SóProvas


ID
840157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.

As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva errada. Comportamentos agressivos e fracos desempenhos somente surgem nas organizações quando os conflitos são mal gerenciados, pois a regra é trazer uma produtividade diferenciada e positiva. 

    Segue um excerto interessante:


    Conflito: O Bem Necessário

    Para a administração moderna, os conflitos são na maioria das vezes uma oportunidade de melhoria, cabendo aos conflitantes, negociar com maturidade um consenso onde ambos se comprometem com o acordado.
    Nos conflitos não se deve enxergar competição mas sim, um debate, muito suave, de posições e opiniões, ou seja, para os conflitantes tem que existir um ponto negociado entre as partes que tenha apenas um vencedor: A Empresa.
    A liderança tem papel importante de promover e exigir a colaboração, assim como na ocorrência de conflitos, promover e exigir soluções de consenso negociadas.
    Um líder deve treinar, orientar e apontar caminhos que visam promover e exigir tanto a colaboração quanto o consenso os quais levam a cooperação. Todos os esforços devem ser afunilados para a produtividade da organização e não para competições e conflitos internos.

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABV-AAI/administracao-conflitos
  • Fiz essa prova da ANAC, nas outras materias sai bem, porém, gestão de pessoas..... #$% questões muito subjetivas.
    As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos. 
    quando a questão fala inclueeem, quer dizer que além de outras coisas, ocorre a agressividade  e o fraco desempenho. ou seja, da uma ideia de adição .A questão citou um exemplo de conflito negativo, que de fato ocorre no ambiente de trabalho. Umas das consequências dos conflitos é a agressividade e o fraco desempenho.
    obs: Essa frase não é restritiva, ( nós sabemos que temos  tb conflitos positivos)
     é o gabarito preliminar.... vamos esperar o oficial.
     

  • Na minha opinião a questão está CORRETA e que esta trata das Conseqüências disfuncionais. 4-SUGESTÃO DE RECURSO => Referencial teórico=>
    Segundo Robbins, Comportamento Organizacional – página 327 – Capítulo 14 – Conflitos e Negociação - os conflitos apresentam as seguintes conseqüências: FUNCIONAIS ou DISFUNCIONAIS. Os conflitos funcionais são formas construtivas de conflito que resultam em melhoria do desempenho. Já os conflitos disfuncionais são formas destrutivas que atrapalham o desempenho do grupo. Posturas agressivas, característica dos conflitos de relacionamento geram atrito e hostilidades interpessoais que segundo Robbins são quase sempre disfuncionais. O autor refere que os conflitos disfuncionais atrapalham o desempenho do grupo, assim, fracos desempenhos também estão incluídos nas conseqüências disfuncionais do conflito.
    A afirmativa refere que as conseqüências INCLUEM, o que faz pensar que existem outras além das mencionadas – posturas agressivas e os fracos desempenhos.
    Referencial Bibliográfico: ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento Organizacional. SP: Prentice Hall, 2005.
    Do pedido: Conforme exposição de motivos solicito a alteração do gabarito da questão para CERTA.
    Fonte:
    http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=7746367&sid=7ed3c9409694600d47fd1df7b907c4bc
  • Conseqüências funcionais
    •  Melhoram o desempenho do grupo.
    •  Aumentam a qualidade das decisões.
    •  Estimulam a criatividade e a inovação.
    •  Encorajam o interesse e a curiosidade.
    •  Oferecem um canal para arejar os problemas e liberar as tensões.
    •  Fomentam um ambiente de auto-avaliação e de mudança.
    Conseqüências disfuncionais
    •  Aumento do descontentamento.
    •  Redução da eficácia do grupo.
    •  Descompasso na comunicação.
    •  Redução da coesão do grupo.
    •  Subordinação das metas do grupo às prioridades das lutas entre seus componentes.
  • Gente o gabarito oficial pelo Cespe- Errada a questão!
  • Raciocinei assim:
    As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.
    Posturas agressivas e Fraco desempenho são fatores que levam ao conflito no trabalho.
    Ora, se esses fatores levam ao conflito no trabalho então, por dedução, não podem ser consequência.
  • As consequências de conflitos nem sempre são posturas agressivas e fracos desempenhos. Numa reunião de resultados ou de planejamentos há conflitos visando melhorias, etc. Quando a CESPE vem numa forma absoluta temos que desconfiar...
  • As consequências dos conflitos no trabalho incluem uma diversidade enorme de possibilidades. Os autores do assunto citam as principais consequências positivas (decorrentes de conflitos bem gerenciados) e consequências negativas (decorrentes de conflitos mal administrados). Portanto "posturas agressivas" e "fracos desempenhos" podem ser consideradas consequências de determinados conflitos. E a afirmativa está correta.

