SóProvas


ID
840121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de preservação e conservação de documentos de arquivo,
julgue os itens subsecutivos.

Silking é o método de combate a insetos mais recomendado para a conservação e a preservação de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.

    Silking é um métodos de restauração

      Esse método utiliza tecido de grande durabilidade, mas devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades ermanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelosSilking Esse método utiliza tecido de grande durabilidade, mas devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria-prima é de alto custo.
    Bons estudos
  • Errado. O método Silking utiliza alguns materiais a base de amido o que propicia o ataque de alguns insetos que se alimentam desta substância..
  • Assertiva errada

    Silking – Este método utiliza tecido – crepeline ou museline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos são poucos prejudicados, é no entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria prima é de alto custo.
  • O melhordos métodos de combate aos insetos, de desinfestação, é a FUMIGAÇÃO.
  • Questao ERRADA. A desinfestacao e uma das tecnicas de conservacao corretiva e nela encontramos a tecnica de fumigacao que consiste em submeter o documento infestado a produtos quimicos capazes de eliminar os insetos mesmo quando no estagio de larvas.

  • Para complementar a questão segue a abordagem adotada pela Marilena Paes, em seu livro arquivo teoria e prática,  páginas 142 a 144.

    OPERAÇÕES DE CONSERVAÇÃO

    1) DESINFESTAÇÃO: O método de combate aos insetos mais eficiente é a fumigação. Esse processo consiste em introduzir os documentos na câmara, onde se faz o vácuo, aplica-se o produto químico - timol, DDT, fluoreto de sódio, cristais de paradicloro-benzeno ou kiloptera líquido - e submetem-se os documentos à ação do fumigante pelo prazo de 48 a 72 horas, aproximandamente. Com a fumigação os insetos, em qualquer fase de desenvolvimento, são completamente destruídos.
    2) LIMPEZA: Em países desenvolvidos há instalações especiais para a operação de limpeza, que é a fase posterior à fumigação. Na falta dessas instalações usa-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.
    3) ALISAMENTO: Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade (90 a 95%), durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas. Caso existam documentos em estado de fragilidade, recomenda-se o emprego de prensa manual sob pressão moderada. Na falta de equipamento adequado, aconselha-se usar o ferro de engomar caseiro.
  • Continuação...

    4) RESTAURAÇÃO: A restauração exige um conhecimento profundo dos papéis e tintas empregados. Nos métodos mais comuns aplica-se uma película protetora em um dos lados do papel, por meio de solução vaporizadora, imersão ou dos processos de laminação e silking.
    4.1) Banho de Gelatina:
    Consiste em mergulhar o documento em banho de galatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos.
    4.2) Silking: Este método utiliza tecido - crepeline ou musseline de seda - de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes.
    4.3) Laminação: Processo que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8kg/cm e temperatura entre 145 a 155C. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas.
    4.4) Laminação manual: Este processo, desenvolvido na Índia, utiliza a matéria-prima básica da laminação mecanizada, embora não empregue calor nem pressão, que são substituídos pela acetona. Esta, ao entrar em contato com o acetato, transforma-o em camada semiplástica que, ao secar, adere ao documentos, juntamente com o papel de seda.
    4.5)Encapsulação: Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documentos é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3mm, deixando solto dentro das duas lâminas. Ao terminas a operação, corta-se o excesso de poliéster e arredondam-se as extremidades para que evitem acidentes com as pessoas que manipulam os documentos e danos aos demais que ljes estiverem prosimos. A encapsulação é considerada um dos mais modernos processos de restauração de documentos.
  • São métodos de restauração de documentos:

    Banho de galeria: aumenta resistência, porém não evita ataque de insetos;

    Tecido: uso de folhas de tecido fino conserva melhor, porém não evita aaque de insetos e prejudica a legibilidade e flexibilidade;

    Silking: tecido em crepeline e mousseline de seda, de grande durabilidade, mas com o uso do adesivo, prejudica flexibilidade e legibilidade, não evita o ataque de insetos, difícil execução e alto custo;

    Mais eficazes:

    Laminação: envolvimento com papel de seda e acetato de celulose na prensa hidráulica sob pressão e tem temperatura específica, considerando o método mais próximo do ideal, não altera legibilidade e evita ataque de insetos;

    Encapulação: películas de poliéster e fita adesiva, um dos mais modernos processo de restauração.

