SóProvas


ID
858181
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O Supremo Tribunal Federal decidiu que, à luz da Constituição Federal, a antecipação terapêutica do parto de fetos anencefálicos não tipifica o crime de aborto previsto no Código Penal.
A interrupção da gravidez, nesses casos, depende de

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução 1989 do Conselho Federal de Medicina, o diagnóstico da anencefalia deve ser feito a partir da 12.ª semana de gravidez por meio de um exame de ultrassom. Duas fotografias demonstrando a ausência da calota craniana devem ser anexadas ao laudo, que precisará ser assinado por dois médicos. Portanto não há mais a necessidade de autorização judicial.
  • RESOLUÇÃO CFM Nº 1.989/2012
  • INFORMATIVO 661 - STF

    "Por fim, os Ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello ficaram vencidos na medida em que acrescentavam, ao dispositivo da decisão prolatada pelo Colegiado, as seguintes condições de diagnóstico da anencefalia e de realização do procedimento cirúrgico de interrupção da gravidez: 

    a) atestado subscrito por, no mínimo, dois médicos especialistas; 

    b) cirurgia realizada, sempre que possível, por médico distinto daqueles que produziram o diagnóstico; 

    c) observância de período de três dias entre a data do diagnóstico da anencefalia e a da intervenção cirúrgica; e 

    d) disponibilização, por parte do Poder Público, em favor de gestantes de menor poder aquisitivo, de acompanhamento psicológico, tanto antes quanto depois do procedimento cirúrgico."

  • A alternativa "E" é a que mais se aproximaria da correta.