SóProvas


ID
839017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da teoria macroeconômica, julgue os itens subsequentes.


Em um pequeno país com regime de câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais, uma política monetária contracionista provoca redução do estoque de moeda estrangeira em poder do Banco Central.

Alternativas
Comentários
  • "Em um pequeno país com regime de câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais, uma política monetária contracionista provoca redução do estoque de moeda estrangeira em poder do Banco Central".
    Vamos no passo-a-passo:
    1) O governo adota uma política monetária contracionista (por exemplo, aumento dos depósitos compulsórios). Isso desloca a curva LM para a ESQUERDA, consequentemente elevando a taxa de juros.
    2) No mercado de câmbio, os juros mais altos atraem uma enxurrada de moeda estrangeira, que vem atrás dos juros altos para remunerar seu capital (lembre-se de que há perfeita mobilidade de capitais. Se ficar mais vantajoso investir aqui do que no exterior, o dinheiro virá "correndo"). 
    3) Entretanto, como o câmbio é fixo, o governo vai se ver obrigado a COMPRAR toda essa moeda estrangeira excedente. Caso contrário, o câmbio vai se valorizar (lembre-se de que o aumento de moeda estrangeira faz dela mais abundante, ou seja, com menos valor relativo. Consequentemente, a moeda nacional se valoriza).
    4) Quando o governo compra moeda estrangeira, ele paga com moeda nacional para adquirir moeda estrangeira. Consequentemente, está AUMENTANDO seu estoque de moeda estrangeira. 
    Assertiva errada.
  • MAs lembre-se que quando há perfeita mobilidade de capitais a LM é horizontal. A analise permanece a mesma, porém sem o "tal" deslocamento da LM. Concorda?
  • Karla, quando há perfeita mobilidade de capitais, a BP é horizontal. A curva LM continua se deslocando.
  • Política Monetária Contracionista:

        1 - reduzirá a quantidade de moeda em poder do público
        2 - Se diminui a oferta de moeda no mercado, então o valor da moeda aumenta --> aumento da taxa de juros
        3 - O aumento da taxa de juros interna do país irá atrair investimento externo --> entrada de dólares no mercado nacional --> aumento de dólares da reserva do Banco Central
       
  • Só um detalhe que parece que foi esquecido pelos demais colegas. 
    Em uma economia aberta de pequeno porte com perfeita mobilidade do capital há o pressuposto de que a taxa de juros nessa economia, r, é sempre determinada pela taxa de juros internacional, r*. Pressupõe-se que a taxa de juros seja determinada de maneira exógena pelo fato de a economia do país ser suficientemente pequena em relação ao mercado internacional. O fluxo internacional de capital é rápido o suficiente para manter a taxa de juros interna sempre igual à taxa de juros internacional.
  • Política monetária não é eficaz em uma país com câmbio fixo. Acompanhe o raciocínio:

    Política monetária contracionista > aumento da taxa interna de juros > entrada de capitais estrangeiros > desvalorização do dólar > valorização do real > pra manter o câmbio fixo, o Banco Central irá comprar dólares e entregar reais > mais oferta de moeda nacional -> curva LM volta à sua posição inicial.
  • FIFI - fixo func política fiscal

    FLUMO - fluxo func política monetária

  • Com o aumento da taxa de juros haverá entrada de capitais estrangeiros na economia. Uma vez que houve um aumento da oferta de moeda estrangeira e o câmbio é fixo, o Bacen deverá atuar no sentido de "enxugar" esses dólares em excesso no mercado. Sendo assim, AUMENTARÁ suas reservas e não o contrário.

  • ERRADO.

    No caso de uma política monetária CONTRACIONISTA, ocorre a seguinte cadeia de eventos:

    1o. ) O governo REDUZ O ESTOQUE DE MOEDA na economia (pois a política é CONTRACIONISTA)

    2o.) Com MENOR ESTOQUE DE MOEDA, a moeda torna-se mais "cara", isto é, OS JUROS AUMENTAM

    3o.) Com um AUMENTO DE JUROS, e dada a PERFEITA MOBILIDADE DE CAPITAIS, os investidores internacionais sentem-se atraídos a trazer seus recursos para o país. 

    4o. ) Conclusão: com mais capital estrangeiro no Brasil, o ESTOQUE DE MOEDA AUMENTA NOVAMENTE, DESFAZENDO O EFEITO INICIAL DA REDUÇÃO PROPOSTA PELO GOVERNO.

    Portanto, no câmbio fixo, a política monetária é ineficaz.

  • Errado!

    Ao praticar uma contração monetária, o Banco Central eleva a taxa de juros, o que atrai capitais internacionais, elevando a oferta de moeda estrangeira e pressionando o câmbio por valorização.

    Para conter essa valorização da moeda local, o Banco Central compra este “excesso” de moeda estrangeira no mercado cambial, comprando dólares e vendendo R$, o que aumenta a oferta monetária.

    Isso faz com que a oferta de moeda volte ao patamar inicial, mas note que as reservas internacionais aumentaram neste processo.

    Resposta: E

  • Ao praticar uma contração monetária, o Banco Central eleva a taxa de juros, o que atrai capitais internacionais, elevando a oferta de moeda estrangeira e pressionando o câmbio por valorização.

    Para conter essa valorização da moeda local, o Banco Central compra este “excesso” de moeda estrangeira no mercado cambial, comprando dólares e vendendo R$, o que aumenta a oferta monetária.

    Isso faz com que a oferta de moeda volte ao patamar inicial, mas note que as reservas internacionais aumentaram neste processo.