    Minha opinião: as questões de Administração não são como matemática, em que 2 + 2 = 4. Muitos fatores são envolvidos sempre. As perguntas de concurso quase sempre carregam um certo grau de subjetividade do elaborador, por isso as melhores questões são as que possuem mais de uma alternatica (a,b,c,doue), pois caso haja dúvida, por eliminação se chega à melhor resposta.
  • já saiu o gabarito oficial, nao mudou, mas não concordo!
  • Posturas agressivas e fracos desempenhos são consequências de conflitos MAL resollvidos ou NÃO resolvidos!

    Gabarito: Errado.
  • Já sabemos que são consequências de conflitos mal resolvidos. Mas a questão não se referiu a nenhum tipo de conflito específico, dando a ideia geral de conflitos, nesta caso, incluem-se todos os tipos de conflito e todas as consequências possíveis.
    Meu raciocínio seguiu essa linha e lógico errei, porque estou muito distante ainda da concepção Cespiana de ver o mundo.
  • Posso estar enganado,mas creio que o erro da questao foi a relacao causa-consequencia dada pela assertiva. A postura agressiva não seria em sua maior parcela, ao invés de uma consequência, uma causa dos conflitos nas organizacoes?

    Portanto, correto seria a afirmativa:
    As posturas agressivas dos membros de uma organizacao, são, normalmente, causas dos conflitos no trabalho, gerando por conseguinte fracos desempenhos...

  • Fiz uma outra questão parecida aqui mesmo no site e o raciocínio é mais ou menos assim:

    A gestão de conflitos pode trazer pontos positivos e negativos e o que gera posturas agressivas e fracos desempenhos não é o conflito em si mas a má gestão dele. Afinal, se for bem gerido pode trazer energia, interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas, dentre outros.

    De qualquer forma consultei a pág 184 do livro de Administração Geral e pública do Chiavenato e lá diz: "Se o conflito pode trazer resultados positivos ou negativos para as pessoas e grupos, sobretudo para a organização como um todo, a questão primordial é como administrar o conflito de maneira a aumentar os efeitos positivos (construtivos) e a minimizar os negativos (destrutivos). Essa tarefa cabe ao gestor."

  • Pessoal dependendo da visão dos conflitos podemos responder a questão, mas lembrem-se que em nenhum momento a questão cita alguma abordagem, e consequentemente considera a abordagem mais moderna que tem os conflitos como algo positivo!!!

    O Conflito, de acordo com Robbins (2002), é abordado sob três visões diferentes: tradicional, de relações humanas e, a mais recente, interacionista.

    1) Visão Tradicional: dominante nas décadas de
    1930 e 1940. O conflito era visto como resultado de falhas e disfunções nos processos e relacionamentos e, portanto, algo ruim que deveria ser evitado. Negação do conflito.

    2)  Visão das Relações Humanas: surge no final dos anos 1940 e mantém-se até a metade da década de 1970. Con
    sidera o conflito como uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo considerado necessariamente ruim, pois pode atuar como força positiva para desempenho do grupo. Aceitação do conflito.

    3) Visão Interacionista: a mais recente abordagem, considera que o conflito, além de ser uma força positiva, é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. Reconhece que as mudanças são geradas a partir da insatisfação e do desejo de melhorias e estimula os líderes dos grupos a manterem um nível mínimo constante de conflitos, que garante a sustentabilidade, a autocrítica e a criativdade do grupo.

    Assertiva ERRADA.
  • Quando começei a estudar para concursos, li alguns comentários do tipo "CESPE, só com bola de cristal".
    Pensei comigo: "Ah, isso é conversa de quem não estuda pra valer...". 

    Depois de ter feito mais de 4 mil exercícios do CESPE de diversas disciplinas, posso dizer que, em algumas questões, nem com bola de cristal.
  • Cespe é uma banca interpretativa!

    Errado, há fatores positivos nos conflitos, que pode ser:

    ·   O conflito desperta sentimentos de energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas, bem como soluções criativas e inovadoras;

    ·  O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo aumentando a coesão;

    O conflito é um meio de chamar a atenção para os problemas existentes e funciona como um mecanismo de correção para evitar problemas mais sérios.


  • nem com bola de cristal mesmo, a questão diz "incluem" o que não significa que estas são as únicas consequências, mesmo com todo o tipo de explicação essa questão continua obscura..

  • Nem sempre, pois há conflitos que são positivos e até melhoram o clima no departamento e entre as pessoas. Pensei assim e acertei a questão. Avante galera!

  • Copiando Chiavenato (2010, p. 463 - Gestão de Pessoas), qdo ele fala sobre os efeitos dos conflitos: "Dentre os resultados negativos e destrutivos do conflito estão: o conflito apresenta conseqüências indesejáveis para o bom funcionamento da organização, pois indivíduos e grupos vêem seus esforços bloqueados, desenvolvendo sentimentos de frustração, HOSTILIDADE e tensão. Isso prejudica tanto o DESEMPENHO das tarefas como o bem-estar das pessoas".


