SóProvas


ID
846508
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A nota fiscal eletrônica faz parte do novo modelo nacional de circulação de documento fiscal, em substituição à sistemática atual de emissão fiscal em papel. Com validade jurídica, devido à assinatura digital do remetente, esse novo modelo simplifica as obrigações acessórias dos contribuintes, permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento, em tempo real, das operações comerciais pelo Fisco.

A alteração da sistemática atual para a da nota eletrônica resultará, também, em benefício ecológico representado pela redução de

Alternativas
Comentários
  • Como funciona o modelo operacional da NF-e?        De maneira simplificada, a empresa emissora de NF-e, previamente credenciada segundo as normas ditadas pela Secretaria de Fazenda de jurisdição do estabelecimento, gerará um arquivo eletrônico que deverá conter as informações fiscais da operação comercial e também ser assinado digitalmente pelo emitente para garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.
         Este arquivo eletrônico, que corresponde a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), será então transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda que fará uma pré-validação do arquivo e devolverá uma Autorização de Uso, sem a qual não poderá haver o trânsito da mercadoria.
        Após a autorização da NF-e, a Secretaria da Fazenda disponibilizará consulta, na Internet, para o destinatário e outros legítimos interessados que detenham a chave de acesso do documento eletrônico.
      Este mesmo arquivo da NF-e será ainda transmitido, pela Secretaria de Fazenda, para a Receita Federal, que será repositório de todas as NF-e emitidas (Ambiente Nacional) e, no caso de uma operação interestadual, para a Secretaria de Fazenda de destino da operação.
      Para acompanhar o trânsito da mercadoria será impressa uma representação gráfica simplificada da Nota Fiscal Eletrônica, intitulado DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), em papel comum, e única via, que conterá impressa, em destaque, a chave de acesso para consulta da NF-e na Internet e um código de barras unidimensional que facilitará a captura e a confirmação de informações da NF-e pelos Postos Fiscais de Fronteira dos demais Estados.   http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/respostas_III.html
      Alguns benefícios que a Nota Fiscal eletrônica fornece para os vendedores são:
      Reduz custos de aquisição de papel e impressão do documento fiscal, já que a nota fiscal será emitida de forma eletrônica. O novo modelo de Nota Fiscal Eletrônica comtempla a impressão de um documento em papel, chamado DANFE ( Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). A função da DANFE é acompanhar o trajeto da mercadoria e facilita a consulta da NFe na internet. A DANFE é impressa em papel comum A4 e geralmente em uma única via.  Outra vantagem da Nota Fiscal eletrônica é que não será necessário armazenar os documentos fiscais impressos. A forma de arquivar o documento de forma digital é bem melhor do que ter que guardar em um espaço físico. A fiscalização nas estradas como as paradas de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira serão simplificados o que reduz e não se perde tanto tempo nas estradas.
  • É sério que isso foi uma questão de Concurso Público?! Nossa...

  • gab E de ecologico

  • Essa questão até o meu fiho de 5 anos acerta!