-
Nâo é necessário conhecer a umidade do agregado miúdo para determinar a quantidade de água não?
-
O conhecimento de certas características dos agregados (isto é, massa especifica, composição granulométrica e teor de umidade) é uma exigência para a dosagem dos concretos. A porosidade ou a massa específica, a composição granulométrica, a forma e textura superficial dos agregados determinam as propriedades dos concretos no estado fresco.
-
No gabarito definitivo esta questão não foi anulada.
-
Para fins de dosagem de concretos, é suficiente conhecer que se o dosador for do Cespe, a dosagem ocorrerá ao acaso.
-
Rídiculo mesmo esse engenheiro do CESPE para essa prova...só para começar, deve se conhecer a resistência característica para descobrir a relação água/cimento.
Ou agora pode estar implícito na questão esse tipo de assunção?!
-
Questão elaborada por uma criança de 2 anos que brinca de LEGO e já se acha um Engenheiro.
-
fala serio.... e a umidade dos agregados?? quer dizer entao q se a areia estiver inchada pode tacar ela la na padiola msm e determinar o traco? pelamor de deus ne...
-
Essa questão merece ser anulada, ou merecia. Porém pelo método IPT/EPUSP de dosagem basta conhecer somente a Massa Específica para determinar o consumo de cimento. Ou seja, não existe uma caracterização prévia para os agregados.
Enfim, adotando este método, IPT/EPUSP, creio que a opção CERTO esteja correta.
-
Discordo do gabarito.
Mas Toin Pedreiro faz pelos anos de experiência que tem. kkk
-
"Para fins de dosagem de concretos, é suficiente conhecer a massa específica aparente dos agregados."
Possível erro de formulação da questão. Creio que a intenção da banca seja evidenciar a desnecessidade de se aferir a massa específica real dos agregados para a dosagem dos concretos.
Vejamos trecho do comentário da professora Neila Bolzan:
"Sobre a massa específica podemos afirmar que, durante a dosagem do concreto, interessa conhecer a massa específica aparente, que é definida pela razão entre a massa do material e o volume ocupado pelo mesmo, inclusive com os vazios entre as partículas. A massa específica real não é necessária, pois não indica a porosidade do material."
Portanto, questão passível de anulação.
-
As propriedades do concreto no estado fresco são determinadas por características como a massa específica, a composição granulométrica e a textura superficial dos agregados. A massa específica afeta, também, a resistência à compressão, dureza, módulo de elasticidade e sanidade do concreto, sendo a principal característica a ser conhecida.
Sobre a massa específica podemos afirmar que, durante a dosagem do concreto, interessa conhecer a massa específica aparente, que é definida pela razão entre a massa do material e o volume ocupado pelo mesmo, inclusive com os vazios entre as partículas. A massa específica real não é necessária, pois não indica a porosidade do material.
Pela descrição acima, podemos afirmar que a questão está certa no que diz respeito à massa específica.
Resposta: Certo.
-
Se o traço for em volume precisa sim da massa especifica aparente. Caso não seja, a massa especifica aparente é utilizada nas compactações usuais de armazenamento e manuseio do produto, além do cálculo das padiolas.
-
Eu entendi o raciocínio da questão. No contexto apresentado pela questão, dosagem significa determinar o traço do concreto. Por exemplo: traço 1:3:5:0,5 significa 1 saco de cimento de 50 kg: 150 kg de areia: 250 kg
de brita: 25 kg de água.
A questão está dizendo que podemos dosar o concreto apenas conhecendo a massa específica aparente dos agregados. É verdade, pois se soubessemos a massa específica aparente dos agregados, poderíamos saber a quantidade necessária de cada um na dosagem do concreto.
-
David Chaves tentando justificar o injustificável