SóProvas


ID
846124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere a redes de computadores e suas formas de uso,
julgue os itens a seguir.

Firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardware, utilizado para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.

    A ilustração a seguir mostra como um firewall funciona.

    Ilustração mostrando como um firewall cria uma barreira entre a Internet e o computadorAssim como uma paredede tijolos cria uma barreira física, um firewall cria uma barreira entre a Internet e o computador

    Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware.

    Retirado de: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/what-is-a-firewall

  • Interessante esta questão, pois a errei ao achar que um firewall não consistiria jamais em hardware, o que é ERRADO.
    Bem, o firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos. (fonte: http://www.infowester.com/firewall.php)

    O firewall por software ou por hardware são considerados tipos de firewall. Um pouco mais a seguir: Dependendo do tipo de conexão usada no computador, é possível usar dois tipos de firewall, um por
    hardware e/ou outro por software. Atualmente, os firewalls por hardware mais utilizados são os que já vêm incorporados aos roteadores e modems de banda larga. O Windows já vem com um firewall nativo, mas você pode desativá-lo e instalar ferramentas mais robustas, com mais opções de configuração e segurança.  A maior vantagem de usar um firewall por hardware é quando sua rede possui mais de um computador. Todas as máquinas estarão ligadas ao mesmo roteador, que além de gerenciar as conexões, também poderá executar a função de firewall — logicamente, isso dependerá do modelo de roteador utilizado. (...) Prefira roteadores que já venham com firewall, para aumentar a segurança das máquinas da rede. No caso de redes com mais de um computador, você pode configurar o firewall do roteador com políticas de bloqueio ou liberação de portas, fazendo posteriormente um ajuste individual no software firewall de cada uma das máquinas da rede, de acordo com o perfil do usuário que as utilizará.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/seguranca/3329-como-funciona-o-firewall-.htm#ixzz2YmQtJgbJ
  • Afff 
    Jamais acertaria, nunca soube que FireWall poderia ser um hardware, pois sempre tive como exemplos de hardware sendo parte física de um computador.
    Hardware eram as peças físicas, e software os programas intalados na máquina.

    Mais uma vez, errando que se aprende.
    SóBora!
  • por isso é bom fazer questões. jamais pensei em firewall como hardware.

  • Gabarito. Correto.

    O Firewall pode ser Software ou Hardware ou ambos, ele é o responsável por monitorar as portas da rede/computador permitindo ou negando a passagem dos dados, seja na entrada ou saída, na rede;

  • "Entre redes de computadores e a internet", isso não é meio ambíguo? não é redundante?

  • Errei por achar que firewall não era um hardware. 

    Gabarito Certo.



    O que é um firewall?


    Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.


    Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. 


    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-firewall#1TC=windows-7 

  • O amor do cespe pelo Firewall é o mesmo do Galvão Bueno pelo Neymar.

  • questão perfeita!

  • Cespe é foda! Não precisa apelar nas questões para ser destaque. Observem como a banca utiliza até o português como estratégia.

    Firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardware, utilizado para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet. Correto!

     

    Firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardwareutilizados para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet. Errado. O de hardware não tem esta função.

  • Esta questão está um pouco incompleta, pois os firewalls não verficam as informações, mas sim a porta da conexão utilizada entre os dispositivos envolvidos. De outra forma, a questão estaria certa.

     

    Questão incompleta para CESPE ora é certa ora é errada..

  • Mais certo que isso é so que o Bolsonaro vai rodar nessas eleiçoes, forte abraço guerreiros! rs

  • GABARITO CERTO

    Firewall- É para filtrar as portas de conexão

                - Não é antivírus

                - Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mail 

                - Não criptografa mensagem 

    Obs- O firewall realiza a filtragem de pacotes e então bloqueia as transmissões não permitidas, mas não impede o uso malicioso de serviços que ele esteja autorizado a liberar.

    firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware (alto custo), dispensamos o uso do software.

    bons estudos

  • O firewall NÃO tem a função de procurar por ataques. Ele realiza a filtragem dos pacotes e, então, bloqueia as transmissões não permitidas. Dessa forma, atua entre a rede externa e interna, controlando o tráfego de informações que existem entre elas, procurando certificar-se de que este tráfego é confiável, que está em conformidade com a política de segurança do site acessado.O FIREWALL é uma espécie de agente da policia federal que fica na área de embarque dos aeroportos filtrando, evitando que as pessoas entrem com drogas no avião. Ele analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. PODE SER UM SOFTWARE OU HARDWARE (NÃO HÁ A NECESSIDADE DE UTILIZAR OS DOIS DE FORMA COMBINADA)

    GABARITO: CERTO

  • Querem menosprezar o Firewall, mas ELE é muito importante. firewall analisa o tráfego da rede e monitora as ações, evitando ataques. O objetivo é bloquear atividades suspeitas e proteger os computadores da companhia ou pessoal por dentro, como uma muralha. Ademais, ele trabalha com relatórios sobre as atividades, gerando mais conhecimento para os gestores e os usuários em geral.

  • Gabarito: Certo (✔) ☠☕

    FIREWALL

    É um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

    Em outras palavras, um firewall pode ser conceituado como hardware ou software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle - pelo administrador de rede - do acesso ao mundo externo.

    • Em suma, O Firewall:

    ⇒ Possui a capacidade para direcionar o tráfego para sistemas internos mais confiáveis.

    Cria log com informações do tráfego de entrada e saída da rede.

    ⇒ Possui mecanismo de defesa que restringe o fluxo de dados entre redes.

    ⇒ Realiza autenticação de usuários na rede.