-
Resposta da banca: D
Mas não há resposta correta. Todas as opções estão erradas, No caso presente, a fundamentação será feita ao inverso. Não encontramos qualquer fonte de referência que confirmasse que “em relação aos alucinógenos, pode-se afirmar que uma das suas características mais relevantes é a ocorrência de uma rápida e significativa tolerância”. E para tanto consultamos a quase totalidade dos livros especializados em Medicina Legal disponíveis no Rio de Janeiro, alguns de outros estados e alguns internacionais. Sempre especializados em Medicina Legal. Portanto, pela inexistência de fonte de consulta que permitisse referendar a opção escolhida pela banca examinadora, a questão poderia ser anulada.
Comentários: Canal dos Concursos.
Obs. Apesar da bebida alcóolica inicialmente gerar no indivíduo uma fase de excitação, ela é uma substância depressora do Sistema Nervoso Central (SNC). Altera a anatomia das membranas celulares, e, como resultado, reduz a eficiência da condução neuronal, inibindo a sua transmissão. Investigações recentes têm assinalado que o álcool actua sobre os receptores específicos GABA-benzodiazepínicos, no entanto, estabelecer um único mecanismo dos seus efeitos é muito difícil, porque esta droga afeta todos os sistemas neuroquímicos e todos os sistemas endócrinos.
-
Item correto: D
RESPOSTA DA BANCA qto aos recursos interpostos:
A única resposta possível a questão, como posto no enunciado, é aquela que apresenta dois estimulantes e um depressor do sistema nervoso central, respectivamente. A cocaína e o crack são poderosos estimulantes do sistema nervoso central. Estas drogas têm a mesma origem e princípio ativo, contudo são distintas quanto a apresentação e forma de administração. O álcool é a substância depressora mais consumida no mundo. O álcool age em todo sistema nervoso, contudo sua ação inicial se da nos neurônios inibitórios. Nesta fase há o afrouxamento dos freios sociais e a desinibição. Segundo Blanco. R., “Muitos pensam que, por causa desta modificação comportamental, o álcool seja uma substância excitante. Não percebem que o que esta ocorrendo é a depressão dos centros cerebrais, os mais superiores, onde estão situados os sentimentos de ética e moral, ou seja, a censura”. Solventes inalantes são depressores do sistema nervoso, e de forma análoga ao álcool causa ao usuário inicialmente uma sensação de euforia derivada da ação depressora seletiva, em seguida com o aumento da concentração da substancia no sistema nervoso a depressão é sistêmica, semelhante aquela sentida na embriaguez alcoólica. Referências:
1. BLANCO, R. S. Apostila de Medicina Legal. Rio de Janeiro, 2000; p. 343. 2. FRANÇA, G. V. Medicina Legal. 6ª Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. Cap. 15, p. 289 -290. 3. GRECO, R. Medicina Legal a Luz do Direito Penal e do Direito Processual Penal. 10 Ed. Rio de Janeiro, 2011; Cap. 7, p. 136. 4. HERCULES, H.C. Medicina Legal – Texto e Atlas. 1ª Ed., São Paulo: Atheneu, 2005; Cap. 19, p.376.
-
Drogas ESTIMULANTES - psicoANALÉPTICAS:
-Crack
-Oxy
-Merla
-Ecstasy
-Cocaína
-
MNEMÔNICO: C O M E C
-
Desculpe discordar Felipe, mas o álcool é um clássico exemplo de psicoléptico (droga depressora).
Fonte:Hygino hércules, pg.376, ed. 2005.
-
Psicolépticos --> Depressoras ( EX: Ópio, Álcool).
Psicoanalépticos --> Estimulantes ( Ex: Cocaína, Crack, Ectasy Anfetamina).
Psicodislépticos --> Perturbadoras, alucinógenas ( Ex: Maconha, Skunk, LSD).