  • Só lembrar: são tipos de restauração
    Lalá en si toma banho
    La- laminação
    la- laminação manual
    en- ancapsulação
    si- silking
    Toma - tecido
    Banho - banho de gelatina

  • Kássio, adorei o método, já está devidamente anotado!! Parabéns!
  • Silking

    Foto: Silking
  • Silking é método de restauração, e não de conservação.

  • Principais operações de conservação de documentos

    Restauração

    Exige do profissional da área conhecimento dos papéis e tintas empregados. O método objetiva aumentar a resistência do papel ao envelhecimento natural e às agressões externas do ambiente (mofo, pragas, manuseio etc.). Conjunto de procedimentos específicos para recuperação e reforço de documentos deteriorados e danificados.

    Banho de gelatina

    Esse método consiste em mergulhar o documento em gelatina ou cola, objetivando aumentar a resistência do documento, não prejudicando a visibilidade e flexibilidade, proporcionando a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos.

    Alisamento

    Esse método consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar e com umidade variando de 90 a 95%, por um período de uma hora, em uma câmara de umidificação; posteriormente, será passado a ferro folha por folha, em máquinas elétricas.

    Desinfestação

    É o combate aos insetos através da fumigação, que consiste em utilizar uma substância química de modo que venha a garantir a integridade do papel e da tinta sobre sua ação.

    Encapsulação

    Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

    Desacidificação

    Processo pelo qual o valor do pH do papel é elevado a um mínimo de 7, com vistas à sua preservação.

    Laminação

    Processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semissintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.

    Silking

    Esse método utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos são pouco prejudicados” (PAES, 2005).

    FONTE: http://concursospublicos.uol.com.br/aprovaconcursos/demo_aprova_concursos/arquivologia_para_concursos_04.pdf

  • Dois erros constam: Primeiro que silking é método de restauração , e não de conservação como afirma a questão. Segundo que o método mais utilizado na restauração é o da laminação, por ser o que mais se aproxima do ideal.

    Foco galera !

  • 1) não é um método de combate, mas sim de restauração. 

    2) Ele utiliza tecido quando um documento foi danificado; um reforço em tecido é colocado no documento buscando restaura-lo.

  • O método mais indicado é a fumigação.

  • A técnica de combate a insetos é denominada fumigação.

    ERRADA!
     

  • Silking: uso de tecido (crepeline ou musseline de seda) com grande durabilidade. O que também propicia o ataque de insetos e fungos.

     

    Professor, Darlan Eterno.

  •  Fumigação ou desinfestação: utilização de agentes químicos para preservar os documentos livres de insetos e microorganismos.  

    Errada

  • ERRADA

     

    A QUESTÃO APRESENTA DOIS ERROS:

     

    1° O MÉTODO MAIS EFICAZ SERIA A FUMIGAÇÃO.

    2° SILKING É UMA TÉCNICA DE RESTAURAÇÃO E NÃO DE CONSERVAÇÃO.

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • FUMIGAÇÃO - lembra FUMIGA (formiga)

  • silking é um método de restauração e não de controle de insetos.

    Resposta: errada

  • Direto ao ponto

    Silking (DESINFESTAÇÃO, por meio da fumigação é o método...) é o método de combate a insetos mais recomendado para a conservação e a preservação de documentos.

    GABARITO: ERRADO

  • Errado.

    O método mais utilizado para o combate aos insetos é a fumigação. É só lembrar de "furmiga" rs... Bons estudos!