SóProvas


ID
849523
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na perícia de conjunção carnal, a maioria das lesões encontradas nas vítimas de crimes sexuais é de caráter inespecífico, o que torna necessária a realização de métodos complementares para a elucidação dos vestígios, entre os quais NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • A opção "dosagem de prostaglandina F2- alfa"  foi colocada pelo examinador para induzir o candidato ao erro, uma vez que a palavra "prostaglandina"
    sugere a relação com a "próstata".
    Realmente existe relação entre a próstata e as prostaglandinas , mas essa dosagem não serviria para fazer o diagnóstico da conjunção carnal.
  • Resposta da BANCA qto ao recursos dos candidatos:

    Na perícia da conjunção carnal, o único método complementar que NÃO se inclui na investigação é a dosagem de prostaglandina F2-alfa, substância sintética utilizada na provocação de aborto por medicamentos efetuado no segundo trimestre da gravidez, em países onde tal procedimento é permitido por lei. A realização de todos os demais exames apresentados na questão, incluindo a coleta de DNA, determinado pela Autoridade competente, faz parte da rotina pericial do Instituto Médico-Legal Afrânio Peixoto nos crimes sexuais. Nesse exame são colhidas amostras de referência da vítima e do material obtido através de secreções vaginal, anal ou oral da mesma, para eventual confronto genético posterior com o material proveniente do agente suspeito. Referências: 1. GOMES, H. Medicina Legal. 32ª ed., Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1997. Parte VI, Cap. 28, p. 634. 2. HERCULES, H.C. Medicina Legal – Texto e Atlas. 1ª Ed., São Paulo: Atheneu, 2005. Cap. 29, p. 597. 3. HERCULES, H.C. Medicina Legal – Texto e Atlas. 1ª Ed., São Paulo: Atheneu, 2005. Cap. 26, p. 559.
  • O perito irá buscar vestígios na parede uterina ou em qualquer outra região herógena do corpo da "vítima", e o resultado positivo do Esperma será constatado através de:
    - Proteina P-30 ou Antígeno Prostático Específico;
    - Fosfatase Ácida Prostática;
    - Reação de Corin - Stocks = SPTZ;
    - Reação de Probabilidade de Florence, Barchi, Barbério e Bokharius.

    Fonte: Aulas do professor Roberto Blanco.
  • Na boa, isso não é questão de prova para Delegado. 

  • Essa é pra concorrer vaga na série de TV americana CSI.

  • pode-se procurar espermatozoide de forma indireta, ex.: em roupas?

  • prostaglandina F2-alfa substância sintética utilizada na provocação de aborto por medicamentos efetuado no segundo trimestre da gravidez, em países onde tal procedimento é permitido por lei.

  • Pesquisei a palabra prostaglandina no site do Qconcursos... E em meio a quase MEIO MILHÃO de questões de concursos, a palavra prostaglandina só apareceu em 42 delas... Abri uma por uma, e todas as questões são pra cargos da área da saúde (Tem um que é pra PCMA, mas para o cargo de Medico Perito Legista)... Ou seja, em meio a quase meio milhão de questões, algum engraçadinho da FUNCAB achou por bem cobrar um tema totalmente estranho para o cargo de DELEGADO de Polícia... Me pego a pensar, pra que rumo as bancas estão caminhando... Se para selecionarem o candidato mais apto para o cargo, ou simplesmente para uma competiçãozinha idiota entre as bancas, pra ver qual consegue ser mais esdrúxula em montar questões NADA A VER... 

     

    Tem que ser muito imbecil, a pessoa que achar que um Delegado vai ser melhor ou pior em saber o que é e pra serve a tal dosagem de prostaglandina F2-alfa... 

  • Gab. e)

     

    Na perícia da conjunção carnal, o único método complementar que NÃO se inclui na investigação é a dosagem de PROSTAGLANDINA F2-ALFA, substância sintética utilizada na provocação de aborto por medicamentos efetuado no segundo trimestre da gravidez, em países onde tal procedimento é permitido por lei.

     

     

    Prof. Alexandre Herculano - Estratégia Concursos

  • Principais apontamentos.

    Na perícia da conjunção carnal, o único método complementar que NÃO se inclui na investigação é a dosagem de PROSTAGLANDINA F2-ALFA, substância sintética utilizada na provocação de aborto por medicamentos efetuado no segundo trimestre da gravidez, em países onde tal procedimento é permitido por lei. (Comentário Qconcursos).

