-
Gabarito errado.
A utilização da assinatura ou firma digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor. Para verificar este requisito, uma assinatura digital deve ter as seguintes propriedades:
autenticidade - o receptor deve poder confirmar que a assinatura foi feita pelo emissor; integridade - qualquer alteração da mensagem faz com que a assinatura não corresponda mais ao documento; não repúdio ou irretratabilidade - o emissor não pode negar a autenticidade da mensagem.
A assinatura digital não garante a proteção da informação como alega a questão.
Bons estudos galera.
-
Errada.
A assinatura digital consiste na criação de um código, através da utilização de uma chave privada, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.
Ela garante, portanto, autenticidade aos documentos digitais.
Se as chaves forem reconhecidas por um terceiro de confiança ( Autoridade Certificadora ), a assinatura garante também não repúdio e validade jurídica.
-
Assinatura Digital
O glossário criado pela ICP Brasil destaca que a Assinatura Digital é um código anexado ou logicamente associado a uma mensagem eletrônica que permite de forma única e exclusiva a comprovação da autoria de um determinado conjunto de dados (um arquivo, um e-mail ou uma transação). A assinatura digital comprova que a pessoa criou ou concorda com um documento assinado digitalmente, como a assinatura de próprio punho comprova a autoria de um documento escrito. A verificação da origem do dado é feita com a chave pública do remetente.
Stallings (2008) destaca que a assinatura digital é um mecanismo de AUTENTICAÇÃO que permite ao criador de uma mensagem anexar um código que atue como uma assinatura.
Em outras palavras, a assinatura digital consiste na criação de um código, através da utilização de uma chave privada, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.
Fonte: Professora Patrícia Lima Quintão
Bons estudos...
-
O(s) erro(s) da questão estão nos verbos ''garantir''.
Verbo garantir em questão de segurança da informação significa 90% de chance da questão está errada.
-
A assinatura digital consiste na (AI- não)
- Autenticidade (A);
- Integridade (I);
-Não-repúdio (não).
Elementos que dizem respeito à identidade, a não alteração da mensagem e prevenção que o rementente negue a autoria do envio da mensagem.
Assim "... garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações" é uma característica do certificado digital (sigilo/privacidade/confidencialidade) que além da assinatura digital, tem a criptografia e o algorítimo de chave assimétrica como características.
Bons estudos, fiquem com Deus.
-
Errado. A segurança da Informação é obtida quando garantida a Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade de uma informação. A assinatura digital é o meio usado para garantir a Autenticidade da informação, e consequentemente, o Não-Repúdio ou Irretratabilidade. Para garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações devemos garantir o princípio da Confidencialidade que é obtido mediante o uso de criptografia digital, através de chaves de acesso privadas e públicas.
-
Então pelo que entendi, a assinatura digital é o Cartório que reconhece a firma do emissor.
Diz que aquela assinatura foi feita "por quem realmente" se diz ser!!!
-
Pessoal, uma dica para não errar mais:
ASSINATURA DIGITAL:
INA: Integridade - Não Repúdio - Autenticidade.
A questão trata do acesso não autorizado, ou seja, da confidencialidade, princípio não abarcado pela assinatura digital.
-
Eduardo, gostei muito do seu resumo.
Direto e claro!!! Não esqueço mais...
; )
-
Confidencialidade pela criptografia garante que apenas pessoas autorizadas terão acesso. A assinatura digital garante a autenticidade, integridade e não repúdio.
-
Gabarito. Errado.
ASSINATURA DIGITAL
Uma assinatura digital é um procedimento similar a uma assinatura de um documento impresso.
Assim temos que a assinatura digital garante os princípios da Autenticidade e da Integridade.
-
A assinatura digital é capaz de trazer consigo os princípios da autenticidade que se traduz em corroborar que aquele dado realmente foi encaminhado por quem diz ter feito essa ação e a integridade que por sua vez tem sentido de não-violação do dito dado, todavia não há plena confirmação de que mesmo ,com essas propriedades, permanecerá intocável, logo..
ERRADO.
-
"Por meio da assinatura digital, é possível garantir a proteção de
informações no formato eletrônico contra acesso não autorizado, pois a
assinatura digital consiste em técnica capaz de garantir que apenas
pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações."
