SóProvas


ID
842563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia

No que se refere a planejamento participativo, julgue os itens a
seguir.

O processo participativo é suficiente para garantir a eficácia da ação coletiva, dadas sua dimensão política e ideológica e sua relação com a realidade global da instituição.

Alternativas
Comentários
  •  Lyra (2000, p.17) só há participação popular é efetiva quando existe democracia participativa, quando o cidadão pode "[...] apresentar e debater propostas, deliberar sobre elas e, sobretudo, mudar o curso de ação estabelecida pelas forças constituídas e formular cursos de ação alternativos [...]", ou seja, sempre que houver formas de o cidadão participar, decidindo, opinando, diretamente, ou de forma indireta, por meio de entidades que integra, a respeito de uma gama diversificada de instituições, no âmbito da sociedade (família, empresas, mídias, clubes, escolas etc.) ou na esfera pública (conselhos, orçamento participativo, plebiscito, referendo etc.).

    Fica claro, portanto, que a democracia participativa não se confunde com a democracia representativa, embora possa coexistir perfeitamente com ela, como, aliás, ocorre no Brasil. Nas palavras de Lyra (2000, p.18) "[...] os constituintes optaram por um modelo de democracia representativa, com temperos de princípios e institutos de participação direta do cidadão no processo decisório governamental ". No Brasil elas coexistem mas a participação não é suficiente para garantir eficácia tendo em vista que sua dimensão política no campo do planejamento ainda é pequeno.

  • Acredito que o erro da questão esta na palavra suficiente, quando na verdade ela é necessária, mas não suficiente.
  • O erro se encontra nessa questão, quando é generalizada a palavra "SUFICIENTE" para o Planejamneto Participativo. Este , para ser eficaz necessita de outros componentes, pois sozinho ele não será suficiente.