SóProvas


ID
840559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito de ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

A ética, enquanto filosofia da moral, constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA
    A Filosofia Moral distingue entre ética e moral. Ética tem a ver com o "bom": é o conjunto de valores que apontam qual é a vida boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade. Moral tem a ver com o "justo": é o conjunto de regras que fixam condições eqüitativas de convivência com respeito e liberdade. Éticas cada qual tem e vive de acordo com a sua; moral é o que torna possível que as diversas éticas convivam entre si sem se violarem ou se sobreporem umas às outras. Por isso mesmo, a moral prevalece sobre a ética.

    No terreno da ética estão as noções de felicidade, de caráter e de virtudes. As decisões de qual propósito dá sentido à minha vida, que tipo de pessoa eu sou e quero vir a ser e qual a melhor maneira de confrontar situações de medo, de excassez, de solidão, de arrependimento etc. são todas decisões éticas.

    No terreno da moral estão as noções de justiça, ação, intenção, responsabilidade, respeito, limites, dever e punição. A moral tem tudo a ver com a questão do exercício do direito de um até os limites que não violem os direitos do outro.

    As duas coisas, claro, são indispensáveis. Sem moral, a convivência é impossível. Sem ética, é infeliz e lamentável. Diz-se que quem age moralmente (por exemplo, não mentindo, não roubando, não matando etc.) faz o mínimo e não tem mérito, mas quem não age moralmente deixa de fazer o mínimo e tem culpa (por isso pode ser punido). Por outro lado, quem age eticamente (sendo generoso, corajoso, perseverante etc.) faz o máximo e tem mérito, mas quem não age eticamente apenas faz menos que o máximo e deixa de ter mérito, mas sem ter culpa (por isso não pode ser punido, mas, no máximo, lamentado).
    http://aquitemfilosofiasim.blogspot.com.br/2007/11/filosofia-moral-tica-e-moral.html


    “Se alguma área da filosofia tem a pretensão de ser “prática”, é a filosofia moral.  
    Ela trata de algumas das mais tocantes e controversas questões da vida. Contudo, enquanto os 
    filósofos procuram descobrir como devíamos viver, a filosofia moral é mais bem compreendida 
    como a tentativa de pensar crítica e reflexivamente sobre certo e errado, bom em mau.”
    http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/debora/materiais/_TICA_E_FILOSOFIA_MORAL_GERAL.pdf

    Na FILOSOFIA, Moral é um conjunto de costumes e juízos "morais" de um indivíduo ou de uma sociedade; teoria que visa orientar a ação humana submetida ao dever e com vistas ao bem; conjunto de normas livre e conscientemente aceitas que visam organizar as relações dos indivíduos na sociedade.

    Fonte(s):



     
  • Pelo que entendi a afirmação está incorreta, pois este conceito está mais relacionado à definição de "Moral" e também, por não haver esta subordinação da ética em relação à moral que a questão nos dá a entender ...

    Bons estudos!
  • A ética, enquanto filosofia da moral, constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público. [ERRADO]

    Pelo contrário, na busca de pressupostos para embasar seu estudo, a ética despreza o relativismo cultural, orientando-se pela universalidade, cujo caráter, vale frisar, independe da cultura, momento, espaço, etc.

    O texto que me deu base para resolver a questão:
    "A ética [...] é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade."
    fonte: http://professorotaviolobo.blogspot.com.br/2011/07/moral-e-etica.html

  • O erro da questão está em dizer que a ética e relativa, pelo contrario ela é absoluta, universal, não se modificando.
  • A  ética filosófica  é aquela que tenta estabelecer  princípios constantes e universais  para a boa conduta da vida em sociedade, em suma, tenta estabelecer uma moral universal, a qual os homens deveriam seguir independentemente das contingências de lugar e detempo.  Por outro lado, a  ética científica  constata o  relativismo cultural  e o adota como pressuposto. Qualifica o bem e o mal, assim como a virtude e o vício, a partir de seus  fundamentos sociais e históricos.  Na investigação da ética científica, a pluralidade, a diversidade cultural e a dinâmica da sociedade são relevantes.  Errado!
    Bons estudos!
  • Kelly Oliveira comentou perfeitamente!!!
    Parabéns
  • Resumindo:

    A ética, enquanto filosofia da moral, não acolhe o relativismo cultural, o que é feito pela ética científica.

