SóProvas


ID
855718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com respeito a administração pública, julgue os itens a seguir.


O governo eletrônico provoca uma integração daqueles que possuem mais recursos, deixando de fora parte considerável da população.

Alternativas
Comentários
  • De início a CESPE considerou esta questão correta, posteriormente optou por sua alteração para ERRADA. 
    Justificativa da banca:
    Não se pode afirmar, de maneira categórica, que o governo eletrônico provoca uma integração daqueles que possuem mais recursos, deixando  de fora parte considerável da população. Por esse motivo, opta-se pela alteração do gabarito.

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/tcu2011/arquivos/TCU_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
    Questão 156.

    Bons estudos!
  • isso que dá fazer essas questões subjetivas demais. concurseiro não perdoa na recurso haha
  • Conheça o Programa de Governo Eletrônico Brasileiro

    O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

    No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais:

    1. Junto ao cidadão;
    2. Na melhoria da sua própria gestão interna;
    3. Na integração com parceiros e fornecedores.

    O que se pretende com o Programa de Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.


  • A inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de governo eletrônico, para que esta possa configurar-se como política universal. Esta visão funda-se no entendimento da inclusão digital como direito a cidadania e promoção a todos.

  • Pelo contrário! O governo eletrônico busca maior participação popular, maior oferta de serviços aos cidadãos, maior transparência e tem seu principal objetivo na CIDADANIA.

  • Hoje em dia o acesso a internet abrange a todas as classes sociais, a diferença consiste no interesse diverso de cada classe em relação ao conteúdo acessado.  Gabarito errado.

  • O Comitê Executivo de Governo Eletrônico – CEGE elegeu como princípios de sua atuação, dentre outros:

     

    --> a indissociabilidade entre inclusão digital e o governo eletrônico;

     

     

    Inclusão digital - abrange iniciativas de cunho social, de forma a possibilitar que pessoas mais necessitadas não fiquem alijadas dos conhecimentos e instrumentos necessários para que participem da internet e do governo eletrônico.

  • Essa questão merecia ser anulada, haja visto que possui dupla interpretação: na teoria, esse governo busca a participação geral, principalmente, a inclusão do governo eletrônico nas camadas menos favorecidas da sociedade, na prática ocorre que grande parcela da sociedade não tem acesso a esse tipo de informação.

  • O governo eletrônico não faz discriminação entre pessoas ricas ou pobres. Os serviços são disponibilizados a todos por meio das tecnologias da informação. 

    Para, de fato, ser inclusivo o governo eletrônico adota como uma de suas diretrizes a inclusão digital. Afinal, não basta disponibilizar os serviços por meio da internet se a população não tiver acesso à internet.

    Gabarito: ERRADO 

  • Levei em consideração o ano da questão e errei, estaria certa em 2011. Porém em 2021 realmente não é mais, já que praticamante todos tem um celular à mão.

  • o e-gov tem como diretriz a inclusão digital que não é somente ter em mãos um celular, e sim um processo de alfabetização tecnológica que está longe de acontecer

    ex: por mais que boa parte da população tenha certo nível de conhecimento e acesso à internet, existem dados do governo em relação a orçamentos, licitações, dívida pública, ... coisas que o cidadão comum não sabe "chegar lá" e muito menos entender o que está acontecendo -> o que é contrário ao pleno controle social e participação do cidadão