SóProvas


ID
840853
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao longo da história da organização do trabalho coletivo em saúde, torna-se cada vez mais evidente cada vez a necessidade do trabalho dos assistentes sociais no interior desse processo de trabalho em saúde. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não é somente individual, é também coletivo, não trabalhamos apenas com ações voltadas para a "educação", informação e comunicação em saúde, para além disso, nosso trabalho está na luta diária pela a garantia de direitos nessa política.... etc e etc. 

  • Silva, entendi como erro o fato de afirmar que em todos os tipos e fases do atendimento e acompanhamento individual o assistente social realiza ações voltadas para a "educação", informação e comunicação em saúde, o que é uma inverdade pois a intervenção será direcionada conforme a política social desenvolvida no órgão (saúde, segurança, assistencia, juridico...), ou seja, na questão afirma-se que em tds atendimentos idividuais deverá abordar educação em saúde; informação em saúde e comunicação em saúde, logo a pergunta não quer saber se o A. S. realiza apenas atendimentos individuais, mas sim afirma que nestes há tais ações: "educação", informação e comunicação como instrumento técnicooperativo.

     

     

    "Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
    Provérbios 3:23"

  • Gente, a letra C é isso mesmo? A profissão é regulamentada também pela resolução 218 do CNS? Pelo que vi, a resolução apenas define quem são os profissionais de saúde, entre eles o AS, mas não sabia que regulava a profissão. Alguém sabe esclarecer isso?
  • Ei Elaine, eu fiquei em dúvida também, mas considerei a letra b como errada no final das contas.

    Acho que a redação da letra c está confusa, realmente, mas depois de verificar de qual resolução se tratava, considerei que a resolução -que reconhece como profissionais de saúde de nível superior o serviço social-  regulamenta sim a profissão, assim como várias outras resoluções do CFESS, para algumas situações específicas. A diferença, claro, é que essa resolução não é específica para o serviço social, nem é do CFESS. Mas ela é acessada pelos profissionais da saúde, de um modo geral, também pelos assistentes sociais. Tenho algumas colegas, por exemplo, que conseguiram acumular cargo, por apresentarem essa resolução. Como sabemos, a Constituição proíbe o acúmulo de cargos, mas com algumas exceções, já que garante esse acúmulo para "cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde", entre outros. Abraços!!!

  • A "B" está errada pelo o fato de afirmar que em todos os tipos e fases do atendimento e acompanhamento individual o assistente social realiza ações voltadas para a "educação", informação e comunicação em saúde.

    Na verdadea intervenção será direcionada conforme a política social desenvolvida no órgão (saúde, segurança, assistencia, juridico...).

  • Em todos os tipos e fases do atendimento e acompanhamento (somente individual), e em todas as unidades de saúde, o assistente social realiza ações voltadas para a "educação", informação e comunicação em saúde.