-
Questão correta. Quando se utiliza a hipótese de "ceteris paribus", ou seja, mantendo-se outras variáveis constantes, entendemos que mantêm-se constantes a quantidade demandada, os custos, a concorrência, as elasticidades, etc. Todos os fatores que poderiam minar a lucratividade da empresa por causa do aumento do preço NÃO VARIAM. Assim, o aumento no preço é traduzido em lucro adicional sem que haja quaisquer obstáculos para auferi-lo.
-
Item certo
Oferta: quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo.
A quantidade ofertada aumenta quando o preço de mercado aumenta, mantidos constantes os demais
fatores que afetam a quantidade ofertada. Consequentemente os produtos produzem mais e eleva o lucro da empresa.
-
Correta questão.
-
A primeira parte da
questão está corretíssima, uma boa definição da curva de oferta, a curva de oferta
mostra uma relação entre os preços e o desejo de produzir bens e serviços, ceteris
paribus (tudo mais constante). Na segunda parte da afirmativa, mantendo-se outras variáveis
constantes, o aumento no preço de mercado do bem tende a elevar o lucro das
empresas, também está correta, já que os fatores que poderiam reduzir o lucro
da empresa estão mantidos constantes. Logo, o incremento no preço é transformado
em aumento de lucro.
Gabarito:
Correto.
-
Considerando coeteris paribus que significa: todo restante permanece constante. Na curva de Oferta existe uma relação direta.
-
Correto.
Na curva de oferta o aumento de preço aumentará a quantidade produzida(diretamente proporcional).
Este é o lado do empresário. Quando falamos em curva da oferta, pense como tal.
"Se vc fosse um empresário e notasse que vender batatas tá dando muito lucro pelo seu preço alto. Você venderia pouco ou muito?"
-
QUESTÃO CERTA.
CURVA DE OFERTA - É positivamente inclinada, o que significa que há uma relação direta entre quantidade ofertada e preço.
CURVA DE DEMANDA. É negativamente inclinada, decrescente, descendente ou com inclinação para baixo. O normal é que a demanda de um bem varie inversamente com o preço de um bem. EXCEÇÃO: o bem de Giffen tem uma relação direta entre preço e quantidade.
-
Gabarito: CERTO
Na curva de oferta, a relação entre preço e quantidade ofertada é DIRETA, e quem dita a oferta são os produtores e não mais os consumidores. Do ponto de vista dos produtores, quanto maior for o preço de um bem melhor será. Dessa forma, o aumento no preço de mercado do bem tende a elevar o lucro das empresas.
-
É isso mesmo!
A curva de oferta mostra a intenção de ofertar para cada preço. Quanto maior o preço do bem que a empresa vende, maior a chance dela obter lucro. Ou seja, como o lucro da empresa varia diretamente com o preço do bem que oferta, a afirmação está perfeita.
Resposta: C
-
Desculpem minha ignorância, mas se o ofertante aumentar o preço de forma brusca e injusta, a lógica não seria ele vender menos? Fiquei na dúvida a respeito disto. Obrigado.
-
Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos
18/12/2019 às 18:23
É isso mesmo!
A curva de oferta mostra a intenção de ofertar para cada preço. Quanto maior o preço do bem que a empresa vende, maior a chance dela obter lucro. Ou seja, como o lucro da empresa varia diretamente com o preço do bem que oferta, a afirmação está perfeita.
Resposta: C