Mentira! Na internet, nada é garantido.
-
ASSINATURA DIGITAL : garante autenticidade e integridade
CRIPTOGRAFIA : garante confidencialidade
"Confidencialidade: é a garantia de que uma informação não será acessada por pessoas não autorizadas (ser confidencial, ser sigiloso). Recursos que “mascaram” ou “escondem” a informação (como a criptografia). "
GABARITO "ERRADO"
-
Vamos lá!
A assinatura digital, conforme os colegas disseram, garante somente a integridade (utiliza HASH) : e a autenticidade ( uma vez que utiliza a chave público para receber a mensagem e confirmar ).
Outros:
- Criptografia: Confidencialidade
- Hash: Integridade
- Certificado Digital: Identidade
-
AssInatura digital > (A)utenticidade > (I) ntegridade + Não repúdio, consequência da (A)utenticidade
AssInatura digital> (A)utenticidade > (I) ntegridade+ Não repúdio, consequência da (A)utenticidade
Cripritografía > (C) onfidencialidade
Cripritografia> (C) onfidencialidade
-
Prezados,
Em resumo, a questão quer saber se a assinatura digital garante a confidencialidade, o que não é verdade.,A assinatura digital garante a autenticidade, garante que a mensagem realmente veio daquela fonte, mas seu conteúdo está aberto para ser lido por qualquer pessoa que tenha acesso ao documento assinado.
Portanto a questão está errada.
-
GABARITO LETRA C
O Eduardo foi muito feliz no comentário dele, parabéns Eduardo.
_________________
O que queremos? Passar no concurso.
E quando queremos? É irrelevante.
-
Simples e objetivo:
Assinatura digital= integridade e autenticidade
Certificado digital= confidencialidade e autenticidade
Lá vai a dica: cole no seu quarto!
-
A assinatura digital garante a autenticidade.
-
O fato da informação está assinada digitalmente, não garante que ela não poderá de forma alguma ser lida por pessoas que não deveriam, pois para isso deve-se criptografar a mesma.
Bons estudos e muita fé em Deus!
-
Em linha gerais a técnica de Assinatura Digital é utilizada para adicionar Autenticidade e Integridade a uma comunicação entre dois pontos.
A Cartilha do CERT.br descreve Assinatura Digital com o conceito abaixo:
"A assinatura digital permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isto e que ela não foi alterada."
Gabarito, ERRADO.
FFF
-
Assinatura digital: pensar num cheque.
Cheque assinado garante autenticidade: ao assiná-lo, se garante que você é o emitente.
Mas o conteúdo do cheque não é sigiloso.
Portanto, a assinatura digital garante autenticidade, mas não confidencialidade, que é o atributo que garante que só pessoas autorizadas podem ver o conteúdo da mensagem.
-
Assinatura garante o principio da integridade- não foi modificada durante o caminho. Assim, não garantindo a Autenticidade- a definição que fala na questão.
Gabarito E
-
A assinatura digital garante a autenticidade, garante que a mensagem realmente veio daquela fonte, mas seu conteúdo está aberto para ser lido por qualquer pessoa que tenha acesso ao documento assinado.
ERRADO
-
Errado!
"assinatura digital consiste em técnica capaz de garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações"
Em tese até é bonito, más...
Qualquer um com certificado e senha pode verificar as informações, como exemplo um escritório qualquer, que tem acesso a essas informações tão "pessoais" com uso de certificado.
-
A assinatura Digital garante a AUTENTICIDADE do arquivo, mas não será sigilosa.
-
FIREWAL
-
Não tem como garantir na web e sim dificultar mas n garantir
-
GABARITO ERRADO
O que se obtém com a Assinatura Digital?
1) Autenticidade: o fato de a assinatura ter sido realizada pela chave privada do remetente e confirmada por sua chave pública (no destino), tem-se a garantia de que foi realmente aquele usuário que a enviou;
2) Integridade; Como a assinatura digital usa hash, é possível garantir que a mensagem não foi alterada no meio do caminho;
3) Não-Repúdio: o usuário não poderá dizer que não foi ele quem escreveu aquela mensagem.