     

    DIAGNÓSTICO DA CONJUNÇÃO CARNAL
     

    - Rotura do hímen: sinal de certeza conjunção carnal.
    Esperma no canal vaginal ou fosfatase ácida prostática no canal vaginal ou PSA no canal vaginal: sinal de certeza conjunção carnal.
    Gravidez: sinal de certeza conjunção carnal.
    - Azoospermia: tem esperma, mas não tem espermatozóide.
    - Esperma
    1 – espermatozóide
    2 – líquido prostático   
    3 – leucócitos “DNA”
    4 - vitamina
    5 – enzima fosfatase ácida em grande quantidade + que 300 UI/mm3


    Proteína P30 - Fosfatase Ácida nas Perícias
    - Sinal de certeza de conjunção carnal.
    - Presença, no canal vaginal, de fosfatase ácida em grande quantidade.
    - Acima 300 unidade internacionais por milímetro cúbico.        

     
    Presença de PSA
    - Prostatic Specific Antingen.
    - constituído pela proteína P30.
    - Indica presença de líquido prostático.
    - É indicador de câncer de próstata.

    Reação de Corin-Stockis - SPTZ: identificar microscopicamente espermatozoide, negativo se o agente é vasectomizado.

     

    Reações Cristalográficas (de probabilidade):

    - Reação de Florence: identificação de manchas de esperma, reação a uma solução iodo-iodurada, forma-se cristais castanho-amarelados, romboédricos, dimensões variadas, visíveis apenas ao microscópio. Exame não conclusivo, não reage apenas com sêmen humano, podendo ser de animal, extratos de vísceras em putrefação e certos produtos vegetais.

     

    - Reação de Barbério: reação ao ácido pícrico em água ou glicerina, a gota do reativo em contato com a mancha formará cristais lineares ou fusiformes, de colorido amarelo.

     

    - Reação de Bokharius e Barchi: não encontrei detalhes sobres essas reações cristalográficas.

     

    - Além de espermatozoides, outras células do esperma podem fornecer cromossomos para pesquisa de DNA genômico:
    Leucócitos tipo linfócitos T.
    Outros leucócitos.
    Células da mucosa uretral.

  • Vejamos as alternativas:

    A) pesquisa direta de espermatozoides- CORRETO- A presença de sêmen na cavidade vaginal pode ser verificada através de vários métodos

    B) dosagem de fosfatase ácida prostática – CORRETO- método importante, pois identifica a presença de sêmen mesmo em casos em que o indivíduo sofre de azoospermia (ausência total de esperma no sêmen), ou quando a identificação de espermatozoides não tenha tido êxito.

    C) pesquisa de antígeno prostático específico - CORRETO- (PSA)- - método importante, pois identifica a presença de sêmen mesmo em casos em que o indivíduo sofre de azoospermia (ausência total de esperma no sêmen), ou quando a identificação de espermatozoides não tenha tido êxito.

    D) exame de confronto genético – CORRETO- a identificação do DNA é peça chave na identificação do suposto Autor do crime

    E) dosagem de prostaglandina F2-alfa – INCORRETO- CROCE destaca que: “ vêm sendo empregadas, por alguns médicos, substâncias inicialmente encontradas na próstata ... As prostaglandinas determinam a contração da musculatura lisa do segmento superior do miométrio (são pouco ativos sobre o segmento inferior), provocativas da expulsão do concepto, quando injetadas endovenosamente, determinando abortamento precoce na mulher”. CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1198, Editora Saraiva, 8º edição, 2012.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

  • GABARITO E

    1.      Maneiras de diagnóstico de conjunção carnal:

    a.      Pesquisa direta de espermatozoides;

    b.     Dosagem de fosfatase ácida prostática;

    c.      Pesquisa de antígeno prostático específico;

    d.     Exame de confronto genético;

    e.      Presença de cancro sifilítico no colo do útero;

    f.       Presença de glicoproteína P30.

    OBS – Dosagem de prostaglandina F2-alfa – substância sintética utilizada na provocação de aborto por medicamentos efetuado no segundo trimestre da gravidez, em países onde tal procedimento é permitido por lei.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • o melhor depois de passar raiva com essa questão é ler os comentários kkkkkk
  • Quando dizem que a prova de MedLeg do Rio é a mais difícil do país... Não estão de brincadeira....

    Paciência e perseverança!