    Segue ainda sinônimos de hostilidade: Sinônimo de hostilidade: agressividade, briga, combate, guerra, hostilização, inimizade, oposição e provocação



    E aí? Não está correta a afirmativa?! Ah, por favor..... isso é uma falta de respeito. Além disso, ficar querendo achar que agressividade e fraco desempenho não são conseqüências dos conflitos, ou ainda que a questão deveria incluir os resultados positivos de um conflito para se tornar correta é forçar a barra demais....
  • para mim questão correta, pois podem sim ser consequências, ninguém tem bola de cristal pra saber as consequências de um conflito, podem ser boas ou ruins, depende de como é gerenciado.

  • Cespe sempre inovando em suas definições.

    A questão é, no mínimo passível de anulação. A literatura elenca características positivas e negativas de conflitos, mas não é taxativa. A questão poderia ser respondida, portanto, com o mais plausível que é aceitar que, entre outras consequências negativas, têm-se o fraco desempenho e posturas agressivas (possibilidade, não certeza).


  • O problema, é que todos nós vemos a questão como o fato, e não a exceção, e é fato que o conflito é ruim, de acordo com a ABORDAGEM TRADICIONAL, porém há pela VISÃO INTERACIONISTA de dizer que os conflitos representam uma margem positiva à empresa... sendo assim minhas dúvidas são...

    1 - Nas questões do CESPE, quando devo analisar a questão como completa ou incompleta, como regra ou exceção????

    Alguém já pegou a manhã da "intensão" das perguntas do CESPE? 

  • Gente... Será que a explicação não é porque essas seriam causas do conflito?

  • Foi uma generalização muito subjetiva, que induz ao erro...rsrs


    Mas a questão está dizendo que todos os conflitos são disfuncionais, vejam:

    "As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos."


    ou seja... Existem conflitos que são bons... não necessariamente todo conflito terá consequências negativas.

    Gabarito: ERRADO.

    Bons estudos!

  • Ah... Fala sério! O CESPE está errado! Ele está falando das consequências do conflito e não de uma suposta gestão do conflito elípticos na redação da questão.

  • Não sei porque tanta polêmica na questão, ela é mais simples do que parece, errou quem não soube interpretar

  • Está correta a afirmação, CESPE ridículo.

  • Não há justificativa alguma para que esse gabarito seja errado. A banca errou e errou feio.

     

    Mesmo que consideremos a palavra CONSEQUÊNCIAS em sua acepção mais ampla, a qual abrange Consequência Positivas e Consequências  Negativas, O enunciado diz INCLUEM, ou seja, resposta CORRETA, pois na gama de consequências negativas do conflito incluem-se posturas agressivas e os fracos desempenhos

     

    As consequências dos conflitos no trabalho INCLUEM as posturas agressivas e os fracos desempenhos.

  • Indiquei para comentário do professor.... 

  • Sim... até pq alguns autores ensinam que durante os conflitos, as pessoas acabam colocando muito esforço e tempo, logo, diminuem o desempenho.

    Questão no minimo controversa!

  • Podem ser positivos tbm.

    E

  • questão muito maliciosa,uma vez que ela não restringiu somente postura agressiva e fracos desempenhos,todos nós sabemos que os conflitos além desses dois argumentos,geram também alguns fatores positivos...

  • A questão está incompleta mas está certa! Estaria errada se a banca colocasse somente 

    posturas agressivas e os fracos desempenhos.

  • PARTINDO DA PREMISSA DE QUE O CONFLITO É VISTO HOJE COMO UMA ESTRATÉGIA, ALGO NECESSÁRIO, QUE DEVE SER INCENTIVADO, QUE SERVE DE ESTÍMULO E CRIATIVIDADE, QUE DEVE EXISTIR, AINDA QUE MINIMAMENTE, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE QUANDO ESSE CONFLITO TRAZ "consequências de posturas agressivas e os fracos desempenhos" QUER DIZER QUE ESSE CONFLITO NÃO FOI BEM ADMINISTRADO PELO GESTOR. ESSA CONSEQUÊNCIA É ALGO QUE DEVE SER EVITADO!

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Quando finalmente tinha entendido que questão Incompleta não é Questão errada, vem essa linda e me faz dar de cara na parede!
    Quando estudamos a matéria, vimos que os conflutos podem ter resultados positivos e negativos e na frase da questão mostra apenas as consequencias negativas mas usa a palavra "INCLUEM" e não há "NECESSARIAMENTE, SOMENTE, ou "surgem nas organizações quando os conflitos são mal gerenciados" conforme mencionou o colega @MozartFiscal. Acredito que foi um erro a banca não anular a questão ou trocar o gabarito.

