SóProvas


ID
838969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à oferta do produtor, julgue os itens a seguir.


A expectativa de elevação futura do preço de certo bem ou serviço pode implicar a redução da oferta desse bem no presente e, assim, deslocar a curva de oferta.

Alternativas
Comentários
  • Correta. O jeito mais fácil de visualizar isso é se colocando no lugar das grandes empresas de petróleo. Boa parte da sua estratégia de preços e vendas tem base na expectativa de preços futuros. Com a eventual escassez do petróleo, a empresa que for capaz de manter um estoque razoável quando todas as outras tiverem esgotado os seus provavelmente fará fortuna, uma vez que serão as únicas fornecedoras, fazendo valer a regra do monopólio (lucros extraordinários). Assim, dependendo da expectativa de preço futuro (que, nesse caso, quase sempre é muito alta), as empresas podem optar por vender menos no presente. Aliás, parte do preço atual de um barril de petróleo leva em conta justamente esse custo de oportunidade  de não vender no futuro para vender agora.
  • Complementando o comentário acima...
    Dentre outros fatores que podem alterar a curva de oferta (assim como tecnologia empregada, preço dos insumos e outros) temos as expectativas.

    Abs.
  • Raciocinei da seguinte forma, não sei se está correto:

    É certo que as empresas ofertam mais conforme os preços são maiores. Pois bem, se há uma expectativa de elevação futura do preço de certo bem, é certo que as empresas irão reduzir a oferta de bens no presente, considerando que no futuro elas ofertarão mais bens quando o preço se elevar. Pontanto, no momento presente a oferta é reduzida e a curva deslocada para esquerda. No futuro a oferta será aumentada, o que deslocará a curva para direita. 

  • Pequeno adendo: Observe o caso do mercado financeiro. Algumas açoes são seguradas (para a venda) sob a expectativa de que seus preços aumentarão no futuro.
  • Mas vejam. Nem sempre as análises feitas pelos colegas acima valem. No caso da produção de itens de venda, como celulares por exemplo, a expectativa de aumento de preço leva a um aumento de produção, deslocando a cuva de oferta para a direita.
    Por isso, a questão trouxe a palavra "pode", pois há casos que há redução de oferta, como no caso do Petróleo, ou Algueis. Mas há casos que há o aumento da produção.
  • O que me deixou na dúvida quanto a corretude desta questão foi foi a frase final "deslocar a curva de oferta". Bem, é fato que o ínicio da questão é verdadeiro pelos motivos já comentados pelos colegas. Mas, no meu entendimento quando se fala em redução de oferta (quantidade ofertada) e elevação de preço, ao pensarmos na curva de oferta, há somente uma navegação sobre a curva e não um deslocamento da curva como a frase final me fez entender. Uma vez que os elementos que fazem a curva deslocar são outros (já citados nos comentários anteriores) diferentes de preço e quantidade. Alguém poderia corrigir o meu entendimento?
  • Eu também tive o mesmo entendimento seu  Hederson, mas pensando melhor mudei meu entendimento.

    - Fatores intrínsecos = desloca ao longo da curva
    - Fatores extrínsecos = desloca a curva

    Pensei que a expectativa de elevação futura do preço fosse um fator intrínseco, mas, na realidade, é um fator extrínseco. A expectativa é um fator ambiental que a empresa não consegue controlar.



  • Não sou economista... mas achei interessante levar em consideração o estoque. 
    Realmente, se eu vendo hoje, a um preço menor, eu estou incorrendo em um custo de oportunidade (na verdade, deixando de investir)! Visto que posso vender o mesmo produto depois, por um preço maior. Então haverá um deslocamento para esquerda (vou estocar) e depois para a direita (vou vender meu estoque, já que o preço aumentou).
    O  vendedor de celular pode até aumentar sua produção, mas se ele continuar vendendo em vez de estocar, ele não estará maximizando seus lucros! 
  • Itens mais caros podem ser menos demandados, como no caso dos bens substitutos, onde o aumento do preço de um refrigerante "A" provoca a diminuição da sua demanda e o aumento da procura por um refrigerante "B" que permaneceu seu preço inalterado("coeteris paribus"), por exemplo. Assim, a EXPECTATIVA de elevação futura do preço de certo bem ou serviço pode refletir na diminuição da sua demanda (procura). Bens pouco demandados tem sua produção (oferta) diminuída. Dessa forma, a diminuição da oferta implica o deslocamento de toda a curva.

    Observação: alterações no PREÇO do item provocam deslocamentos NA (ao longo da, sobre a) curva da demanda, enquanto quaisquer outras alterações que não sejam de preço provocam o deslocamento DA (de toda a) curva da demanda para a direita ou esquerda, a depender do caso.

  • Vou procurar explicar...sem usar o economês......A assertiva está CORRETA....pois como os produtores querem ganhar dinheiro...se eles tiverem a expectativa de que o preço irá aumentar no futuro....eles vão diminuir a oferta no presente (quando o preço está mais barato) para aumentar a oferta no futuro (quando o produto estará mais caro e o produtor, assim, irá AUMENTAR O SEU LUCRO)...
    Espero ter ajudado....pax et bonun
  • Mudança de expectativa de preços -> Refere-se ao preço no do futuro.


    Quando mudamos as expectativas, alteramos o comportamento e isso desloca a curva como um todo.


    Ou seja: 

    As expectativas refletem em deslocamento DA curva

  • Para facilmente entender: Se o preço vai aumentar amanha por que vender hoje? ou seja ninguém vai querer vender, reduzindo a oferta. 

  • Gab: C. 
    Deslocamento AO LONGO da curva: Preço do bem.
    Deslocamento DA curva: Preços dos insumos; tecnologia; expectativas.

