SóProvas


ID
83947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na fa se atual de globalização do espaço econômico, o estudo da
economia internacional é crucia l p ara a inserção adequada no
cenário mundial. Considerando as noções básicas da teoria
econômica internacional, julgue os itens a seguir

Em economias pequenas, cuja taxa de câmbio é fl u tuante, as políticas fiscais são particularmente eficazes, porque a expansão das despesas públicas, ao reduzir a taxa de câmbio, contrai as importações e aumenta a produção doméstica.

Alternativas
Comentários
  •  Errada, Creio que seja porque no "câmbio flutuante com política monetária expansionista a política fiscal não funciona, só é eficaz  no caso de cambio fixo com política fiscal expansionista".
  • Está errado pois ao reduzir a taxa de câmbio, tornamos o produto estrangeiro mais barato e EXPANDIMOS a importação e retraímos a exportação - já que o produto doméstico torna-se mais caro. Este fato, então, reduziria a produção doméstica
  • Surgiu uma dúvida com o comentário do colega acima: reduzir a taxa de câmbio significa que a moeda nacional ficou mais forte perante as estrangeiras? Obrigado.
  • Acredito que sua questão deve partir de outra: a política adotada é de câmbio fixo ou flutuante? A desvalorização da moeda estrangeira pode ser reflexo de vários fatores, dentre eles o fortalecimento da moeda local. Nesse caso, cita-se fatores de mercado. Encare a moeda como mercadoria para compreende-la no que influi na taxa de câmbio (considerando, obviamente, a política de câmbio flutuante).
  • Prezados colegas,

    A questão afirma que a economia é PEQUENA- e isso faz uma grande diferença- logo qualquer que seja a política interna (não importa se é fiscal ou monetária) NÃO vai afetar a taxa de cambio.

    Pense no impacto que a entrada de um bodequeiro vai ter nos preços de um grande supermercado. Não é piada.
  • Como então eu poderia definir taxa de câmbio? Seria quanto é cobrado, em percentual, pela negocição de troca de títulos estrangeiros...
  • Oi Pessoal, acredito que é o seguinte:

    Questão: Em economias pequenas (= perfeita mobilidade de capital), cuja taxa de câmbio é flutuante, as políticas fiscais são particularmente eficazes, porque a expansão das despesas públicas, ao reduzir a taxa de câmbio, contrai as importações e aumenta a produção doméstica.

    Temos o seguinte cenário: Perfeita mobilidade + Câmbio Flutuante.
    Nesse caso uma política fiscal expansionista não teria efeito nenhum, isso porque quando fizer a política fiscal a IS vai para a direita, ficando em um ponto em que se tem um superávit no Balanço de Pagamento. Com superávit no BP (entra mais dólar que sai) a taxa de câmbio se aprecia, o real fica mais forte o que aumenta as importações. Pelo aumento das importações a IS desloca novamente para a esquerda, anulando o efeito da expansão anterior.
  • Acho que entendi, ou seja, reduzir a taxa de cambio é o mesmo que apreciar a moeda local em face da moeda estrangeira tendo impacto no comércio.
  • Tem comentários errados aqui. A política fiscal expansionista aumenta a taxa de câmbio, e não reduz como disseram. Lembrando que aumentar a taxa de câmbio significa desvalorizar a moeda, pois aqui no Brasil utilizamos o padrão Real/Dólar.

  • O erro da questão está no final:

    Numa política fiscal expansionista (expansão de G), há uma redução da poupança do governo. Logo, há uma pressão para aumento da taxa de juros. Isso atrairá capitais internacionais, pressionando para valorização do câmbio (= redução da taxa de câmbio). Quando a taxa de câmbio cai, o dólar fica mais barato e isso AUMENTA as importações, e, consequentemente (economias pequenas são ainda mais sensíveis) diminui a produção doméstica.

  • CUIDADO! Cheio de comentários errados aqui.

    A questão está completamente errada, pela lógica da Curva IS-LM-BP (Modelo de Mundell-Fleming). Veja:

    1- Expansão de despesa pública = Política Fiscal expansiva = Curva IS desloca para cima e para direita = aumenta taxa de juros.

    2- Como a taxa de câmbio é flutuante, a curva de apoio cambial decrescente. Com isso, se taxa de juros aumenta, a taxa de câmbio cai.

    3- Como a taxa de câmbio cai, a moeda VALORIZA = contrai exportações e expande importações.

  • Em economias pequenas, cuja taxa de câmbio é flutuante, as políticas fiscais são particularmente eficazes, POUCA OU NENHUMA EFICÁCIA (POLÍTICA FISCAL TEM HAVER COM CÂMBIO FIXO) porque a expansão das despesas públicas POR EXEMPLO COMPRAR TÍTULOS PÚBLICOS (INJETAR DINEHIRO NO MERCADO), ao reduzir a taxa de câmbio A INJEÇÃO DE DINHEIRO DESVALORIZA A MOEDA INTERNA (DOLAR MAIS CARO), contrai as importações DE FATO COM A MOEDA DESVALORIZADA HÁ UMA CONTRAÇÃO DAS IMPORTAÇÕES e aumenta a produção doméstica MAS A GRANDE CIRCULAÇÃO DE MOEDA PODE AUMENTAR A PRODUÇÃO DOMÉSTICA SIM. Portanto acredito que o erro esteja no câmbio versos política adotada. Se eu estiver errado perdoe-me por tomar seu precioso tempo.