SóProvas


ID
860350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows e aos
programas de navegação na Internet, julgue os itens a seguir.

No Linux, o diretório padrão de usuários é o /home. Nesse diretório, o usuário tem permissão de escrita, de execução e de leitura.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A pasta padrão de usuários é /usr
    A pasta padrão de Documentos é /home.
  • Estrutura básica de diretórios do Sistema Linux

    O sistema GNU/Linux possui a seguinte estrutura básica de diretórios, organizados segundo o FHS (Filesystem Hierarchy Standard):

    /bin

    Contém arquivos programas do sistema que são usados com frequência pelos usuários.

    /boot

    Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema.

    /cdrom

    Ponto de montagem da unidade de CD-ROM.

    /media

    Ponto de montagem de dispositivos diversos do sistema (rede, pen-drives, CD-ROM em distribuições mais novas).

    /dev

    Contém arquivos usados para acessar dispositivos (periféricos) existentes no computador.

    /etc

    Arquivos de configuração de seu computador local.

    /floppy

    Ponto de montagem de unidade de disquetes

    /home

    Diretórios contendo os arquivos dos usuários.        <----------

    /lib

    Bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e módulos do kernel.

    /lost+found

    Local para a gravação de arquivos/diretórios recuperados pelo utilitário fsck.ext2. Cada partição possui seu próprio diretório lost+found.

    /mnt

    Ponto de montagem temporário.

    /proc

    Sistema de arquivos do kernel. Este diretório não existe em seu disco rígido, ele é colocado lá pelo kernel e usado por diversos programas que fazem sua leitura, verificam configurações do sistema ou modificam o funcionamento de dispositivos do sistema através da alteração em seus arquivos.

    /root

    Diretório do usuário root.

    /sbin

    Diretório de programas usados pelo superusuário (root) para administração e controle do funcionamento do sistema.

    /tmp

    Diretório para armazenamento de arquivos temporários criados por programas.

    /usr

    Contém maior parte de seus programas. Normalmente acessível somente como leitura.

    /var

    Contém maior parte dos arquivos que são gravados com frequência pelos programas do sistema, e-mails, spool de impressora, cache, etc.

    Bons estudos..

  • O diretório no qual o usuário possui acesso de escrita seria o /home/nomeUsuario
  • Assertiva errada. O diretório /home é o diretório principal das contas dos usuários. No entanto, o diretório específico do usuário é /home/mozart - no meu caso. Esse diretório serve para guardar os arquivos pessoais dos usuários. Os usuários somente possuem permissão para gravar dentro de seus próprios diretórios e para poder alterar outros o usuário deve solicitar permissão a superiores. Segue uma imagem que mostra o diretório de usuário chris:
  • Sendo objetivo!!

    O diretório padrao de usuários realmente é o "/home". O erro está na segunda parte da questão pois o usuário nao tem permissao de escrita, de execucao e leitura. Só quem pode isso é o Super usuario. O usuario comum so poderá acessar a sua pasta.
  • No Linux, o diretório padrão de usuários é o /home. Nesse diretório, o usuário tem permissão de escrita, de execução e de leitura. 


    Gente estou procurando entender essa questão, baseada no livro de André de Alencar (Informática Descomplicada), o home realmente é o diretório padrão para cada usuário , ou seja, cada usuário cadastrado no sistema Linux possui, usualmente, um diretório com seu respectivo login dentro do seu diretório¨¨ No Linux, cada usuário, que não seja administrador só pode criar outros diretórios dentro do home, ao contrário do Windows que o usuário cria diretórios ou pastas em qualquer lugar - salvo se o root der permissões diferenciadas, neste diretório é possível criar e salvar arquivos já que aqui o usuário comum tem permissão de leitura e gravação...


    Creio que o erro seja qdo o examinador fale --> 
     Nesse diretório, o usuário tem permissão de escrita, de execução e de leitura. Pois, o usuário precisa de permissão do root  e somente pode fazer a leitura e gravação¨


    Bons estudos!! 

    Pedi e vós será acrescentado! 
  • QUESTÃO: No Linux, o diretório padrão de usuários é o /home. Nesse diretório, o usuário tem permissão de escrita, de execução e de leitura. Acredito que o erro esteja aí, já que  o usuário comum (segundo o professor Franceshini) só tem permissão de leitura e gravação.

    /home - diretório padrão para cada usuário, ou seja, cada usuário cadastrado no sistema Linux, possui usualmente, um diretório com seu respectivo login dentro do diretório /home, por exemplo: /home/professor. O diretório / home é, no Linux, equivalente ao diretório "documents and setting" que o Windows 2000 e XP utilizam para armazenar as opções e configurações de cada usuário.