    Fonte: Daniel Mesquita - Estratégia 

    Gabarito: errado

  • Conforme o colega Mateus Marques sutenta, a colega Kelly Oliveira comentou 'perfeitamente'
    PENA QUE a referida colega NÃO CITA A BRILHANTE FONTE PELA QUAL SE BASEOU!!!  
  • Amigo flex  da pra parar de pedir fontes e comentar alguma questão!!!!
    Obs: desculpe mais em todas vc faz o mesmo comentário.
  • A fonte é socrates... pega uma maquina do tempo e vai lá a té ele discutir ética...

    pra que fonte em uns dos assuntos mais subjetivos que existe hoje (ganha até da pisicologia)?????
  •  Prezados colegas,

                 A justificativa apresentada pela colega Yolanda Sodré é bastante plausível. A questão está errada, uma filosofia moral tende a basear-se em uma fundamentação moral universalmente válida.  Entretanto, por curiosidade, procurei em 14 livros de ética e em um dicionário de filosofia pela definição de “ética científica” e não obtive êxito.
                 Dos livros pesquisados apenas um toca no assunto, ética científica: VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2004. (p.28-29). 

                 Assim, penso ser bastante justificável o pedido de fundamentação teórica.
  • Fonte do meu comentário:

    Material do Estratégia concursos

    Professor Daniel Mesquita
  • A conduta humana está baseada na cultura, no social e no econômico  e o contexto público está incluído dentro desses aspectos.
  • Modo objetivo:

    Ética aborda um sentido UNIVERSAL e único (não que ela seja objetiva, ela é subjetiva como  amigo acima já comentou. O ponto aqui é que a ética tem valores, digamos, mais precisos, na conduta humana, passando de países e culturas diferentes... Por exemplo: Não furtar, não praticar atos obscenos...

    Moral é relativo à cultura predominante. Ex: Uso de burcas por mulheres em alguns países, ser educado e cortez de uma forma em determinadas situações...
  • Gabarito. Errado.

    Ética -> A Ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade das ações humanas, isto é, se são boas ou más. É uma reflexão crítica sobre a moralidade.

    Moral -> A moral é definida como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

  • Acho que o corretor queria que rolasse um 'danger' quanto a imprecisão dos termos colocados. Enquanto a questão da base do relativismo é algo que pode ser debatido, ética como filosofia da moral é uma aberração conceitual porque ambas são campos distintos da filosofia.

    Nevertheless, gostei do que a wiki fala:

    "Os princípios morais, na realidade, descrevem convenções sociais e devem ser baseados nas experiências e normas compartilhadas pela sociedade analisada. Além disso, o relativismo cultural envolve declarações em epistemologia e metodologia. Se tais afirmações necessitam ou não de uma postura ética, é um argumento a ser debatido."

  • Ética filosófica = moral universal = princípios universais = lei natural, consciência, imutável em qlq ambiente ou cultura

    Ética científica = relativismo cultural = depende da situação, cultura, sentimentos = relativismo moral


  • De acordo com o que a Mariana bem explica ( Ética filosófica = moral universal = princípios universais = lei natural, consciência, imutável em qlq ambiente ou cultura. Ética científica = relativismo cultural = depende da situação, cultura, sentimentos = relativismo moral), então seria correto:

    A ética, enquanto ciência (e não filosofia) da moral, constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público.
  • RELATIVISMO CULTURAL DE DIREITOS HUMANOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ética: universal; moral: cultural // 

    Ética: teoria; moral: prática //


    Ética: eterna; Moral: temporária.


    Fonte: Professor Valter Otaviano; Aprova Concursos
  • GABARITO: ERRADO

    Outra questão que eu vi com quase essa mesma ideia:

    (Q338579) O relativismo gerencial é a estratégia mais utilizada pelos gestores públicos para institucionalizar a ética nas organizações públicas. -ERRADO


    O fato é que a ética nas organizações públicas pauta-se na LEGALIDADE. Quando a questão insistir em falar sobre relativismo na ética pública, fiquem bem atentos e lembrem sempre que é na legalidade que as condutas do servidor devem ser pautadas.


    Quanto ao relativismo, resumidamente, é a conduta aceita levando em conta a sociedade a ser analisada e seu princípios, costumes, conveniência, etc.


    Espero ter ajudado de alguma forma.

  • ERRADO

    A ÉTICA, enquanto FILOSOFIA DA MORAL não acolhe o relativismo cultural.'

     ÉTICA CIENTIFICA acolhe o relativismo cultural.

  • nossa , lembrei da 8ªsérie

  • Que diabo e isso!!!! onde e que esta escrito isso, no livro de PLATÃO é ????????

  • Logo no Brasil com o seu jeitinho brasileiro de resolver as coisas onde a cultura muitas vezes toma por principio o "Rouba mas faz", imagina esse tipo de pilar segurando a estruturas da ética do funcionalismo publico.

  • Pelo contrário, a ética é uma filosofia universal, NÃO aplica o relativismo cultural, ou seja, não condiciona-se às crenças do indivíduo.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk joselito junior, eu ri

  • Ética: universal; moral: cultural

    Ética: teoria; moral: prática

    Ética: eterna; Moral: temporária.