Criptografia ~> Garante CONFIDENCIALIDADE e INTEGRIDADE
Assinatura Digital ~> Garante AUTENTICIDADE, NÃO REPÚDIO e INTEGRIDADE
bons estudos
-
Proteção de informações no formato eletrônico contra acesso não autorizado é também conhecido como Princípio da Confidencialidade. Esse princípio não é garantido primariamente pela Assinatura Digital.
Errado
-
Proteção de informações no formato eletrônico contra acesso não autorizado é também
conhecido como Princípio da Confidencialidade. Esse princípio não é garantido primariamente
pela Assinatura Digital.
-
Errado
A segurança da Informação é obtida quando garantida a Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade de uma informação. A assinatura digital é o meio usado para garantir a Autenticidade da informação, e consequentemente, o Não-Repúdio ou Irretratabilidade. Para garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações devemos garantir o princípio da Confidencialidade que é obtido mediante o uso de criptografia digital, através de chaves de acesso privadas e públicas.
-
SIMETRIA C
ASSIMETRIA CIA
CERTIFICAÇÃO IA
ASSINATURA IA
-
Errado.
A segurança da Informação é obtida quando garantida a Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade de uma informação. A assinatura digital é o meio usado para garantir a Autenticidade da informação, e consequentemente, o Não-Repúdio ou Irretratabilidade. Para garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações devemos garantir o princípio da Confidencialidade que é obtido mediante o uso de criptografia digital, através de chaves de acesso privadas e públicas.
-
Resumo de assinatura digital:
NÃO é uma criptografia, as utiliza duas chaves: privada -> assina digitalmente; pública -> prova.
NÃO prova confidencialidade, NÃO garante sigilo.
MAS PROVA a integridade, pois se houver qualquer alteração ela perde a validade.
Também prova a autenticidade e o autor não pode negar a sua autoria (não repúdio).
A verificação é feita pela chave pública.
Utiliza o código HASH.
-
ASSINATURA DIGITAL:
GARANTE: Integridade - Não Repúdio - Autenticidade.
A ASSINATURA DIGITAL UTILIZA CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA
NÃO GARANTE CONFIDENCIALIDADE (PODE SER ACESSADA POR TERCEIROS)
GAB E
-
ASSINATURA DIGITAL:
I: Integridade
N: Não Repúdio
A: Autenticidade.
A questão trata do acesso não autorizado, ou seja, da confidencialidade, o que é não é um dos princípios da assinatura digital.
-
Nada é 100%
-
A assinatura digital não atribui sigilo(confidencialidade) a nada. A criptografia que faz isso.
-
Assinatura Digital
> Integridade
> Não-repúdio
> Autenticidade
Umas das finalidades da assinatura digital é garantir a integridade. Integridade significa que o conteúdo da mensagem recebida é o mesmo de quando ela foi enviada, ou seja, que nao houve alteração no processo de envio até o recebimento. Dessa forma, quando o documento sofre alguma alteração, a assinatura digital, para atestar a integridade, é automaticamente retirada do documento.
.
.
.
.
.
Assinatura Digital------> Pessoa ---------> Chave Privada
-
GABARITO ERRADO
Por meio da criptografia, é possível garantir a proteção de informações no formato eletrônico contra acesso não autorizado, pois a criptografia consiste em técnica capaz de garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".
-
Criptografia: garantir que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas.
-
❌Gabarito errado.
Uma assinatura digital dá ao documento a garantia de Autenticidade e Integridade.
A assinatura digital não garante que o documente seja protegido, para que o documento esteja protegido vai depender de uma criptografia que vai garantir a confidencialidade do documento.
- Assinatura digital = Autenticidade e integridade
- Criptografia = Confidencialidade
Bons estudos!✌
-
ERRADA
Uso o mnemônico simples para lembrar o que é o que, e o que "protege":
CERTIFICADO DIGITAL = CIA = CONFIDENCIALIDADE, INTEGRIDADE, AUTENTICIDADE. (EMPRESAS, CHAVE PÚBLICA)
ASSINATURA DIGITAL = INA = INTEGRIDADE, NÃO-REPÚDIO, AUTENTICIDADE. (PESSOAS, CHAVE PRIVADA)
-
Comentário do professor:
"Errado. A segurança da Informação é obtida quando garantida a Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade de uma informação. A assinatura digital é o meio usado para garantir a Autenticidade da informação, e consequentemente, o Não-Repúdio ou Irretratabilidade. Para garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações devemos garantir o princípio da Confidencialidade que é obtido mediante o uso de criptografia digital, através de chaves de acesso privadas e públicas."
