-
A DBO,é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a
matéria orgânica biodegradável presente na água. É um parâmetro
importante no dimensionamento de uma Estação de Tratamento de Águas
Residuais.
Quanto maior a DBO maior a poluição orgânica!!!
-
Discordo da questão!
DBO serve como um parâmetro qualitativo, não quantitativo!
Com a DBO se pode afirmar se um efluente está ou não dentro de certos padrões, contudo não te dá QUANTIDADE de matéria orgânica. No MÁXIMO te daria uma idéia, uma estimativa, não um dado concreto e quantificado.
Minha opnião é que a questão está mau formulada!
-
hmm
entendi seu questionamenro Renan, mas acontece que o examinador elaborou a assertiva para saber se o candidato sabe que: "Quanto menos matéria orgânica no efluente, melhor"...
A DBO é uma medição muito simples, mede o oxigênio dissolvido no dia 0 e mede o oxigênio dissolvido da mesma amostra após 5 dias na encubadora a 20ºC, a diferença entre um e outro foi o oxigênio necessário para estabilizar a matéria orgânica.
Quanto menor a DBO melhor a qualidade do meu efluente porque ele está mais proximo da água potável, logo é mais fácil de tratá-lo
a assertiva está correta porque a quantidade de DBO no efluente é um valor de referência para saber se a água vai precisar de um tratamento mais profundo ou mais simples.
-
DBO vai medir a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica, logicamente que maior DBO mais poluição, porem não justifica o gabarito certo, quem mede a matéria orgânica serio o carbono orgânico total COT.
''O carbono orgânico total, COT, é uma expressão que denomina toda a matéria orgânica presente em uma amostra.''
Questão passiva de anulação!