    No entanto, no Linux, cada usuário , que não seja administrador, só pode criar outros diretórios dentro do /home, ao contrário do Windows que o usuário cria diretórios ou pastas) em qualquer lugar, salvo se o root der permissões diferenciadas.
    Neste diretório é possível criar e salvar arquivos já que aqui o usuário comum tem permissão de leitura e gravação.

    / usr - os arquivos importantes para os usuários se encontram neste diretório. Neste diretório são encontrados: editores de texto, ferramentas, navegadores, ambientes gráficos e etc. No /usr ficam os executáveis e bibliotecas dos principais programas.

    FONTE: INFORMÁTICA PARA CONCURSOS. PROF. MAURICIO FRANCESCHINI
    DISPONÍVEL EM: www.fortium.com.br/blog/material/LINUX.pdf

  • O erro está em dizer que o usuário têm permissão de escrita, de execução e de leitura em /home , não é no /home e sim no /home/usuarioqueestálogado , loguei como jose, só tenho permisão em /home/jose , nunca em /home/maria, a não ser que o root me dê permissão pra isso.

    GAB: ERRADO
  • usr não está dentro de home?

    • /chmod -> Altera as permissões de acesso de arquivos e diretórios, não alterando estes atributos de links imbólicos passados na linha de comando, mais sim as permissões dos arquivos aos quais eles se referem. 

      /home/Juarez Júnior -> meu usuário


      GAB ERRADO


  • ERRADA
    O dono, que é o root, pode tudo: rwx (ler, escrever e executar) Alterando as permissões de leitura (r), escrita (w) e execução (x): o comando chmodhttp://www.programacaoprogressiva.net/2012/08/linux-permissao-de-leitura-escrita-e_19.html

  • A primeira parte está certa, pois o diretório "/home" é realmente o diretório padrão de usuários. O problema se encontra na segunda parte, a qual se afirma que neste diretório, "/home", haverá permissão total "777" para qualquer usuário. Entretanto, essa afirmação é equivocada, pois o diretório "/home" armazena TODOS os usuários, portanto, o usuário A não tem acesso total ao diretório do usuário B. A questão estaria certo se fosse reescrita da seguinte forma: No Linux, o diretório padrão de usuários é o /home. Nesse diretório, existe o diretório do usuário, o qual ele possui permissão de escrita, de execução e de leitura. 

  • A pasta /home é a pasta dos usuários comuns do sistema, os quais não tem permissão de escrita, gravação e leitura.

     

    /usr: multiusuário.

     

    /root: superusuário.

  • Qstao errada.

    Em um diretório/home é possível ter várias pastas referente a cada usuário que acessa a máquina. Por exemplo, A está conectado à maquina e quando acessa a pasta diretório vai estar vários usuários, por exemplo, que acessam também a mesma máquina. O usuário A pode ter acesso à própria pasta de usuário dele, mas não dos demais.

  • GABARITO: ERRADO

    O diretório /home é o que resguarda arquivos pessoais,documentos,fotos,músicas dentro da estrutura hierárquica de pastas do Linux.

  • Errado.

    A questão é um grande peguinha! De fato, o diretório padrão dos usuários é o / home. Porém, o usuário só tem permissão total (escrita, execução e leitura) em seu próprio diretório, por exemplo, /home/fulano. O erro foi dizer que o usuário tem privilégio total em /home, o que não é verdade, pois assim ele teria permissão total sobre todos os usuários. Nesse caso, somente o root ou um superusuário teria essa permissão. Ah!!! E se ele estivesse falando de um superusuário, estaria certa a questão? Aí sim, estaria certa! Mas não é o caso. Portanto, questão errada.

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • Uai, o prof. Nishimura disse no comentário dele que:
    A pasta padrão de usuários é /usr
    A pasta padrão de Documentos é /home.

    E todos vcs disseram que a pasta padrão de usuários realmente é /home.
    Será se o comentário dele veio errado mesmo?

  • O sistema GNU/Linux possui a seguinte estrutura básica de diretórios, organizados segundo o FHS (Filesystem Hierarchy Standard):

    /bin

    Contém arquivos programas do sistema que são usados com frequência pelos usuários.

    /boot

    Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema.

    /cdrom

    Ponto de montagem da unidade de CD-ROM.

    /media

    Ponto de montagem de dispositivos diversos do sistema (rede, pen-drives, CD-ROM em distribuições mais novas).

    /dev

    Contém arquivos usados para acessar dispositivos (periféricos) existentes no computador.

    /etc

    Arquivos de configuração de seu computador local.