-
ASSINATURA DIGITAL
➥ É uma assinatura equivalente a assinatura manuscrita ou selo carimbado. É ela quem garante que os dados ou informações permaneçam seguros a partir do ponto em que foram emitidos, isto é, usada para verificar a confiabilidade dos dados enviados.
➥ Em outras palavras, é uma técnica criptográfica que autentica os documentos e garante a validade jurídica de um arquivo.
- COMPROVA A AUTORIA DO DOCUMENTO
↳ OBS.: O autor do documento utiliza sua CHAVE PRIVADA para ASSINAR o documento e o receptor utiliza a CHAVE PÚBLICA para VERIFICAR A AUTORIA.
[...]
O que ela oferece?
A assinatura digital oferece segurança e autenticidade no formato eletrônico.
- OBS.: A assinatura NÃO garante a CONFIDENCIALIDADE
_____
Pra que ela serve?
Ela é destinada a resolver problemas como adulteração e representação em comunicações digitais.
[...]
☛ QUESTÕES PRA FIXAR!
1} Com a utilização de uma Assinatura Digital, é possível comprovar que um determinado documento enviado eletronicamente é de procedência verdadeira. CERTO ☑
2} Consiste na criação de um código de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada. CERTO ☑
[...]
☛ BIZU!
AssINAtura garante:
-Integridade
-Não repúdio
-Autenticidade
[...]
____________
Fontes: Evaltec; Site Bry; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
CERTIFICADO DIGITAL
➥ Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica para pessoas ou empresas ao garantir a autenticidade sem a necessidade de uma representação presencial.
[...]
Curiosidades:
↳ Eles possuem um prazo de renovação sendo que a autoridade certificadora é responsável por revogar ou renovar;
↳ Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade.
[...]
Os certificados Digitais possuem:
↳ nome
↳ nº série
↳ validade (máx. 3 anos)
↳ chave pública
[...]
QUESTÃO PRA FIXAR!
O certificado digital contém uma chave privada, que é utilizada para gerar a assinatura digital juntamente com o conteúdo da nota fiscal. A chave pública, também presente no certificado, permite a verificação da validade da assinatura. CERTO ☑
[...]
____________
Fontes: Site Bry; Cartilha; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
Por meio da assinatura digital, não é possível garantir a proteção de informações no formato eletrônico contra acesso não autorizado, visto que foi projetada tendo em mente a autenticação e o não repúdio. Já para garantir o acesso de apenas pessoas autorizadas a informações, o ideal é que se utilizem técnicas de criptografia na mensagem a ser transmitida.
-
Nada é garantido em Informática.
-
Uma assinatura eletrônica é uma maneira legal de obter consentimento ou aprovação em documentos ou formulários eletrônicos. Ela pode substituir uma assinatura de próprio punho em quase todos os processos. Agora garantir, como a questão mensura, não procede.
-
Assinatura digital, não restringe acesso de pessoas não autorizadas a determinado conteúdo.
-
Errado. A segurança da Informação é obtida quando garantida a Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade de uma informação. A assinatura digital é o meio usado para garantir a Autenticidade da informação, e consequentemente, o Não-Repúdio ou Irretratabilidade. Para garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações devemos garantir o princípio da Confidencialidade que é obtido mediante o uso de criptografia digital, através de chaves de acesso privadas e públicas.
-
CARACTERÍSTICAS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - CADIN
C – Confidencialidade;
A – Autenticidade;
D – Disponibilidade;
I – Integridade;
N – Não repúdio.
Quem CertificA garante o CA = Confidencialidade e Autenticidade.
Quem assINA garante o INA = Integridade, Não-repúdio e Autenticidade
-
GABARITO: ERRADO
Assinatura digital garante autenticidade e integridade dos dados, porém não garante confidencialidade a qual foi citada na questão.
-
DICAS DE INFORMÁTICA (Fernando Nishimura)
1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.
FORÇA E HONRA.
-
no caso não seria assinatura digital que garante acesso a apenas pessoas autorizadas, e sim a confidencialidade.