SóProvas


ID
848617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O conhecimento dos princípios básicos das trações dos trens, dos tipos de locomotivas, do cálculo da lotação dos trens, da sua frenagem, suas características do material rodante, bem como da dinâmica da circulação dos trens, é fundamental para o planejamento da operação ferroviária. A respeito da operação e de material rodante para transporte ferroviário, julgue o  próximo  item.


Para dificultar a patinagem das rodas, os fabricantes de locomotivas têm desenvolvido locomotivas cujos eixos descarregam grandes pesos, o que aumenta a aderência entre as rodas e os trilhos.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

     

    Existem alguns métdos para evitar a patinagem, aumentando o atrito entre a roda e o trilho ou utilizando alternativas que diminua a diferença esforço trator força de resistência

    Um deles, citado pela assetiva, é o aumento do peso da locomotiva. Como deve ser conhecimento de todos (os engenheiros pelo menos), a força de atrito está intimamente ligado com a carga normal ao plano, junto com o coeficiente de atrito. Assim, aumentar o peso ajuda no aumento da força de atrito.

     

    Um outro método mais citado pelas bibliograficas é o uso da areia. Algumas locomotivas possuem uma "caixa de areia" para que, nas rampas, a caixa solte areia no trilho e melhore a aderência.

     

    Existe também a alternativa de aumentar a quantidade de roda por truque (3 a 4 rodeiros por truque ao invés de só 2, que é o mínimo). Isso faz com que a força resistente diminua para cada roda já que o peso será dividido por mais pontos de apoio e consequentemente diminui a necessidade de grande esforço trator (força de tração).