SóProvas


ID
843820
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os conflitos entre linha e staff são tradicionais. O conflito ocorre porque os gerentes de linha e os especialistas de staff discordam sobre quem tem a autoridade para tomar as decisões sobre pessoas.

O gerente de linha está preocupado com as suas funções básicas de proporcionar consultoria, aconselhamento e informação sobre a gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • GAB:Errado

    Acho que inverteu os conceitos e na verdade essas são funções da staff.

     

    Alguem pode fundamentar ?

     

  • Staff - Para que os gestores administrem seus profissionais de maneira satisfatória  é  necessário um órgão de assessoria e consultoria que forneça  todas as orientações,é ai que entra o  Rh como função de staff procurando  alinhar de forma eficiente os objetivos organizacionais com o desenvolvimento de seus profissionais .

    Linha - quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação. Quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente ao qual elas estão subordinadas. Ele tem a responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados.

    http://desenvolvimentopessoaleorganizacional.blogspot.com.br/2012/04/responsabilidade-de-linha-e-funcao.html

    https://pt.scribd.com/doc/86966120/07-Gestao-de-Pessoas-como-responsabilidade-de-linha-e-funcao-de-Staff

  • ERRADO. Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.

     

    ORGANIZAÇÃO LINEAR - É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

     

    ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL - A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções.O staff ou assessoria funcional decorre desse princípio, que separa, distingue e especializa.

     

    ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF - Com o crescimento e complexidade das tarefas das empresas, a estrutura linear mostrou-se insuficiente para proporcionar eficiência e eficácia.As unidades e posições de linha (que têm autoridade linear) passaram a se concentrar no alcance dos objetivos principais da empresa e a delegar autoridade sobre serviços especializados e atribuições marginais a outras unidades e posições da empresa. Assim, as unidades e posições de linha se livraram de uma série de atividades e tarefas para se dedicarem exclusivamente aos objetivos básicos da empresa, como produzir, vender etc. As demais unidades e posições da empresa que receberam aqueles encargos passaram a denominar-e assessoria (staff), cabendo-lhes a prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, influenciando indiretamente o trabalho dos órgãos de linha por meio de sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como planejamento, controle, levantamentos, relatórios etc. Assim, os órgãos de staff assessoram os órgãos de linha por meio de sua especialização técnica. Enquanto os especialistas de staff se aprofundam em um determinado campo de atividades, os gerentes de linha tornam-se os detentores da hierarquia da organização.

  • Considerando a definição do autor Chiavenato, organização linha-staff é a soma dos modelos de organização linear e organização funcional. A junção desses dois modelos é feita para que ambos consigam desenvolver vantagens e reduzir o que já não é mais um benefício dentro de uma organização.

     

    segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. A busca por um novo estilo organizacional para atender as crescentes necessidades de eficiência das empresas, impulsionou a criação desse estilo que busca especializar as áreas da organização para que os esforços dos colaboradores tenham foco em tarefas específicas.

  • O erro está neste trecho:

    O gerente de linha está preocupado com as suas funções básicas de proporcionar consultoria,
    aconselhamento e informação sobre a gestão de pessoas.

    Essas funções básicas NÃO são do gerente de linha, pois quem as desempenha é o gerente staff.

  • Houve inversão dos conceitos, conforme apontou Lucas Tavares e André Garcia.

     

    Idalberto Chiavenato em sua obra "Gestão de Pessoas: o novo papel", define que: o executivo de staff está preocupado com suas funções básicas de proporcionar consultoria, aconselhamento e informação sobre sua especialidade.Ele não tem autoridade direta sobre o executivo de linha, enquanto o executivo de linha tem plena autoridade para tomar as decisões relacionadas com suas operações e sua equipe de subordinados. Ocorre que nem sempre existe uma distinção clara entre linha e staff nas organizações." (página 23, parte I- Os novos desafios da Gestão de Pessoas)

  • o erro esta em afirmar que se trata de um conflito tradicional. Na minha opinião não se trata de uma visão tradicional mais sim de um conflito com visão das relações humanas.

    Visão tradicional: Visão de que todo conflito é ruim.