    No caso da questão, como há expectativa de aumento de preço no futuro, o produtor irá guardar o produto agora para ofertá-lo no futuro e assim ter mais lucro. Isso acontece muito com produtores de soja.

  • A melhor explicação é do GOKU.

  • A expectativa, também, é uma variável que afeta a oferta, fator de deslocamento. Se o produtor acreditar, tiver a expectativa, que haverá aumento no preço do produto, no futuro, poderá reter o fornecimento atual do produto, no intuito de aproveitar preços mais altos no futuro. Nessas condições, a oferta no presente sofrerá uma redução, por isso a curva da oferta desloca-se para a esquerda.

    Gabarito: Correto.

  • No que diz respeito à oferta do produtor, julgue os itens a seguir.

    Você é o Ofertante
     

    A redução da oferta está relacionada com a ideia de estocar o bem ou serviço no presente e quando o preço aumentar, ai sim você coloca pra vender tudo que tem.

    Ex:

    Você acabou de colher 1000 sacas de milho com o valor 10$ unid.

    Com a expectativa futura do aumento do preço do milho, você estoca todo milho que tem ( reduzindo a oferta no presente ) 

    e quando o preço subir você volta a vender.

  • QUESTÃO CERTA.

    ALGUNS FATORES QUE DESLOCAM A CURVA : Expectativas dos consumidores (quanto à renda, aos preços futuros e à disponibilidade futura de bens); Mudança no número de consumidores no mercado; Mudanças Demográficas e Climáticas. Deslocamento DA curva.

    EXEMPLO: SE O PILANTRA DA JBS SABE QUE O PREÇO DAS CARNES VAI SUBIR O QUE ELE VAI FAZER??? VAI ESTOCAR A CARNE, JOGAR UM PRODUTO PARA CAMUFLAR AS CARNES VENCIDAS, TROCAR ALGUNS ROTULOS, PAGAR PROPINA A FISCALIZAÇÃO E DEPOIS DISSO VENDER SUA CARNE FUTURAMENTE MAIS CARA LUCRANDO MUITO MAIS MUITO... RESUMINDO: VAI FALTAR CARNE NO MERCADO SEU PREÇO VAI SUBIR PORQUE A PRUCURA SERÁ MUITA É A DEMANDA POUCA. 

  • Desloca para a esquerda, isso né?

  • Quanto mais caro o bem, mais as pessoas vão optar por lazer, reduzindo a oferta, deslocando para a esquerda a curva

    Preço aumenta: Curva da demanda para a direita, Curva da oferta para a esquerda

  • Muito esquisito o gabarito. A expectativa de aumento do preço AUMENTA a oferta. Se você é um agricultor por exemplo, e se espalha a notícia de que o preço de tomate vai aumentar absurdamente, você vai plantar o que? Exceção a isso são os bens de Giffen, foi a única alternativa lógica que vi que pudesse justificar o gabarito.  Estes se comportam de forma contrária à esperada.

  • Gab: Certo

     

    Galera, de maneira bem simples, é o seguinte:

    Em meio a uma previsão de aumento de preços (ex: o botijão de gás dobrará de preço), duas coisas podem acontecer:

    1. Para o consumidor: Se estou vendo que o preço irá dobrar, vou procurar comprar logo antes que aumente, para aproveitar o menor preço.

    2. Para o vendedor: Se estou vendo que o preço irá dobrar, farei o máximo para que você não consiga comprar agora enquanto o preço está baixo, visando que você seja obrigado a comprar na época de alta de preços.

     

    Logo, é natural que a oferta tende a diminuir em face a uma previsão de elevação dos preços, pois o produtor quer mais é que você se ferre e compre tudo quando os preços estiverem lá em cima.

  • Acertei pensando na alta dos preços dos combústíveis e a greve dos caminhoneiros. Subiram o Preço e, assim, diminuíram a oferta.

  • Se há a expectativa de elevação do preço do bem no futuro, as empresas tendem a acumular estoques para poder elevar a oferta futura, quando o preço estará mais alto. Ou seja, ela deixa de vender mais barato agora, para vender mais caro no futuro.

              Desta forma, a oferta se contrai no presente.

              Isso é representado por um deslocamento da curva de oferta para a esquerda:

    Resposta: C

  • q matéria subjetiva do c@***

  • 2012 Teve qual prova? Galera comentava Economia em peso nesse tempo.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    De fato, ao esperar por um aumento nos preços no futuro, os produtores poderão reduzir a oferta no presente de forma a formar estoques a serem vendidos lá na frente, quando os preços estiverem maiores. 

    Portanto, a curva de oferta (do presente) será deslocada para a esquerda. 

  • Os produtores segurarão os estoques para serem vendidos posteriormente (por um preço mais elevado). O resultado é a diminuição dos estoques no presente. Como é uma variável exógena acaba deslocando A curva de oferta.

  • De fato, ao esperar por um aumento nos preços no futuro, os produtores poderão reduzir a oferta no presente de forma a formar estoques a serem vendidos lá na frente, quando os preços estiverem maiores.

    Portanto, a curva de oferta (do presente) será deslocada para a esquerda.

  • De fato, ao esperar por um aumento nos preços no futuro, os produtores poderão reduzir a

    oferta no presente de forma a formar estoques a serem vendidos lá na frente, quando os

    preços estiverem maiores.

    Portanto, a curva de oferta (do presente) será deslocada para a esquerda.

    Gabarito: Certo

  • De fato, ao esperar por um aumento nos preços no futuro, os produtores poderão reduzir a oferta no presente de forma a formar estoques a serem vendidos lá na frente, quando os preços estiverem maiores.

    Portanto, a curva de oferta (do presente) será deslocada para a esquerda.

    Gabarito: Certo