Letra d)
-
As drogas psicoanalépticas são espécies de drogas que estimulam o sistema nervoso central, fazendo sumir a dor, cansaço e a fome, sendo ela: crack, cocaína, merla, oxi, anorexígenos e anfetaminas.
As drogas psicocatalépticas ou psicolépticas tem o objetivo exclusivo de afastar a dor, e deprimem o sistema nervoso central, sendo elas: ópio, álcool, heróina, morfina, analgésico e anestésico.
-
-Drogas estimulantes: aumenta a atividade cerebral.
Ex: cafeína, nicotina, anfetaminas, cocaína, crack
-Drogas depressoras: diminuem atividade cerebral.
O álcool é a substância depressora mais consumida no mundo, e seu uso acarreta a inibição dos centros do hipotálamo.
Ex: álcool, benzodiazepínicos, etc.
- Drogas alucinógenas: alterações nos sentidos, ilusões visuais.
Ex: maconha, mescalina, LSD, Ayahuasca “chá Santo Daime", ecstasy, etc.
Além disso, essa questão foi objeto de diversos recursos. Vejamos a justificativa:
" A única resposta possível a questão, como posto no enunciado, é aquela que apresenta dois estimulantes e um depressor do sistema nervoso central, respectivamente. A cocaína e o crack são poderosos estimulantes do sistema nervoso central. Estas drogas têm a mesma origem e princípio ativo, contudo são distintas quanto a apresentação e forma de administração. O álcool é a substância depressora mais consumida no mundo. O álcool age em todo sistema nervoso, contudo sua ação inicial se dá nos neurônios inibitórios. Nesta fase há o afrouxamento dos freios sociais e a desinibição. Segundo Blanco. R., “Muitos pensam que, por causa desta modificação comportamental, o álcool seja uma substância excitante. Não percebem que o que está ocorrendo é a depressão dos centros cerebrais, os mais superiores, onde estão situados os sentimentos de ética e moral, ou seja, a censura". Solventes inalantes são depressores do sistema nervoso, e de forma análoga ao álcool causa ao usuário inicialmente uma sensação de euforia derivada da ação depressora seletiva, em seguida com o aumento da concentração da substância no sistema nervoso a depressão é sistêmica, semelhante àquela sentida na embriaguez alcoólica". Referências: 1. BLANCO, R. S. Apostila de Medicina Legal. Rio de Janeiro, 2000; p. 343. 2. FRANÇA, G. V. Medicina Legal. 6ª Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. Cap. 15, p. 289 -290. 3. GRECO, R. Medicina Legal a Luz do Direito Penal e do Direito Processual Penal. 10 Ed. Rio de Janeiro, 2011; Cap. 7, p. 136. 4. HERCULES, H.C. Medicina Legal – Texto e Atlas. 1ª Ed., São Paulo: Atheneu, 2005; Cap. 19, p.376.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
-
Gabarito letra D.
A terminologia adicção é comumente utilizada para designar o vício e a dependência em drogas.
A cocaína e o crack são drogas psicoanalépticas, substâncias que estimulam a atividade mental, aumentam a vigília, causam insônia, excitam a atividade intelectual, exaltam a tensão emocional, levando à euforia e ansiedade. O ecstasy (MDMA) é exemplo de droga psicodisléptica, estimulando o sistema nervoso central. O alcool é uma droga psicoléptica, substância que deprime a atividade mental, diminui a vigília, reduz a atividade intelectual, seda a tensão emocinal, induz ao sono, relaxa os musculos e diminui a ansiedade e o pânico.
-
O álcool é classificado como uma substância psicoléptica (DEPRESSORA), reduzindo a atividade mental e a vigília, relaxando os músculos e diminuindo a ansiedade. Para fins de informação complementar, também são drogas depressoras os opiáceos (enforfina e morfina, cola, heroína e calmantes).