    F0CUS

  • A ética, enquanto filosofia da moral, constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público

    a Ética é UNIVERSAL

  • esse negocio de ética e moral ta me deixando confuso....affffff

  • Vimos que a ética filosófica não acolhe como o relativismo
    cultural. Além disso, se partirmos da análise da ética da
    responsabilidade – que é a usada para avaliar atos de um indivíduo em
    nome de um grupo, como a que ocorre no contexto público – não são
    relevantes as circunstânias culturais, mas apenas os resultados.

     

    Gabarito: Errado.

     

    Prof: Daniel Mesquita.
     

  • A ética enquanto filosofia da moral constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a ética não constata o relativismo cultural exatamente por ser universal.

  • ÉTICA: É teoria;

    É princípio;

    É permanente;

    É universal;

    É regra.

     

    MORAL: É prática;

    É conduta;

    É temporal;

    É cultura;

    É conduta de regra.

  • A ética, enquanto filosofia da moral = Perfeito! lembrando q é de carater "téorico" pois a "moral" é pratico
    constata o relativismo cultural = Errado, etica é universal e permanente(sentido de tempo) ! Ja cultura é temporario 
    Adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público. = Certissima, analise de conduta humana! não pode se falar em animais e meio ambiente. (tem uma questão q fala em animais e meio ambiente e ETICA! kkk

    gab errado!

  • Ética: universal X Moral: cultural,; E: permanente X M: temporáral.
  • Gabarito: ERRADO.

    Para fins de CESPE, a ÉTICA é UNIVERSAL!

  • A ética, por conta do seu caráter universal, não adota o “relativismo” da moral para analisar a conduta humana no contexto público.

    Resposta: Errado

  • Gabarito errado.

    Outra questão da banca sobre relativismo cultural.

    CESPE / CEBRASPE / 2013 / CNL / TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

    Errado. O relativismo cultural estabelece que todos os seres humanos são, em si, padrões pelos quais suas ações devem ser julgadas em termos éticos e morais.

    CESPE / CEBRASPE / 2012 / IBAMA / TÉCNICO ADMINISTRATIVO.

    Errado. A ética, enquanto filosofia da moral, constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público.

    Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro. Um exemplo de aplicação do relativismo cultural em pesquisas antropológicas pode ser visto no estudo de sociedades tradicionais isoladas de influências ocidentais. Digamos que em uma tribo da Oceania, as relações de parentesco sejam pela linha matriarcal, e o irmão da mãe, ou seja o tio, faça o papel que o pai executa nas sociedades ocidentais.

  • A ética científica constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto.

    A ética filosófica é aquela que tenta estabelecer princípios constantes e universais para a boa conduta da vida em sociedade, em suma, tenta estabelecer uma moral universal, a qual os homens deveriam seguir independentemente das contingências de lugar e de tempo.

  • A ética, enquanto filosofia da moral(ética filosófica = universal), constata o relativismo cultural(ética científica) e o adota como pressuposto de análise da conduta humana no contexto público. ( Se é a questão fala em duas "éticas" já podemos descartar que algo não esta certo).

    Como é comum em provas é a ética como estudo da moral e esta sabemos que é universal, ou seja, permanente.

    Mas ética científica é o oposto. Sendo assim ela não é absoluta, se não é absoluta como podemos a ter como pressuposto no contexto público. Cada um de nós teria um verdade, que seria rebatida como uma não verdade, ao ponto de visto de outro.

    Resumo: percebo dois erros da questão tratar de dois assunto de forma idêntica, e um deles que não é absoluto colocá-lo como sendo.

    05/07/2020

    No diálogo platônico "Teeteto", atribui-se a Protágoras uma concepção relativista do conhecimento, por haver afirmado que "o homem é a medida de todas as coisas". Nesse caso, cada um de nós é, por assim dizer, o juiz daquilo que é e daquilo que não é.  levanta então uma série de objeções contra essa forma radical de relativismo subjetivista, tentando mostrar a incoerência interna da suposição de que o que parece verdadeiro a alguém é verdadeiro para ele ou ela. Se são verdadeiras todas as opiniões mantidas por qualquer pessoa, então também é preciso reconhecer a verdade da opinião do oponente de  que considera que o relativismo é falso. Ou seja, se o relativismo é verdadeiro, então ele é falso (desde que alguém o considere falso). Haveria, por assim dizer, uma auto-refutação (ou uma autodestruição) do relativismo cognitivo.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Relativismo

  • A ética é permanente e imutável quanto ao tempo, e sua origem é Universal.

  • a ética não é relativa.

    #vapo

  • É preciso ler com muita atenção!