-
A estratégia organizacional é definida pelo nível institucional (presidente e diretores) da organização, quase sempre, através da ampla participação de todos os demais níveis e de negociação quanto aos interessados e objetivos envolvidos.
Chiavenato, Gestão de Pessoas.
-
A questao esta errada porque usou o verbo "definir" ao inves de "apoiar". Definir e orgao de linha e nao funcao staff.
-
O problema dessa questão é o trecho " é participar do processo de definição", pois eu interpretei essa participação como APOIO.
-
QUESTÃO ERRADA!!!
Não há verbo "definir".
Há sim o substantivo "definição" (substantivo abstrato derivado do verbo definir).
A questão fala:
Uma das funções administrativas da gestão é PARTICIPAR do processo de definição da estratégia das organizações.
PARTICIPAR não é apoiar.
(par.ti.ci.par)
v.
1 Ter ou tomar parte de [tr. + de, em: Ela não participará da cerimônia. Antôn.: abster.]
2 Associar-se pelo pensamento, pelo sentimento; COMPARTILHAR; COMPARTIR. [tr. + de: Como não participar do sofrimento alheio?]
3 Tomar parte em; COMPARTILHAR [tr. + de: Nessa empresa, os funcionários participam dos lucros.]
4 Informar ou dar ciência de; COMUNICAR; ANUNCIAR. [td.: participar um casamento] [tdi. + a : ",,,participei minha chegada aos amigos..." (José de Alencar, Lucíola) Antôn.: omitir, silenciar.]
5 Ter natureza ou qualidades comuns a (alguém ou algo) [tr. + de: O coco participa das danças tradicionais nordestinas.]
6 Associar-se pelo pensamento ou sentimento [tr+de: Não participo desse ódio pelo diferente.]
-
"Participar do processo de definição da estratégia das organizações" não é uma função administrativa da gestão de pessoas, e sim uma função Staff da Gestão de Pessoas.
As funções administrativas características da gestão de pessoas nas organizações públicas incluem a realização de rotinas típicas de departamento pessoal, como: admissão, aval. de desempenho, remuneração, ...
Espero ter ajudado...
-
Recursos Humanos é do nível de planejamento TÁTICO, e não ESTRATÉGICO, onde fica o nível Institucional.
-
Descentralização da Gestão de Pessoas:
FUNÇÃO DE STAFF RESPONSABILIDADE DE LINHA RESPONSÁVEL Área de Gestão de Pessoas Gestores da Empresa OBJETIVO Assessoria, Aconselhamento, Consultoria e Serviços Especializados Responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados ATIVIDADES Cuidar das políticas de GP; Prestar assessoria interna de GP; Proporcionar serviços de GP; Dar orientação de GP; Cuidar das estratégias de GP. Cuidar da sua equipe de pessoas; Tomar decisões sobre subordinados; Executar as ações de GP; Cumprir metas de GP; Alcançar resultados de GP; Cuidar da tática e operações FUNÇÃO Estratégica Administrativa
Dica da Professora Andréia Ribas: Se o item afirmar que políticas de gestão de pessoas é função administrativa, já pode marcar errado; pois cuidar das políticas de GP é função estratégica.
Vide Q297732: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/eb2e6d10-7d
-
Pra mim, "participar do processo" continua sendo "apoio"...enfim... Chuto que o erro seja a parte que diz: "uma das funções administrativas", talvez seria melhor dizer uma das "funções estratégicas", já que "funções administrativa" pode significar funções burocráticas e rotineiras de recursos humanos... e não participar do processo (ou apoiar) da formulação das estratégias.
-
função estratégica naõ administrativa-Dica da Professora Andréia Ribas: Se o item afirmar que políticas de gestão de pessoas é função administrativa, já pode marcar errado; pois cuidar das políticas de GP é função estratégica.
-
Como o Gelson comentou, a questão de definir substituiu apoiar, ou seja, o RH da empresa, na função de gerir pessoas, se adequa às estratégias e, por exemplo, contrata ou treina pessoas de acordo com aquilo que foi planejado.
-
Uma das funções administrativas da gestão de pessoas é participar do processo de definição da estratégia das organizações. ERRADO
A área de gestão de pessoas pode participar do processo de definição da estratégia organizacional, mas não é correto dizer que é função administrativa da gestão de pessoas.
Segundo a professora Andréia Ribas: participar do processo de definição da estratégia das organizações é função estratégica de gestão de pessoas e não administrativa.
Fonte: Prof. Flavio Pompêo - Ponto dos Concursos e Livro: Gestão de Pessoas para concursos - Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho.
Questão confusa!
-
A questão se torna errada, porque essa definição é usada para a função estratégica de GP. Apenas isso.
-
ERRADA!
A GP, como órgão de staff, não define a estratégia de uma organização, porém auxilia/apoia os órgãos de linha (nesse caso, o pessoal da cúpula) a isso.
-
Uma das funções administrativas da gestão de pessoas é participar do processo de definição da estratégia das organizações.
Se a questão estivesse dessa forma estaria correta:Uma das funções de STAFF (ASSESSORIA/ ESTRATÉGIA) da gestão de pessoas é participar do processo de definição da estratégia das organizações.
Pelo o que entendir com a explicação do professor Cassiano Salin, as funções administrativas da gestão de pessao estão da base, ou seja, operacionais que é de responsabilidade de linha dos gestores.
Já a participação do processo de definição da estratégia da organização é função de STAFF da cúpula da organização.
Penso que entendir, mas se alquém tiver uma explicação melhor pode acressentar.
-
Não é função administrativa, mas sim função estratégica.
-
Com base na formulação das estratégias da organização é que a gestão de pessoas criará modelos para alcançar os objetivos das estratégias gerais.
-
Gabarito: errado
Não é função administrativa e sim função estratégica.
-
O órgão de GP busca alinhar (e não definir) a estratégia organizacional (definida pela alta gerência) às estratégias de recursos humanos.
by neto..