SóProvas


ID
858178
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As feridas em sedenho resultam da

Alternativas
Comentários
  • Uma ferida que passe por baixo da pele, mas que não entre na cavidade abaixo da pele, seja na cabeça, não entrando na caixa craniana, ou no peito, não entrando na cavidade torácica, atingindo só a pele mesmo, essa ferida leva o nome de ferida em sedenho. Por baixo da pele e fora das cavidades. 
  • "Ferida em sedenho é aquela que atravessa, apenas, os planos superficiais da região lesionada, não se aprofunda. De um modo geral, forma um túnel, através da massa muscular superficial". (Roberto Blanco, apostila IV, p. 45)
    As lesões dos itens A a D atingem regiões cavitárias, mais profundas, não podendo falar em feridas em sedenho. 
  • A opção da letra D não está restringuindo as fedidas de sedenho àquelas causadas por tiros?
    Alguém me esclareça por favor!!
  • Nenhuma das alternativas é restritiva devido ao enunciado da questão: "As feridas em sedenho resultam da". Não significa que elas não possam ser causadas de outra maneira. Assim a alternativa D esta correta já que descreve uma possibilidade desse tipo de ferimento. A lesão deve ser subcutânea, o que exclui a alternativa E.
  • Qual o erro da E?
    EU li no site http://www.drpaulosilveira.med.br/visualizar.php?idt=1625669, que ferida de sedenho é aquela que pode ser causada pelo tiro de raspão.
    Neste caso, a letra E estaria correta!

  • Justificativa da letra e:

    A questão fala em "ferida em sedenho". Ferida é diferente de escoriação. Na ferida, a derme é ultrapassada e o que ocorrerá é a cicatrização. Na escoriação, a derme não é ultrapassada e o que ocorrerá é a regeneração.  

    Vi isso em uma aula do CERS. Anotei no meu caderno ;)

  • O PROF. ROBERTO BLANCO (CERS) EXPLICOU QUE AS FERIDAS EM SEDENHO SÃO AQUELAS PROVOCADAS POR AGENTES PÉRFURO-CONTUNDENTES (PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO) QUE PASSAM POR BAIXO DA PELE, MAS QUE NÃO ATINGEM AS CAVIDADES CORPORAIS. EX: TIROS OBLÍQUOS ou TANGENCIAIS.

  • Túnel permanente

    É fator importante no estudo da lesão, pois é o túnel permanente que indica o trajeto que o PAF fez dentro do corpo da vítima – quando se falar em “trajetória” estará se referindo ao percurso que o PAF fez fora do corpo da vítima.

    O túnel permanente produzido pelo PAF transfixante apresentará entrada, trajeto e saída, enquanto que o túnel permanente produzido pelo PAF penetrante apresentará apenas entrada e trajeto (como não apresenta saída é denominada de “ferida cega” ou “em fundo de saco”).

    O corpo humano possui quatro cavidades: craniana, torácica, abdominal e raquiana.

    Quando o PAF penetrar no corpo atingindo uma dessas cavidades teremos o chamado ferimento em cavitários, que poderá ser penetrante ou transfixante.

    Já quando o PAF penetra, mas não atinge nenhuma cavidade, mas apenas faz um túnel permanente por debaixo da pele, teremos o chamado ferimento em sedenho, que poderá ser penetrante ou transfixante.

  • Feridas em sedenho......

    ....era aquele esquema de menino de colégio atravessar uma agulha pela palma da mão....kkkkkkk

    aplica-se? rs

  • A letra "E seria LESÃO EM CANALETA, que é o tal tiro de raspão.

  • Excelente a explicação do Nicholas Lima!!

  • FERIDAS EM SEDENHO: quando o instrumento vulnerante passa por baixo da pele, mas não 
    entra nas cavidades do corpo
    (craniana, torácica ou abdominal), apenas penetra na 
    pele
    . Não atinge os planos profundos

  • FERIDA EM SEDENHO- se caracteriza pela ferida oblíqua provocada por projétil de arma de fogo, somente atingindo a pele, sem as demais camadas.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • queria ser delegado, não médico. OH MATÉRIA DO MEU ABUSO

  • A lesão denominada de “ferida em sedenho” é um tipo de lesão perfurocontusa, sendo produzida, portanto, por meio de um instrumento perfurocontundente. Somente de posse desta informação já podemos excluir as letras A, B e C.

              Referida lesão consiste na penetração subcutânea da pele por ação de um PAF, sem atingir planos mais profundos de cavidade do corpo, ocorrendo geralmente em tiros tangenciais. O tiro de raspão atinge tangencialmente o corpo, produzindo escoriação e sem ocorrer a penetração do PAF (E).

    Gabarito: D

  • Pra ajudar a fixar, lembre-se do famoso levou um tiro, mas escapou fedenho (sedenho).

  • Fiquei na dúvida entre D e E mas percebi que em se tratando de ferida, que é uma lesão aberta, não pode ser confundido com escoriação que é uma lesão fechada, superficial, que não entra na pela.

    Assim, ferida em sedenho é aquela aberta, causada por instrumento pérfuro-contundente de modo tangencial porque não penetra nas cavidades do corpo (crânio, tórax e abdômen).

  • Eu tinha um aproveitamento de 93% em medicina legal, errei todas essas questões DPC FGV, maravilha.

  • #RUMO A PCRN!!

  • Foi de raspão mas valeu,letra d

  • FERIDAS EM SEDENHO: quando o instrumento vulnerante passa por baixo da pele, mas não entra nas cavidades do corpo (craniana, torácica ou abdominal), apenas penetra na peleNão atinge os planos profundos

    ->"As feridas em sedenho resultam da ação subcutânea dos instrumentos pérfuro-contundentes nos tiros oblíquos."

    ->"AS FERIDAS EM SEDENHO SÃO AQUELAS PROVOCADAS POR AGENTES PÉRFURO-CONTUNDENTES (PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO) QUE PASSAM POR BAIXO DA PELE, MAS QUE NÃO ATINGEM AS CAVIDADES CORPORAIS. EX: TIROS OBLÍQUOS ou TANGENCIAIS."

    ->"Já quando o PAF penetra, mas não atinge nenhuma cavidade, mas apenas faz um túnel permanente por debaixo da pele, teremos o chamado ferimento em sedenho, que poderá ser penetrante ou transfixante."

    ->"Uma ferida que passe por baixo da pele, mas que não entre na cavidade abaixo da pele, seja na cabeça, não entrando na caixa craniana, ou no peito, não entrando na cavidade torácica, atingindo só a pele mesmo, essa ferida leva o nome de ferida em sedenho. Por baixo da pele e fora das cavidades. "

  • ESSA PEGOU DE SEDENHO!

  • Chuleio/alinhavo= paf penetra transfixando e reentrando em outra parte do corpo (tem orifício de entrada e saída da primeira lesão, de entrada da segunda podendo ter ou não de saída)

    Sedenho= paf penetra fica subcutâneo e não penetra profundo, podendo sair ou não (tem orifício de entrada e pode ou não ter de saída)

    Raspão= paf não penetra sem orifício/ lesão de CANALETA/ FAIXA DE ESCORIAÇÃO

  • aqui foi um chute certeiro
  • Ainda era Formado em Publicidade; Passo!

  • Sedenho=Subcutânea