-
QUESTÃO: CERTA.
COMENTÁRIO: QUANDO UTILIZAMOS INSTRUMENTOS PARA AVALIARMOS O DESEMPENHO, TEMOS A CONVICÇÃO DOS PONTOS FORTES E PONTOS A MELHORAR.COM ISSO, É POSSÍVEL AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO SETOR ONDE HÁ MENOS EFICÁCIA, MELHORAR O PROCESSO, ETC.
-
Eu discordo do gabarito. Às vezes ocorre confusão no entendimento da diferença entre estes importantes conceitos, levando algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa.
Assim, devemos explicar e diferenciar os conceitos de eficácia e eficiência.
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis, ou seja, de melhorar a produtividade com instrumentos de gestão de desempenho.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
-
No material em que estou estudando diz que a eficácia é a quantidade e/ou qualidade de produtos (outputs) e serviços entregues aos usuários.
Por exemplo: se o objetivo de uma campanha de vacinação é diminuir os índices de paralisia infantil, diz-se que foi eficaz se houve a transformação da realidade, ou seja, se após a campanha ficar constatada a diminuição dos portadores; eficaz, se estava prevista a meta de vacinação de 100 mil crianças e este número foi alcançado ou superado, e, por último, eficiente se a campanha foi realizada com baixo custo (relação entre produto gerado e insumo utilizado).
Penso que a questão quis dizer que existe uma relação entre produtividade (outputs) e a eficácia, o que está correto. Mas, se fosse abordada a economicidade ou custos, aí seria o caso de se falar em eficiência.
Reiterando: EFICIÊNCIA = é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos.
-
Reforçando o gabarito:
Para o individuo ter a oportunidade de negociar os objetivos que deverão alcançar, bem como de traçar, conjuntamente com sua gerência, as ações necessárias para o sucesso de seu desempenho; auxiliando no processo de avaliação, estabelecendo diretrizes para o seu próprio desenvolvimento, permitindo ao colaborador reconhecimento pelo o trabalho realizado.
-
Gustavo, excelente comentário.
Só um ajuste: quando há transformação da realidade, diz-se que houve efetividade e não eficácia.
-
Não consegui entender essa questão ... dar-nos a entender na questão que a ideia da produtividade está atrelado ao conceito de eficácia, não obstante entendo que "produtividade" esteja atrelada ao conceito de eficiência, que é a relação dos inputs com os outpus (produtividade) ... como pode isso estar certo? Alguém pode esclarecer melhor, por favor?
-
Instrumentos de gestão de desempenho contribuem positivamente para a eficácia organizacional quando bem planejados, na medida em que permitem maior produtividade dos indivíduos.
Colocando na Ordem direta fica mais claro o enunciado
Olha o português salvando a nossa pele :)
-
Então, pro cespe, eficácia = eficiência? entendi.
-
Não façam confusão com o que é eficiente e eficaz, não tem problema na questão.
Eficiência é usar os instrumentos da melhor forma, gerir um processo de forma inteligente, aproveitar bem os insumos... É fazer certo a coisa.
Eficácia é o resultado do processo. É fazer a coisa certa.
Então: Quando bem planejados (eficiência), instrumentos de gestão de desempenho contribuem positivamente para a eficácia organizacional, na medida em que permitem maior produtividade dos indivíduos.
Vou dar um exemplo simples:
Se João te diz: Alguém faça pra mim um ovo frito, por favor, mas estou de dieta.
José: Frita o ovo com meia lata de manteiga, 3 colheres de sal e leva meia hora. Entrega o ovo frio e passado
Ronaldo: frita o ovo com meia colher de manteiga, uma pitada de sal, em 5 minutos e entrega ainda quente a João.
Ambos entregaram o resultado, o ovo frito (eficácia), no entanto, apenas Ronaldo foi eficiente.
A eficácia pode ser alcançada sem a eficiência, mas a eficiência contribui POSITIVAMENTE para a obtenção da eficácia.
-
Certo.
Gestão de Desempenho: É um conceito mais amplo que a avaliação de desempenho, o qual se apresenta como um modelo mais completo para o acompanhamento do desempenho dos colaboradores, por abranger o planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho, com o intuito de melhorar o trabalho, objetivando estimular o alcance das metas organizacionais e a promoção do desenvolvimento dos recursos humanos.
-
GABARITO: CERTO
A eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.
A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.
A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.
Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.
Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.
Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).
FONTE: BARNARD, C. I.. As funções do executivo. São Paulo: Atlas, 1971.