    /floppy

    Ponto de montagem de unidade de disquetes

    /home

    Diretórios contendo os arquivos dos usuários.    <----------

    /lib

    Bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e módulos do kernel.

    /lost+found

    Local para a gravação de arquivos/diretórios recuperados pelo utilitário fsck.ext2. Cada partição possui seu próprio diretório lost+found.

    /mnt

    Ponto de montagem temporário.

    /proc

    Sistema de arquivos do kernel. Este diretório não existe em seu disco rígido, ele é colocado lá pelo kernel e usado por diversos programas que fazem sua leitura, verificam configurações do sistema ou modificam o funcionamento de dispositivos do sistema através da alteração em seus arquivos.

    /root

    Diretório do usuário root.

    /sbin

    Diretório de programas usados pelo superusuário (root) para administração e controle do funcionamento do sistema.

    /tmp

    Diretório para armazenamento de arquivos temporários criados por programas.

    /usr

    Contém maior parte de seus programas. Normalmente acessível somente como leitura.

    /var

    Contém maior parte dos arquivos que são gravados com frequência pelos programas do sistema, e-mails, spool de impressora, cache, etc.

  • O único que pode ter acesso a esses comandos é o SUPER USUÁRIO.

    O comando (chmod) pode dar permissões para utilizar a possibilidade de RWX.

  • O usuário comum tem acesso a escrita, execução e leitura dentro de sua pasta, contudo, isso não se aplica ao diretório /home.

  • O tinhoso trabalho na elaboração dessa questão.

  • /Home: pasta para os diretórios dos usuários.

    /Usr: arquivos acessados pelo usuário.

  • O gabarito do professor está correto, porém a explicação não:

    /home: Diretório dos usuários comuns do sistema

    /usr: aplicativos e arquivos que são na maioria das vezes disponíveis ao acesso de todos usuários

  • ☆ PERMISSÕES

     - RWX       RWX         RWX    

    do dono   do grupo    dos outros

    》posso ter permissões, exemplo, RW W R

    ☆ PERMISSÕES》ARQUIVOS/DIRETÓRIOS 

    ▪[R] 》LEITURA 

    ▪[W]》ESCRITA 

    ▪[X]》EXECUÇÃO 

    ☆USUÁRIOS 

    》COMUM

    NÃO TEM ACESSO A TODAS AS TAREFAS

    ▪linha de comando $

    》ROOT 》ADMINISTRADOR

    NÃO TEM RESTRIÇÃO

    ▪chamado pelo comando SUDO

    ▪linha de comando

    /HOME– Diretório que geralmente é USADO pelos USUÁRIOS. (arquivos pessoais)(USUÁRIOS COMUNS)

    /USR– Diretório de ARQUIVOS PERTENCENTES aos USUÁRIOS e a segunda maior hierarquia de diretórios no Linux.(NÃO DISPONÍVEL A TODOS OS USUÁRIOS)

  • Copiado de uma colega para facilitar aos demais:

    A questão é um grande peguinha! De fato, o diretório padrão dos usuários é o / home. Porém, o usuário só tem permissão total (escrita, execução e leitura) em seu próprio diretório, por exemplo, /home/fulano. O erro foi dizer que o usuário tem privilégio total em /home, o que não é verdade, pois assim ele teria permissão total sobre todos os usuários. Nesse caso, somente o root ou um superusuário teria essa permissão. Ah!!! E se ele estivesse falando de um superusuário, estaria certa a questão? Aí sim, estaria certa! Mas não é o caso. Portanto, questão errada.

  • errado

    so tem essas permissoes o root (#) -> super usuario (r,w,x)

  • O diretório padrao de usuários realmente é o "/home", como afirmado na questão. O erro está no segundo período, que afirma que o usuário ($) tem permissão de escrita, execução e leitura na pasta especificada.

    Um usuário A poderia modificar, visualizar ou executar conteúdos de um usuário B - que tem seus conteúdos também armazenados em /home - autonomamente? Negativo. Ele não teria permissão pra isso, a não ser que fosse um super-usuário (# - root).

    Gabarito: Errado

  • Gab.: Errado.

    No Linux, o diretório padrão para usuários é realmente o /home, mas cada usuário criado no sistema, terá seu diretório pessoal criado. Portanto, o final está incorreto, o usuário só terá permissão de escrita, execução e leitura na sua própria pasta e não diretamente no diretório /home. 

    fonte: professor Leo Matos.

  • Mas a permissão padrão para diretórios não é a 7-5-5? O "7" equivale ao Usuário com permissões R,W e X.

  • GAB: ERRADO

    /home – Aqui ficam as pastas e os arquivos dos usuários.

    O root tem acesso a todas elas, mas cada usuário só tem acesso às suas próprias pastas.