O crack e a cocaína, por sua vez, estão no rol das drogas psicoanalépticas, ou seja, são ESTIMULANTES (excitam a atividade intelectual, a tensão emocional e o sistema nervoso). Outras dessa categoria são a cafeína, ecstasy e anfetaminas.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
-
ESPERO AJUDAR
PSICO=>LÉPTICOS ==> Depressoras . EX: Ópio, Álcool.
LEP=>DEPRIME ==> O.P.A.LCO
PSICO=>ANALÉPTICOS ==> Estimulantes. Ex: Cocaína, Crack, Ectasy Anfetamina.
ANA=>ESTIMULA ==> C.C.E.A
PSICO => DISLÉPTICOS ==> Perturbadoras, alucinógenas. Ex: Maconha, Skunk, LSD.
DIS=>PERTUBA ==> M.S.L.S.D
-
Letra D.
Respondi com base, inicialmente, com o entendimento de interpretação de texto do enunciado e, em segundo lugar, com o conhecimento técnico da característica de cada droga (psicoléptica/psicocataléptica, psicodisléptica, psicoanaléptica).
É dito no enunciado: "Esses estimulantes (mais de um estimulante/psicoanaléptica)" + "o depressor (1 droga psicoléptica/psicocataléptica)" + "respectivamente (nessa ordem específicamente)".
Isso significa que dentre as alternativas propostas, você tem que achar a resposta nessa ordem quase equacional.
Só consegui vislumbrar a opção que entrega o uso de mais de 1 estimulante (cocaína e crack) + um depressor (álcool) = Letra D.
As demais alternativas, ao meu humilde ver, não se encaixam na equação proposta no enunciado da questão.
-
MACETE PARA LEMBRAR DAS CATEGORIAS DAS DROGAS
GÊNERO - DROGAS PSICOTRÓPICAS - Também chamados de agentes psicoativos, possuem atração pelo Sistema Nervoso Central (SNC) – capacidade de pensar, analisar, abstrair, julgar e agir (afetam a capacidade de entendimento e de autodeterminação).
As espécies são:
- drogas psiCOANAlépticas (estimulantes) -> lembrar de uma pessoa tomando uma cana braba e ficando estimulado (COANA = CANA). ex: ecstasy, cocaína, anfetaminas.
- drogas psiCOLÉpticas (depressoras) -> lembrar de uma pessoa triste chupando um picolé (COLÉ = PICOLÉ). ex: álcool, ansiolíticos, barbitúricos, morfinas.
- drogas psicoDISlépticas (perturbação) -> lembrar de um disco deixando uma pessoa completamente perturbada (DIS = DISCO). ex: maconha, LSD.
Dica do professor do Grancursos, prof. Carlos Palhares. Recomendo!
-
Medicina legal Toxicologia delegado Copiando
- PsicoLEPticos - Depressoras. ex: Opio, Alcool, Solventes inalantes
LEP deprime OpAlcoS
LEP = LEnto = Opio, Alcool, Solventes inalantes
- PsicoANAlépticos - Estimulantes. ex: Cocaína, Crack, Ectasy, ANfetaminA
ANA estimula CECA
ANALEP = Acelerado = Cocaína, Crack, Ectasy, ANfetaminA
- PsicoDISlépticos - Perturbadoras, alucinógenas. ex: Maconha, Skank, LSD
DIS perturba MS LSD
DIS = DIStorce a realidade = Maconha, Skank, LSD
-
PsicoLEpticas: LErdo, deixa o agente
PsicoANlépticas: ANima o sujeito.
PsicoDISlépticas: DIstorce a realidade.
-
d) Cocaína, crack e álcool.
Principais drogas estimulantes do SNC - Cocaína, crack, oxi, merla, anfetaminas, ecstasy.
Principais drogas depressoras do SNC - Álcool etílico, benzodiazepínicos, barbitúricos, opióides, solventes e inalantes.
Principais drogas “modificadoras” do SNC - Maconha, haxixe,ácido lisérgico (LSD), cogumelo, drogas sintéticas.