-
o processo de envelhecimento durante a sua usinagem, aplicação e vida útil. Esse fenômeno possui várias causas, sendo as principais delas a oxidação e a perda das frações leves por volatilização.O efeito do envelhecimento, entre outros, é o aumento da consistência do ligante asfáltico e maior rigidez da camada betuminosa. Este “endurecimento” do ligante asfáltico, combinado com a ação do tráfego, resulta no aparecimento de fissuras e degradação acelerada no pavimento. Transformações físicas?
-
Aumenta a consistência, então a penetração é menor, a viscosidade maior e a questão acertou só na parte que aumenta o ponto de amolecimento.
-
com base na intertretação dos meus dois colegas que comentaram aqui:
é lógico dizer que um ligante velho, consumido e desgastado vai ligar menos, portanto sua penetração será menor
:)
-
Envelhecimento = endureciomento
A maior parcela do envelhecimento do asfalto ocorrena usinagem (o restante do envelhecimento ocorre na execução e durante a vida útil do ligante).
A temperatura do agregado junto com o processo de usinagem ajuda no envelhecimento do ligante com a oxidação do mesmo e também pela perda de voláteis.
O ensaio que simula tal envelhecimento ininical de usinagem é chamado de “efeito do calor e do ar”
Com o envelhecimento/endurecimento, o ligante ganha consistência diminuindo a penetração.
-
Envelheceu = aumentou a consistência (ficou mais duro), ou seja:
- Aumenta a viscosidade
- Diminui a penetração
- Aumenta o ponto de amolecimento (esse é o único certo da questão, rsrs).
-
As transformações físicas devidas ao envelhecimento do ligante asfáltico, ocorridas em grande medida durante a usinagem, são representadas pela diminuição de sua consistência, ou seja, pela diminuição (aumento) da viscosidade, associada ao aumento (diminuição) da penetração e ao aumento do ponto de amolecimento.
-
quase tudo errado