Tomar decisões - tarefa que estamos habituados a lidar em nosso dia-a-dia - contudo atualmente estão desaparecendo as chamadas decisões sem ou de pouca importância, a cada minuto decidimos coisas que irão repercutir seriamente em nosso futuro, por isso, decidir não é simplesmente escolher entre o que se supõe ser certo ou errado. A tomada de decisão é uma atividade complexa que envolve escolha entre alternativas, levando-se em consideração uma série de critérios que auxiliam no processo decisório, com a finalidade atingir metas (CHIAVENATO,1994).
O erro fundamental é presumir que, uma vez que muitas decisões deram certo elas tenham que se repetir, ter confiança em suas decisões é fundamental - todas as decisões são passos para o desconhecido, os tomadores de decisão de todos os níveis escolhem ou recusam um plano de ação. Contudo é muito fácil equivocar-se e tomar decisões errôneas (CHIAVENATO,1994).
Ou seja processo decisório é algo subjetivo que sempre deve ser revisto pois existem diversos fatores que devem ser constatemente revistos.