  • CHIAVENATO errou a questão.

     

    De acordo com o prof. Rodrigo Rennó, essa questão é mais um absurdo do CESPE. Ele saliente que de acordo com Robbins, quando há um alto nível de conflito, pode sim gerar postura agressiva e fraco desempenho.

     

    Bom, sigamos.

  • eu acertei, e nao vejo um erro da banca como muitos dizem...o conflito nem sempre inclui posturas agressivas e fracos desempenhos, como propoe a assertiva, ele pode muito bem ser um conflito positivo, que organize de certa forma o ambiente no trabalho e melhore as relaçoes formais e informais, melhorando o desempenho no trabalho em prol do sucesso individual,coletivo e organizacional.

  • CESPE, pare de inventar.

  • Quando o conflito é disfuncional inclui sim as posturas agressivas e os fracos desempenhos.

    Tindi ñ

  • As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.

    Posturas agressivas e os fracos desempenhos resultam em conflitos no trabalho.

  • Errado.

    Conflitos: Os conflitos existem desde o início da humanidade, o mesmo é fonte de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo em algumas das vezes, quando positivo permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, ou seja, em certos momentos e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário, caso não queira entrar num processo de estagnação. Assim os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.

    A gestão tradicional (antiga) de pessoas tem uma perspectiva que o conflito é negativo, danoso e, portanto, deve ser evitado.

    Na visão moderna os conflitos entre empregados e organizações constituem oportunidades de fortalecimento das relações interpessoais entre ambas as partes.

    VISÕES DA GESTÃO DE CONFLITO

    1. TRADICIONAL: conflito é algo negativo / decorre de uma falha na comunicação / deve ser evitado a qualquer custo

    2. INTERACIONISTA: é algo necessário / deve ser incentivado / estímulo e criatividade / deve existir, ainda que minimamente

    3. HUMANISTA (vigente): conflito é algo natural e normal / efeito positivo e negativo e pode ser gerenciável ou não;

  • Duas interpretações possíveis para a questão:

    1. "As consequências dos conflitos no trabalho podem ser positivas ou negativas". (item correto)

    2. "As consequências dos conflitos no trabalho pressupõem (incluem sempre) a existência de posturas agressivas e fracos desempenhos". (item errado)

    Quem leu e apreendeu esta última interpretação acertou, quem não, se fudeu... foda essa ambiguidade..

  • OS CONFLITOS PODEM SER POSITIVOS TAMBÉM TUDO DEPENDE DO CONTEXTO

  • Consegui acertar. Pessoal procurem pensar que conflito não é tão ruim quanto parece.

  • Aqui a banca generalizou demais. Os conflitos no trabalham não geram sempre efeitos maléficos. Na verdade, somente nos conflitos disfuncionais temos a ocorrência de queda no desempenho do grupo e agressividade exacerbada. A empresa deve somar esforços para que os conflitos se tornem cada vez mais funcionais, ou seja, que a discussões gerem aumento do desempenho do grupo e questionamento sobre melhorias. Item incorreto.

    Gabarito: E

  • Se utilizaram do termo "antecedentes" para caracterizá-lo como tal, como se "postura agressiva" e "fraco desempenho" também não fosse consequência de conflito.

    "Para Cunha et al.(2004) os conflitos apresentam antecedentes de várias índoles, englobando aspetos individuais, da relação e da situação, de entre os quais se salienta: escassez de recursos, interdependência, diferentes interesses/objetivos, complexidade organizacional, posturas agressivas, personalidades incompatíveis, fracos desempenhos, diferenças culturais, diferenciação funcional e hierárquica, favoritismos, diversidade no local de trabalho, baixo nível de coesão do grupo, barreiras comunicacionais, conflitos suprimidos ou não resolvidos, estilos de liderança e excessiva centralização da informação."

    (https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/12833/1/An%C3%A1lise%20de%20conflitos%20interpessoais_VIII_COM0588.pdf)

  • Efeitos positivos de um conflito:

    • criatividade
    • bem administrados fortalece vínculos
    • percepção dos erros e problemas existentes nas organização para soluciona-los

    Efeitos negativos de um conflito:

    • perda de tempo e energia
    • instauração de um ambiente pouco colaborativo
    • sentimento de frustação , raiva, rancor e hostilidade.

    Gente, essa questão está muito ambígua, pra mim ela deveria ter sido anulada...Pois existem efeitos positivos e negativos do conflito como escrevi acima (com base nos meus resumos sobre o assunto). Claro que existe a visão moderna de conflito que se diferencia da tradicional que o conflito era visto somente como ruim. Mas claramente o examinador não disse nada disso, muito triste questões assim que prejudica quem estuda de verdade. Hoje, ainda sim na visão moderna o conflito pode ter aspectos positivos e negativos... Ou eles acham que todo conflito na organização vão ser positivos?!