SóProvas


ID
840499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de componentes de informática e dos sistemas operacionais
Linux e Windows, julgue os itens a seguir.

Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura e modificá-lo. O GNU/Linux é exemplo de sistema operacional livre usado em servidores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO.

    Software Livresoftware de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição.

    GNU/Linux
    Considerado o principal projeto de software livre existente, o GNU/Linux é a junção do núcleo Linux (Linux kernel), desenvolvido por Linus Torvalds e o pacote de serviços e ferramentas originados do projeto GNU, liderado por Richard Stallman. O GNU/Linux é o sistema operacional mais usado em servidores, o que pode ser justificado pelo seu bom desempenho e confiabilidade 

    Bons estudos.

  • Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura e modificá-lo. O GNU/Linux é exemplo de sistema operacional livre usado em servidores.
    Assertiva correta. Os dois principais sistemas operacionais do mercado são o Windows e o Linux; os dois principais softwares para escritório são o Office e o OpenOffice. O Windows e o Office são proprietários, são da Microsoft. Esses dois softwares possuem o código fechado - somente a Microsoft pode alterar o seu código fonte, enquanto que o Linux e o OpenOffice são abertos, o que significa dizer que qualquer pessoa pode baixar o código fonte ou utilizá-los de forma gratuita. 
  • Um software proprietário ou licenciado tem a necessidade de aquisição da licença de utilização, já os softwares livres, eventualmente denominados de código aberto (opensource) por ser uma de suas principais características, são gratuitos e ainda, como menciona a questão, possibilita sua análise e alterações no código fonte (uma vez que é aberto). O GNU/Linux, também denominado Linux, é um exemplo sim de software livre e além de ser utilizado no ambiente doméstico, também é utilizado em servidores, que consistem em computadores que gerenciam determinadas demandas de uma rede de computadores.
  • Na casca da banana....

    Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito
  • correto
    O código aberto possibilita analisar a estrutura do SO, do qual Unix é um exemplo clássico. Linux é a versão Unix mais usada p/ esses fins.
  • CERTO. 
    O conceito de software livre está relacionado com a permissão de acesso ao código fonte e também  com as liberdades de usar, estudar, modificar e  redistribuir. Para estudar e modificar um software  é necessário o acesso ao código fonte do  programa. Essas liberdades estão descritas na  GNU/GPL – Licença Pública Geral da Fundação do 
    Software Livre. O Linux como também o BrOffice são exemplos de softwares livres. 
    Fonte: Prof. Franklin Felipe - IAPCURSOS
    Bons estudos!!!
  • Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

    Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.


    Os utilizadores de GNU/Linux têm uma imensa liberdade de escolha no seu software. Por exemplo, utilizadores de GNU/Linux podem escolher de entre uma dúzia de shells de linha de comandos e vários ambientes gráficos. Esta selecção é muitas vezes confusa para os utilizadores de outros sistemas operativos, que não estão habituados a pensarem na linha de comandos ou no ambiente de trabalho em algo que possam substituir.
  • Provavelmente, a maior diferença entre o Windows e o Linux, é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte. Isso ocorre porque o Linux está sob a GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema. Você quer fazer o mesmo com o Windows? Boa sorte. A menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas, você nunca irá botar os olhos no código-fonte do sistema operacional da Microsoft.
  • Correto. O software livre possui a característica de ter o seu código fonte disponível para alterações. A licença GNU Linux (GPL – General Public Licence), é a mais utilizada por parte de projetos de software livre, incluindo a administração do conteúdo da Wikipédia é coberta por esta licença na sua versão 2.0 ou superior (atualmente na versão 3).
  • Minha dúvida ficou na última palavra da questão: servidores.


    Que tipo de servidor pode utilizar o GNU?

  • Software Livre, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.  (linux)


    Um software proprietário ou licenciado tem a necessidade de aquisição da licença de utilização (windows)

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Correto. O software livre possui a característica de ter o seu código fonte disponível para alterações. A licença GNU Linux (GPL – General Public Licence), é a mais utilizada por parte de projetos de software livre, incluindo a administração do conteúdo da Wikipédia é coberta por esta licença na sua versão 2.0 ou superior (atualmente na versão 3).

  • Errei por pensar que não poderia alterar o código fonte original rs

  • Gabarito: Certo.

  • ✅Gabarito Certo.

    Cuidado pessoal não erre a questão por falta de atenção! leia atentamente "Ao contrário de um software proprietário, o software livre"

    Logo o Software permite alteração no código fonte o que torna possível estudar sua estrutura e modificá-lo. Uns exemplos de softwares livres é o Linux e o BrOffice.

    Bons estudos!✌

  • CERTO

    Só complementando..

    O software livre tem como objetivo permitir que as pessoas possam usar, estudar, modificar e redistribuir programas de computador ou somente seus códigos fonte (que são como receitas para criar outros programas). A única exigência é que, ao redistribuir o programa, ele permaneça livre para ser novamente alterado por outros usuários.

    O software código aberto, ou open source (em inglês), é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar. Porém, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição. Por exigir mais conhecimentos técnicos, os códigos abertos são geralmente manipulados por programadores.

  • Linux é democrático. .. Livre, código aberto. Pode mudar. Existe Linux em até em relógio.

  • SOFTWARE LIVRE -LIBERDADES

    - Executar como você desejar (liberdade zero)

    A liberdade de executar o programa como desejar e para qualquer propósito.

    - Estudar (liberdade 1)

    A liberdade de estudar como funciona o programa e adaptá-lo às suas necessidades. O acesso ao código fonte é uma condição prévia para isso.

    - Redistribuição de cópias (liberdade 2)

    A liberdade de redistribuir cópias para que você possa ajudar seu vizinho.

    - Modificar e distribuir cópias (liberdade 3)

    A liberdade de melhorar o programa e divulgar suas melhorias para o público, para que toda a comunidade se beneficie. O acesso ao código-fonte é uma condição prévia para isso.

    ⚠️ ➔ As modificações implementadas pelos usuários do Linux são submetidas a avaliação. Caso sejam importantes e relevantes, poderão ser oficializadas e colocadas a disposição para download pelos usuários.

  • CERTO

    Quatro pilares de um software livre:

    1. Software livre pode ser comercial;
    2. A liberdade de executar o programa como você desejar;
    3. A liberdade de estudar o código-fonte e fazer alterações;
    4. A liberdade de redistribuir se assim desejar: requisitos básicos.

    Bons estudos!