segunda)
-
De fato, o sinal da elasticidade-renda da demanda depende do tipo de bem, afinal ela mede a variação percentual da quantidade demandada em relação à variação percentual da renda do consumidor.
Como bens normais são aqueles cuja demanda aumenta quando a renda sobe e cai quando a renda cai, então, para bens normais, temos uma relação direta.
Logo, a elasticidade-renda da demanda para bens normais será positiva porque as variações ocorrem no mesmo sentido, e não negativa como a questão afirmou.
Resposta: E
-
Como o sinal da elasticidade-renda da demanda depende do tipo de bem, na avaliação de um bem INFERIOR, a elasticidade será negativa.
-
A elasticidade-renda da demanda: corresponde à porcentagem de variação na quantidade demandada de um bem que resulta de um aumento de 1% na renda do consumidor.
Bens normais: a demanda aumenta quando a renda agregada se eleva, elasticidade renda positiva.
Bens inferiores: a demanda diminui quando a renda agregada se eleva, elasticidade renda negativa.
-
Para um bem normal a elasticidade será positiva pois, quanto mais a renda aumentar mais ele irá demandar aquele bem (bem normal). Note-se que essa demanda pode aumentar até determinado ponto do aumento da renda.