SóProvas


ID
848614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O conhecimento dos princípios básicos das trações dos trens, dos tipos de locomotivas, do cálculo da lotação dos trens, da sua frenagem, suas características do material rodante, bem como da dinâmica da circulação dos trens, é fundamental para o planejamento da operação ferroviária. A respeito da operação e de material rodante para transporte ferroviário, julgue o  próximo  item.


A superfície de rodagem de uma roda ferroviária apresenta, normalmente, determinada inclinação — denominada conicidade — em relação ao plano horizontal, que visa impedir a formação de sulcos por desgaste, facilitando, assim, a circulação das rodas nas curvas e mantendo o veículo em serviço por mais tempo.

Alternativas
Comentários
  • O formato cônico das rodas (inclinação geralmente de 1:20) junto com a folga (jogo da via) possibilita o efeito de escorregamento.

    O efeito de escorregamento é facilitado pelo formato cônico nas rodas quando a composição entra na curva (a roda "sobe" no trilho externo a curva e "desce" no trilho interno a curva) fazendo com que o movimento seja mais suave e diminua o desgaste do trilho e da roda (superfície de rodagem).