SóProvas


ID
858187
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma mulher comparece ao IML alegando que, sob a ameaça de um revólver, foi obrigada a manter conjunção carnal com um desconhecido. O exame pericial não apurou vestígios de violência física. O exame ginecológico apurou a presença de carúnculas mirtiformes. O exame laboratorial da secreção vaginal colhida não revelou a presença de espermatozóides e a dosagem de fosfatase ácida estava elevada.
A análise do caso apresentado permite concluir que

Alternativas
Comentários
  • Carúnculas mirtiformes são os restos do hímen depois de múltiplas conjunções carnais ou após o parto. Então ela não era virgem.
    Fosfatase ácida é um componete do líquido seminal. Então houve conjunção carnal recente.
    Lembrando que a ausência de espermatozóide não exclue a possibilidade de conjunção carnal, haja vista que o homem pode produzir esperma sem espermatozóide, como nos casos de  vasecotomia.

  • questão mal feita! A fosfatagem ácida NÃO garante que houve conjunção carnal, é somente uma possibilidade. É sábida que outras questões, como candidíase, podem resultar uma fosfatagem ácida elevada.
  • Acredito que a questão tenha sido anulada pelo fato de não definirem a fosfatase ácida. Caso tivessem descrito: Fosfatase Ácida Prostática não haveria motivo para anularem a questão. Já que essa só podem ser encontrada nos homens, inclusive, os vasectomizados e azoosperma (que não produzem espermatozoides). A resposta seria letra A.

  • GABARITO: A

    Então pessoal, a comprovação da dosagem de fosfatase ácida na secreção vaginal, nos remete ao entendimento de ter ocorrido a conjunção carnal. Quanto às carúnculas mirtiformes, que são encontradas nas mulheres que já deram a luz, via vaginal: são pequenos brotos ou pontos cicatriciais situados na região do hímen (são sobras de hímen) depois de múltiplas conjunções carnais ou após o parto. Então ela não era virgem.

    Prof. Alexandre Herculano - Estratégia Concursos